segunda-feira, 3 de maio de 2010



Um artigo publicado em um blog e divulgado pelo Twitter convida "todas as pessoas livres" para um "beijaço" em protesto ao texto publicado no informativo "O Parasita" --atribuído aos alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo)-- em frente ao prédio do curso, no Butantã (zona oeste de SP), no dia 20 de maio.
Polícia abre inquérito para investigar informativoOrganizadores de festa repudiam discriminação em faculdadeCentro acadêmico condena publicação que incita homofobiaSuposto informativo de alunos da USP incita homofobia
A edição do mês passado do periódico dizia "jogue merda em um viado que você receberá, totalmente grátis, um convite de luxo para a Festa Brega 2010". O artigo "Beijos para despertar a farmácia uspiana" diz que "é intolerável que tal comportamento declaradamente homofóbico e mais ainda -, violento e ameaçador, seja tolerado e encontre eco".
Nesta terça-feira, o grupo Prisma do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP promove um "pré-beijaço" no gramado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a partir das 18h. O DCE publicou, em seu
site uma moção de repúdio contra as declarações homofóbicas do informativo.
Sobre o "pré-beijaço", um outro
blog diz que o objetivo da manifestação é "chamar atenção e combater a homofobia que diversos alunos de Farmácia vem sofrendo, tanto nas publicações quanto nas festas".
O aluno Augusto Patrini, mestrando em História Social na USP, afirma que ficou surpreso com o caso e, com ajuda de amigos que não são estudantes, está organizando o protesto do dia 20. "O prédio de farmácia é ao lado do da Faculdade de Ciência Humanas, onde eu estudo. E no meu prédio não temos problemas com isso. Achei que dentro da USP não acontecia esse tipo de coisa", disse Patrini.



A Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) lançou neste mês o programa “Eu Amo Viajar 2010", que tem como principal objetivo incentivar o turismo do segmento em todo o Brasil. A associação vai trabalhar em parceria com empresas como a Gol Linhas Aéreas e o Hotel 155, em São Paulo, para oferecer o melhor serviço para o turista da diversidade sexual.
Já estão previstos dois eventos para o primeiro semestre onde o programa vai atuar. O primeiro é o 1º Encontro de Turismo GLS do Sul do Brasil, que será realizada entre os dias 14 e 16 de maio em Friburgo, Santa Catarina, no Hotel Renar. A segunda participação da iniciativa será a 14ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que tem programação entre os dias 3 e 6 de junho, em São Paulo.Novos destinos para o segundo semestre já estão sendo planejados. Os estabelecimentos que quiserem participar do programa devem ser membros da Abrat e mostrar que estão preparados para receber a diversidade. Mais informações pelo telefone (11) 3101-4155 ou no site www.abratgls.com.br.



Florianópolis: um dos principais destinosUm acordo de cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) vai ser firmado com o objetivo de promover com mais ênfase os destinos turísticos brasileiros para o povo da diversidade.O acordo será firmado neste ano para já começar a preparar o Brasil para o grande foco que será dado no País com a convenção de turismo que será organizada em 2012, em Florianópolis, pela International Gay and Lesbian Travel Association (ILGTA). O evento é considerado o maior do mundo no segmento turístico LGBT e vai ser realizado em um dos principais destinos gays do Brasil.A Embratur acredita que vale a pena investir neste nicho de mercado porque, segundo ela, o turista gay viaja quatro vezes mais que a média e chega a gastar 30% mais que o turista heterossexual. Segundo a IGLTA, o mercado de viagens para LGBT movimenta US$ 54 bilhões anuais.

A Associação Internacional de Turismo Gay & Lésbico - IGLTA anunciou recentemente o nome de sua nova embaixadora para o Brasil. Marta Dalla Chiesa, sócia-diretora da operadora Brazil Ecojourneys, assume o posto que era de Clóvis Casemiro e fica responsável por supervisionar as ações da entidade em terras brasileiras.
A gaúcha, que começou a trabalhar com turismo nos anos 90 durante uma temporada em Londres, sentiu vontade de voltar ao Brasil e atuar com visitantes estrageiros. Ela veio e sua companheira Lesley Cushing veio junto. Juntas ela abriram em Florianópolis a Brazil Ecojourneys, agência mais que gay-friendly especializada em ecoturismo e roteiros de aventura.
Atuando no preparo para que a capital catarinense receba a convenção anual da IGLTA em 2012, Marta bateu um papo sobre a atual situação do turismo LGBT no Brasil e atividades da Associação. Leia:

Como você começou seu envolvimento com turismo LGBT?

Junto com minha companheira inglesa montei a Brazil Ecojourneys em Florianópolis em 2003. Escolhi especificamente focar no sul do Brasil pois ninguém vendia esta região lá fora naquela época. Foi então que começou nosso envolvimento com o turismo GLS. Com a nossa história pessoal e por trabalharmos essencialmente com mercados muito liberais em relação a questão LGBT, como o norte-americano e o europeu, era óbvio que tínhamos que ser gay-friendly. Então selecionamos fornecedores e criamos nossos produtos já com esta premissa desde o início. Efetivamente nos tornamos a 1ª operadora incoming no sul abertamente gay-owned e gay-friendly. A partir daí fomos nos aproximando de parceiros e associações que lidavam com este segmento, como a ABRAT GLS e a IGLTA.

Quais os maiores desafios do turismo gay no Brasil?

