sábado, 3 de setembro de 2011

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) enviou nesta quarta-feira, 31, ofício ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), ofício congratulando-o pelo veto à proposta de lei que criaria o Dia do Orgulho Heterossexual no município de São Paulo.

No documento, a entidade agradece a “postura cidadã adotada por esta Prefeitura Municipal de São Paulo” e diz ainda que “o veto desmascara a verdadeira intenção do projeto de lei”. Confira a mensagem:


Ofício PR 210/2011 (TR/dh)


Curitiba, 31 de agosto de 2011


Ao: Exmo. Sr. Gilberto Kassab


Prefeito do Município de São Paulo, e equipe


Assunto: Congratulações pelo veto do projeto de lei nº 294/2005, que instituiria o Dia Municipal do Orgulho Heterossexual no município de São Paulo

Senhor Prefeito e Equipe,
Como é de seu conhecimento, a ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma entidade de abrangência nacional que congrega 237 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.
Neste sentido, gostaríamos de congratular o senhor e sua equipe pelo veto total do projeto de lei nº 294/2005 acima referido, conforme publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (p. 3 e 4), neste dia 31 de agosto de 2011 (anexo), por ser “materialmente inconstitucional e ilegal” e contrário ao “interesse público”, vindo inclusive de encontro às políticas públicas do município de São Paulo.
Apraz-nos que, com o veto, tenham prevalecido os preceitos constitucionais e os valores estabelecidos na Lei Orgânica da Cidade de São Paulo, no que diz respeito à dignidade humana, à não discriminação e à justiça social, entre outros.
O veto desmascara a verdadeira intenção do projeto de lei, ao afirmar que “não é necessário fazer grande esforço interpretativo para ler, nas entrelinhas do pretendido preceito, que apenas e tão só a heterossexualidade deve ser associada à moral e aos bons costumes, indicando, ao revés, que a homossexualidade seria avessa a essa moral e a esses bons costumes. Aliás, o texto da “justificativa” que acompanhou o projeto de lei por ocasião de sua apresentação descreve, em vários trechos, condutas atribuídas aos homossexuais, todas impregnadas de sentimentos de intolerância com conotação homofóbica.”
Agradecemos pela postura cidadã adotada por esta Prefeitura Municipal de São Paulo ao vetar a referida proposição, e renovamos nossos votos de estima e consideração.

Respeitosamente
Toni Reis
Presidente
Portal LGBT
Foi divulgado na ultima quarta-feira (31) um vídeo institucional da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) no qual a ministra Maria do Rosário convoca a população para a 2ª Segunda Conferência Nacional LGBT, que este ano tem como tema "Por um país livre da pobreza e da discriminação. Promovendo a cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais".

Em seu pronunciamento, a ministra diz que a intenção da Conferência Nacional é "mobilizar o Brasil inteiro contra a violência homofóbica, por direitos e por garantias individuais". Em seu discurso, Maria do Rosário ainda faz elogios ao movimento LGBT que, segundo Rosário, "tem abraçado o Brasil inteiro e dito de forma muito simples: pela liberdade de viver e de amar".
Ao término de seu pronunciamento oficial, a ministra Maria do Rosário ainda afirma que "defender os direitos dos homossexuais contra toda a violência, é defender um Brasil mais democrático, sem preconceito, um Brasil livre da homofobia e pleno em Direitos Humanos e cidadania".
A 2ª Conferência Nacional LGBT acontece entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Brasília. Neste momento acontecem as conferências estaduais, que elegem delegados e propostas para o encontro nacional.
A seguir, assista o vídeo com o pronunciamento da ministra.
A capa

2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT...


Moclinejo, uma pequena cidade de 1.274 habitantes da Espanha, pode se autoproclamar a “primeira cidade gay do mundo” após um referendo que será realizado em janeiro de 2012, informa o diário espanhol “Público”.De acordo com o jornal, o prefeito Antonio Muñoz acredita ter descoberto uma receita para combater a crise que atinge o país convertendo o pequeno município da província de Málaga, a dez quilômetro da praia, numa referência para turistas LGBT.

