domingo, 28 de fevereiro de 2010
O assumido estudante paulistano Serginho, participante da 10ª edição do reality show Big Brother Brasil, fez um discurso em agradecimento a todos os que respeitam a sua orientação sexual. A declaração foi feita durante a festa surpresa que o brother ganhou da produção do programa global, para comemorar o seu aniversário de 21 anos na última quinta-feira, 25 de fevereiro. Após cortar o bolo, Serginho disse que o primeiro pedaço iria, simbolicamente, para os pais dele. “Conheço gays que foram espancados e expulsos de casa pelos pais. Eles [os pais de Serginho] sempre foram muito tolerantes e eu preciso agradecer isso. Se todos os pais fossem como os meus, o mundo seria melhor”. Seginho ainda agradeceu os participantes da casa e disse que apesar de se considerar muito diferente deles, foi acolhido por todos.Na mesma noite de quinta-feira, durante um contato ao vivo com os confinados, o apresentador Pedro Bial, entretanto, resolveu brincar com a sexualidade do jovem e fez uma rápida enquete com alguns outros participantes, para saber se eles achavam que Serginho era mesmo homossexual. Em tom de brincadeira, vários responderam que não ou que tinham dúvidas, justificando que ele se dizia homossexual para "se aproveitar" das mulheres confinadas, quer seja para agarrar, dormir junto ou ver as mesmas só de roupa íntima.
A polêmica declaração de sir Elton John, 62, de que Jesus Cristo era gay não passou batida pela Igreja Católica do Reino Unido. Uma verdadeira guerra santa eclodiu nesta semana com diferentes instituições católicas criticando duramente o possível outing de um dos maiores ícones religiosos do mundo. Joan Taylor, professor do tradicional King’s College London, declarou ao tablóide britânico “The Sun” que Jesus era celibatário ou “asceta sexual”. Explicando, asceta é a pessoa que leva uma vida austera, em busca de perfeição espiritual. Já Stephen Green, diretor do grupo fundamentalista Christian Voice, ataca mais fundo e doído e acha que a declaração de Elton John é “um choro desesperado por atenção”. O “The Sun” ouviu também o editor do jornal Catholic Herald, Luke Coppen, que foi ainda mais ácido: “alguém uma vez disse que nós todos tentamos reconstruir Deus a nossa própria imagem. É bem possível que Elton John seja o culpado por isso”. Em entrevista à mais recente edição da revista "Parade", o cantor disse que “Jesus era uma pessoa cheia de compaixão, um homem gay super inteligente que entendeu os problemas da humanidade”.
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou em discurso transmitido pela televisão que o terremoto afetou pelo menos 2 milhões de pessoas.
Bachelet emitiu uma mensagem de condolências e solidariedade às vítimas e pediu a todos seus compatriotas que se ergam para reconstruir um país acostumado a desastres naturais.
O terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena e a 91 quilômetros ao norte de Concepción (500 km de Santiago).
“Estamos falando de uma cifra preliminar de 1,5 milhão de casas afetadas”, disse a ministra da Habitação, Patricia Poblete. Segundo ela, 500 mil moradias apresentam danos graves e, provavelmente, serão condenadas.
O número de mortos varia "minuto a minuto", afirmou a diretora da Oficina Nacional de Emergência (Onemi), Carmen Fernández. A região mais afetada está nos arredores de Concepción.
O presidente eleito Sebastian Piñera, que assumirá o país em 11 de março, disse que coordenará, com Michelle Bachelet e sua equipe, um plano de reconstrução. Segundo ele, as perdas estruturais foram muito grandes.
"Isso significa um duro golpe para a infraestrutura deste país, há perdas muito importantes em termos de infraestrutura de vias, aeroportos, portos e também em setores ligados à habitação", disse.
O terremoto deste sábado foi considerado o maior no país em 25 anos. O maior tremor a atingir o Chile no século 20 teve magnitude 9,5, e atingiu a cidade de Valdívia em 1960 deixando 1.655 mortos.