sexta-feira, 31 de julho de 2009


As 50 Músicas do TOP Gay da História
“Dancing Queen”, do ABBA, é a música mais gay da históriaO status do grupo sueco de Disco foi definido após pesquisa de site GLBT australiano, que elegeu as 50 músicas que marcaram a comunidade arco-íris
Em celebração ao trigésimo aniversário da Parada Gay de Sidney – ao lado de São Francisco, a cidade australiana é um dos maiores redutos gays no mundo – o site samesame.com, espécie de portal de notícias e fórum da comunidade GLBT da Austrália, promoveu uma enquete junto a seus internautas para eleger as 50 canções mais gays da história da música. Após a apuração dos milhares de votos, o standard Disco “Dancing Queen”, do grupo sueco ABBA (no destaque), ficou no topo da lista.Os quatro primeiros lugares, aliás, representam o gosto GLBT com os maiores hinos de seus súditos: “Y.M.C.A.” (Village People), “I Will Survive” (Gloria Gaynor) e “It’s Raining Men” (The Weathergirls) figuram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. A diva Gloria Gaynor também aparece na 11ª posição com outro grito de guerra do orgulho gay, “I Am What I Am” e, como não poderia deixar de ser, “In The Navy” (18º) e “Macho Man” (16 º) asseguram a hegemonia do Village People no imaginário do público.
Na apresentação do resultante, o site introduz as glamurosas figuras de Madonna e Cher nomeando-as “rainhas”. Madonna, porém, provou que possui mais realeza, cravando o nono lugar com “Vogue”; Cher, por sua vez considerada por muitos a definição de drag mesmo sendo mulher, ficou apenas três posições atrás, com “Believe”. Diana Ross, Chaka Khan e Donna Summer obviamente marcam presença na lista; a única escolha inusitada ficou por conta de Judy Garland, com o tema do musical Mágico de Oz “Over The Rainbow”. De acordo com o samesame.com, “alguma música deveria falar de arco-íris, não é mesmo?”, referindo-se ao símbolo do movimento gay.
Algo que chama atenção é a devoção dos australianos à estrela conterrânea Kylie Minogue agraciada por duas vezes nos dez primeiros lugares. Outras celebridades que, como figuras públicas, atuaram contra a discriminação e o preconceito ao assumirem sua sexualidade abertamente – como George Michael, Elton John, Freddie Mercury, RuPaul, KD Lang e Boy George – não poderiam faltar.