Gay 1




Bernard Berenson




O flime será produzido pelo ator Brad Pitt e Ryan Murphy, criador da série "Glee". O longa deve mostrar a luta de Kramer para combater o vírus HIV e pelos direitos dos gays.
Larry nasceu nos Estados Unidos e começou sua carreira escrevendo roteiros para a Columbia Pictures. Em 1969, ele recebeu uma indicação ao Oscar pelo roteiro de "Women in Love". Nos anos 80, foi co-fundador da Gay Mens Health Crisis (GMHC), organização privada que ajuda pessoas que vivem com Aids em todo o mundo.
O ativista, que está vivo com 76 anos, poderá conferir sua história retratada nos cinemas. Para o papel de Kramer o mais cotado é o ator Mark Ruffalo, que estrelou o também gay "Minhas Mães e Meu Pai". O título do longa faz referência a premiada peça autobiográfica do ativista, que também é escritor.
A Capa

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fora Papa.

Reagindo à posição crítica da igreja católica em relação aos LGBTs, o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, manifestou apoio às dezenas de organizações que planejam protestar na capital alemã por ocasião da visita do Sumo Pontifice, no próximo dia 22. As ONGs anunciaram que vão protestar contra a posição da igreja em relação ao aborto, ao uso da pílula anticoncepcional e aos LGBTs. Embora Wowereit, 58 anos, desde há dez anos à frente da prefeitura de Berlim, seja oficialmente o anfitrião do Papa Bento XVI, ele vem alimentando os planos de protesto, afirmando que vai contar ao Papa que é gay e que vive com um homem.

“Eu espero que o Papa Bento XVI esteja informado que eu vivo junto com um namorado”, afirmou o político, referindo-se ao seu companheiro, o médico Jörn Kubicki.
Mais surpresa causaram porém as declarações do bispo da cidade de Erfurt, Joachim Warnke, que afirmou compreender as críticas às posições da igreja.
Na última visita do Papa à Alemanha, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2005, em Colônia, a primeira que o Pontífice fez à sua pátria depois de ser eleito papa, o clima foi de mais entusiasmo. Mas, apesar das criticas e planos de protestos, o Estádio Olímpico de Berlim, o mesmo onde Adolf Hitler comemorou as Olimpiadas de 1936, estará lotado para a missa que Bento XVI vai cerebrar, como uma coroação da sua visita de três dias. Além de Berlim, ele visitará também Erfurt, no leste, e Freiburg, no sul do país.
A Capa



A trupe do Cirque du Soleil vai homenagear Michal Jackson em seu próximo espetáculo, cujo título é "Michael Jackson: The Immortal". A estreia do show será no dia 2 de outubro, em Montreal, no Canadá.

Depois desta turnê, o grupo circense inicia uma mundial. A imprensa norte-americana divulgou que os custos do show em homenagem ao Rei do Pop serão divididos com os responsáveis pelo patrimônio de Michael.
Chantal Tremblay, diretor de criação de "Michael Jackson: The Immortal", disse que toda a equipe se esforçou para fazer um show a altura do cantor. "A força criativa de dez coreógrafos de ponta traz complexidade e profundidade à medida em que trabalhamos em conjunto para trazer a música de Michael Jackson à vida", declarou.
A Capa



Jean Wyllys um exemplo na politica.

O deputado Jean Wyllys integrará a Comissão Executiva da Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto, que, através de iniciativa do PSOL de dar início a uma campanha em defesa do voto aberto na tarde desta quarta-feira, 01, entra em fase de coleta de assinatura para retomada.

Segundo Wyllys, que integrará a Comissão ao lado de Carlos Sampaio (PSDB/SP), Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), Luisa Erundina (PSB/SP), Francisco Praciano (PT/AM), Reguffe (PDT/DF), Rubens Bueno (PPS/PR), a pauta é mais que pertinente diante da atual conjuntura: “ Essa pauta estava esquecida, mas essa luta sempre foi legítima”, diz.
Segundo o líder do Psol, Ivan Valente, a Comissão trabalhará pela inclusão imediata na pauta de votações do Plenário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 349/01), que institui o voto aberto nas duas casas do Congresso. A PEC foi votada em primeiro turno na Câmara em 2006 e desde então enfrenta resistência para ser aprovada em segundo turno.
De outro lado, um ato público em defesa da CPI mista da Corrupção reuniu deputados da oposição e da base, além de representantes da sociedade. Para ser instalada, a CPI precisa do apoio de 171 deputados e 27 senadores. Na Câmara, 126 deputados já aderiram e no Senado faltam sete assinaturas.
Gay 1



Rodrigo Sant'Anna e Thalita Carauta, que dão vida as famosas Valéria e Janete do "Zorra Total", foram entrevistados por Marília Gabriela para o seu programa no canal "GNT".

