quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012



Um estudo realizado pelo Instituto Williams, que trabalha com políticas públicas voltadas à população LGBT norte-americana, mostrou que se aprovado o casamento gay em Washington, nos Estados Unidos, o Estado lucraria US$ 88 milhões.
Estado de Washington está prestes a votar a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Se ela for aprovada, o Estado se tornaria o sétimo no país a reconhecer esse direito arco-íris.
Para chegar ao número de US$ 88 milhões, o instituto levou em conta o gasto médio que os casais heterossexuais têm com o casamento no Estado e o que os turistas deixariam na região, entre outros fatores.
Cena G

Ouça e participe!


Longe da televisão desde o final de Cordel Encantado, da Globo, Marcello Novaes se dedica ao filme A+ Positivo, de Ricardo Zimmer e Oscar Dias.

No longa, o ator vive o homossexual Peter, que é contaminado pelo vírus da Aids pela transexual Angélica, vivida por Wagner Longaray.
Marcello, que também irá protagonizar um beijo gay, falou sobre sua aceitação em viver um homossexual nas telas dos cinemas.
"Aceitei o convite por amizade ao meu grande irmão o ator e codiretor da trama Rodrigo Rocha e para mim é uma grande satisfação - porque é um drama doc - que serve de informação para as pessoas sobre o que é o vírus da Aids e de alerta para as pessoas; no passado perdemos várias pessoas queridas e importantes para nós. Vários amigos, artistas talentosos - como o Cazuza - simplesmente pela falta de informação. Viver um homossexual é uma experiência nova - que faço com carinho e respeito a classe”, falou.
Cena G

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis enviou carta aberta aos poderosos do futebol solicitando uma campanha contra a homofobia durante a Copa do Mundo de futebol em 2014, no Brasil.

A proposta é fazer algo nos moldes das campanhas contra o racismo realizado em outras edições da Copa.
Cena G


Washington, onde fica Seattle, poderá ser o sétimo estado americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O Legislativo já teria os votos necessários para passar a nova lei, que tem total apoio da governadora Christine Gregoire. O apoio público de grandes empresas com sede no estado, como Microsoft e Starbucks, botou fogo na campanha em prol da inclusão e da igualdade.

A união civil entre pessoas do mesmo sexo já é legal no estado de Washington. Se a nova lei passar, casais LGBTs podem fazer fila para se casar já em junho. Washington se juntaria a Nova Iorque, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e o Distrito de Colúmbia, que já consideram legal o casamento igualitário. Outros estados que têm grandes chances de aprovar leis semelhantes são Maryland e Nova Jersey.
A aprovação pode não ser o fim da campanha pró-igualdade entre gêneros em Washington. A ameaça é a possível exigência de um referendo para consolidar a decisão, o que só aconteceria em novembro. Os opositores à nova lei apostam as fichas na religiosidade do público para que um referendo não valide o status de casamento entre pessoas do mesmo sexo, baseado na crença de que “casamento” só pode ser entre um homem e uma mulher.
Caso seja aprovada, a nova lei mudará a acepção.
Se houve um tempo em que a opinião pública local parecia ser contra o casamento igualitário, hoje a disputa é acirrada. Várias enquetes indicam a aprovação da população. Pesquisa da Universidade de Washington, por exemplo, mostrou que 55% dos entrevistados seriam a favor de manter o casamento entre pessoas do mesmo sexo se tivessem que dar a opinião em um referendo. O levantamento foi feito em outubro.
Mudança de opinião é o que vem permitindo que o assunto volte a ser debatido no estado. A governadora Christine Gregoire, democrata, apoiou publicamente o projeto de lei na primeira semana de janeiro, frisando que a decisão foi o resultado de anos de conflitos internos, principalmente devido a sua religião.
“As religiões podem decidir o que quiserem, mas não é certo que o estado faça discriminação”, justificou. O debate inflamou instantaneamente.
Alguns dos republicanos mais conservadores repensaram sua posição e indicam que irão votar a favor da lei.
Talvez os conservadores de Washington sejam mais progressistas do que os outros conservadores.
Gay 1