O turismo GLS tem uma direta relação com a visibilidade de gays e lésbicas e com direitos LGBT. Ele surgiu no Brasil conforme fomos “saindo do armário” e nos fortalecendo como comunidade. Então, quanto mais friendly o Brasil se tornar, mais turismo GLS teremos. Por isso ainda podemos esperar por um crescimento muito forte, pois caminhamos, ainda que a passos muito lentos, na direção de direitos plenos como ocorre em todo o mundo. Acho que o desafio a curto prazo é ainda a desmistificação do segmento e a capacitação do trade turístico em geral para realmente receber bem a gays e lésbicas. Isto já esta acontecendo - temos tido cada vez mais interesse no trade do segmento. Em nível internacional o desafio será, como em outros segmentos, uma boa promoção do Brasil como destino GLS. Felizmente o Governo Federal está mostrando interesse e este novo acordo de parceria da ABRAT GLS com a EMBRATUR será um passo gigantesco neste sentido. A IGLTA é parceira da ABRAT GLS e vai dar todo o apoio ao nosso alcance.

Como você classificaria a visão que o turista homossexual de outros países tem do Brasil?

O Brasil é um pais mágico na imaginação de todo o turista e isto não é diferente para o turista gay. Eu participo muito de feiras internacionais e o que mais ouço das pessoas é que sonham um dia em vir ao Brasil. A imagem é ainda de sol e praias lindas, baladas e um povo receptivo, porque foi assim que o Brasil sempre foi vendido. Mas a cada dia o mercado gay e lésbico internacional se diversifica e se sofistica mais. Podemos também oferecer para o turista gay natureza, ecoturismo, cultura e até resorts para lua-de-mel.

Quais atividades da IGLTA estão em andamento no Brasil?

O nosso principal papel é auxiliar nossos associados a serem bem sucedidos neste mercado. Então, vamos tentar aproximar os nossos atuais membros para que se beneficiem mais da Associação. Neste sentido, esperamos ter alguns encontros regionais ao longo do ano para aumentar o networking interno dos associados da IGLTA no Brasil. Como mencionei estamos nos aproximando bastante da ABRAT GLS. Já somos apoiadores da CIT GLS em São Paulo e no 2º semestre estaremos juntos promovendo o Fórum Internacional de Turismo da ABRAT GLS no Rio de Janeiro e também no Salão de Turismo GLS do Festival de Turismo de Gramado.

Florianópolis será sede da convenção internacional da ILGTA em 2012. Como a cidade está se preparando para o evento?

Florianópolis já está trabalhando neste sentido já há alguns anos. Houve encontros de turismo LGBT, workshops de capacitação pela ABRAT GLS e Ministério de Turismo, além do próprio Simpósio da IGLTA no ano passado, realizado por um trabalho conjunto de varias entidades do setor turístico local. Inclusive a escolha da cidade pela IGLTA foi um reconhecimento deste esforço. Mas com certeza, o trade turístico vai se profissionalizar ainda mais até lá. A IGLTA também vai estar presente neste período dando consultoria e fazendo visitas técnicas para que o evento seja um sucesso. Este sucesso será fundamental para a imagem do turismo GLS brasileiro no mercado internacional, portanto vamos todos trabalhar muito neste sentido.


No dia 17 de maio o Brasil e o mundo todo vão celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia. A militância de oito Estados Brasileiros já se mobilizou para realizar algum tipo de atividade de visibilidade em busca de mais respeito, menos preconceito e conquista do direito. Além disso, em Brasília, no dia 19, rola a 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia, que está mobilizando gente das quatro regiões brasileiras. Confira os eventos Brasil afora:Bahia- Mata de São João: Sessão Especial do Dia Internacional Contra a Homofobia na Câmara MunicipalMinas Gerais- Montes Claros: 7ª mostra de Homocultura e II Seminário “Sertão Sem Homofobia! Construindo a Cidadania!”, de 17 a 21 de maio no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro/Unimontes- Viçosa: I Semana da Diversidade Sexual da Universidade Federal de Viçosa. De 10 a 14 de maio - São João del-Rei: Ação de advocacy no Legislativo Municipal para aprovação do Dia Municipal de Combate à Homofobia. Ocupação da tribuna da Câmara para discurso em referência aos 17 de MaioSanta Catarina- Florianópolis: II Concurso sobre Lesbofobia, Transfobia e Homofobia nas EscolasMato Grosso do Sul- Campo Grand: Lançamento da Cartilha Estadual de Direitos Humanos LGBT e do Conselho Estadual LGBT no dia 17 de maio. De 20 a 22 de maio: VI Encontro de Travestis e Transexuais do Estado de Mato Grosso do Sul. Realização da I Oficina do projeto Nós Temos Direito IIIRio de Janeiro- Rio de Janeiro:“ Ato Político na Praia de Ipanema no dia 16 de Maio às 15hRoraima- Boa Vista: Realização de campanha para denunciar aos órgãos públicos os crimes de ódio consumados nos últimos anos Paraná - Curitiba: Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado e na Câmara Municipal de Curitiba


Uma exposição em Paris resgata mais de um século de nudez masculina em fotografias, desenhos e pinturas. Em cartaz na galeria Au Bonheur du Jour, as fotos são o maior destaque, com mais de uma centena de modelos expostos em 90 fotografias, de diversos autores, realizadas entre 1870 e 2010.A visita pela exposição é guiada pela colecionadora Nicole Canet, proprietária da galeria, que aborda as mudanças no corpo, atitudes e também das técnicas de fotografia ao longo dos anos. A mostra reúne desde fotos dos pioneiros italianos Wilhelm Von Gloeden, Von Plüschow e Galdi Vincenzo aos modelos "bodybuilders" cultuados nos anos 1950. “Somente na década de 1980 a fotografia do nu masculino foi democratizada, o que permitiu que muitos fotógrafos se expressassem em sua arte”, conta Nicole.A exposição fica em cartaz até o dia 26 de junho. Todas as fotografias estão à venda, com preços que variam entre 200 e 3 mil euros.