A dupla, que é atualmente o maior sucesso do humorístico global, se conhece há tempos. Os atores estudaram teatros juntos no Tablado, no Rio de Janeiro. Rodrigo, que dá vida a travesti Valéria, disse que desde o início no teatro já trabalhava com humor. "A gente transforma situações dramáticas em algo diferente, sob outro ponto de vista", contou o ator.
Os atores também falaram sobre a grande repercussão dos personagens. "Eu me dei conta do sucesso quando recebi o convite para vir aqui (no "Marília Gabriela Entrevista"). Pensei: Eba, estamos atingindo um público que a gente não sabia que ia atingir. O Zorra é muito popular. Outro dia uma patricinha de Ipanema me disse que assiste", disse Rodrigo.
"Tudo depende da maneira como você encara as coisas. A gente não sabe por que o quadro fez sucesso", respondeu Thalita. A atriz revelou ainda que as suas raízes influenciaram na hora de criar a Janete. "O fato de sermos da Zona Norte (do Rio de Janeiro) influencia a gente. Existe uma percepção objetiva na criação do personagem, mas existe também um inconsciente de referências".
Thalita contou que é fã de Drica Moraes e Andrea Beltrão. "Para mim são as melhores. A gente tende a cair no mesmo, mas elas se renovam". Enquanto Rodrigo tem como referências os atores Renato Aragão, Chico Anysio e Miguel Falabella.
Sobre um possível programa solo, as bandidas desconversam. "A gente não sabe de nada disso. Até liguei para o Sherman [Maurício Sherman, diretor do "Zorra Total"] para perguntar", conta Rodrigo. A entrevista vai ao ar no próximo domingo (4), às 20hs. Abaixo você confere um trecho do programa.
A Capa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011




Com 5,3 milhões de turistas em 2010 a Argentina nos ultrapassou e já é o principal destino turístico da América do Sul.

O país cresceu 78% em visitantes estrangeiros desde 2003.
Além do tango, das belezas naturais e do câmbio favorável, o turismo gay é um dos principais chamarizes da Argentina, que foi a primeira nação da América Latina a aprovar o casamento gay em julho de 2010.
Cena G





Depois de fazer o primeiro contrato de união homoafetiva estável do Ceará em maio deste ano, Leonardo de Carvalho Praxedes, 36, e José Irapuã Mendes Brandão, 35, resolveram converter a união em casamento civil e tiveram o pedido negado por uma juíza da 18º Vara de Família. O casal que está junto há sete anos disse que não vai desistir de se tornar oficialmente casado e recorrerá da decisão no Tribunal de Justiça (TJ-CE). "Vamos até o fim. Se o TJ negar, vamos até o Supremo Tribunal Federal (STF)", afirma Praxedes.

De acordo com o auxiliar administrativo, a juíza que negou o pedido de conversão de união estável para registro civil se baseou em uma questão de gênero. “A juíza alegou que casamento é entre homem e mulher". O casal resolveu pedir o registro civil depois que José Irapuã tentou incluir o companheiro como dependente em um plano de saúde e teve a solicitação negada pela decisão do STF ser "nova demais" e a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) não ter nenhuma norma sobre o tema.
“Com o registro civil, eles teriam a obrigação de me tornar dependente já que seríamos casados", diz Praxedes. Segundo o auxiliar administrativo, antes da decisão do STF, qualquer união estável poderia ser convertida em registro civil. Em Brasília e no interior de São Paulo, a Justiça já converteu a união estável homoafetiva em casamento civil.
O STF reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo no dia 4 de maio de 2011. No dia 11 do mesmo mês, Leonardo e José Irapuã oficializaram a relação em um cartório de Fortaleza. Antes disso, o casal já tinha realizado, em janeiro, uma cerimônia religiosa para celebrar o “casamento”. De acordo com Praxedes, ainda na tarde desta quarta-feira, o advogado do casal deve dar entrada no TJ com o documento que pede a conversão da união estável para registro civil.
Gay 1