quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012




A Justiça federal americana confirmou que a proibição de realizar casamento de gays e lésbicas na Califórnia é inconstitucional, uma decisão que os opositores do casamento homossexual estão decididos a levar para a Suprema Corte dos Estados Unidos.

O casamento homossexual foi brevemente autorizado na Califórnia (oeste dos Estados Unidos) em 2008, mas depois foi proibido ao se adotar por referendo a "Proposição 8", que inscreveu na Constituição desse estado que o casamento era um direito reservado aos heterossexuais.
Cerca de 18.000 casais homossexuais se casaram na Califórnia durante esse breve período e suas uniões continuaram sendo válidas apesar da Proposição 8.
Os promotores dessa lei usaram "seu poder de iniciativa contra um grupo minoritário e retiraram o direito que ele tinha, sem nenhuma razão legítima para tal", decidiu nesta terça-feira a corte federal de apelações de San Francisco, em uma decisão adotada por dois votos contra um.
Atualmente, os estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Nova York e Vermont, além do Distrito de Columbia, permitem o casamento gay nos Estados Unidos.
Cena G



Blocos de carnaval em São Pedro da Aldeia vestem a camisa da luta contra a homofobia O tradicional carnaval de rua de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, deve ficar ainda mais colorido nos desfiles deste ano. É que a ONG Aldeia Diversidade, uma das mais atuantes da região, vai pôr o bloco na rua no dia 20 de fevereiro, uma segunda-feira, no terminal de Onibus da Salineira, a partir das 1h da manhã, em um desfile que terá como tema “Carnaval com cidadania, é folia sem homofobia”.
Além de levar a mensagem de combate à homofobia para as ruas, com o apoio da Secretaria de Saúde da cidade, a ONG irá distribuir preservativos e folhetos informativos aos foliões.
“Além da diversão, nós não podemos nos esquecer dos nossos compromissos como cidadãos conscientes. O projeto de carnaval está vindo para mostrar aos foliões que a homofobia não está com nada e que a diversidade deve ser valorizada. A nossa entidade tem como objetivo defender a cidadania LGBT e chamar a atenção dos nossos governantes para promover políticas públicas a favor deste segmento. Estamos engajados nesta luta e o nosso carnaval, este ano, vem para reafirmar isso”, conta o presidente da Aldeia Diversidade, Vitor Jotha.
O trio ligado no bate-cabelo será comandado pela rainha Eddylene Água Suja e pela madrinha Savanna Myttil, além das convidadas Sasha Vegas e Erika Vogue.
O bloco da ONG Aldeia Diversidade não será o único a levar para as ruas de São Pedro da Aldeia a questão da diversidade. No bloco Império do Boqueirão, por exemplo, o refrão do samba enredo deixa a mensagem: “Paz e amor no coração é o Império que nos traz, dizendo homofobia nunca mais”.
Outro bloco bem é animado é o das Donzelas, que também contará com a participação de drag queens como madrinhas.
Mixbrasil
Como noticiado pelo site  Mixbrasil, no último dia 25 de janeiro, um homossexual sofreu agressões físicas e verbais dentro de um supermercado em Bauru, no interior de São Paulo, simplesmente por conta de sua sexualidade.

O caso de intolerância motivou a organização de um beijaço na cidade, promovido pela Associação Bauru pela Diversidade – ABD, programado para o próximo dia 25 de fevereiro. A concentração está marcada para às 16h, na Praça Rui Barbosa, no Centro da Cidade. De lá, os manifestantes seguem com destino ao supermercado onde aconteceu a agressão.

De acordo com o presidente da Associação que organiza o evento, Marcos Souza, até agora o supermercado não liberou as imagens gravadas que podem ajudar na investigação. “O beijaço ocorre em protesto ao caso de homofobia em que um cliente foi vítima de homofobia dentro do supermercado. A vítima foi colocada para fora do estabelecimento e o agressor ficou do lado de dentro. Quando os policiais chegaram, ele havia desaparecido, o que não permitiu sua identificação”, explica.

Mais informações sobre o primeiro beijaço gay de Bauru podem ser obtidas através dos fones (14) 9171-5739 ou (14) 9171-5738.
Mixbrasil