sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O PLC 122, projeto de lei que pretende criminalizar a homofobia no Brasil, foi arquivado no Senado na quarta-feira passada. O arquivamento é ação comum no regimento da Casa, que arquiva projetos de lei não votados no mandato anterior. Como o PLC 122 foi apresentado em 2006, ele e outros projetos apresentados no mesmo ano foram arquivados juntos. Para ser desarquivado, o PLC 122 precisaria de um novo relator e da assinatura de 27 senadores.

Mas o arquivamento do PLC 122 pode ter sido irregular. É o que argumenta o gabinete da Senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, que foi relatora do projeto nos últimos quatro anos. Segundo o regimento interno do Senado, é proibido arquivar projetos de lei que tenham sido criados pela Câmara dos Deputados e que aguardam votação dos Senadores, como é o caso do PLC 122 _de autoria da então deputada federal Iara Bernardi, também do PT.
No Capítulo 17 do Regimento Interno do Senado, quando trata de arquivamentos de projetos de lei, está escrito.
“Art. 332: Ao final da legislatura serão arquivadas todas as proposições em tramitação no Senado, exceto:
- As originárias da Câmara ou por ela revisadas".
De qualquer forma, caso a Comissão de Direitos Humanos do Senado acate a argumentação do gabinete de Fátima Cleide e desarquive o projeto, o PLC 122 volta a tramitar apenas quando ganhar nova relatoria, já que Fátima Cleide não foi reeleita. A senadora eleita Marta Suplicy já manifestou interesse em ocupar essa relatoria. Marta e os demais senadores eleitos tomam posse em 1o. de fevereiro.
MixBrasil
Segundo informado no site do Mix Brasil - Central de Notícias - e confirmado no facebook por Igor Martins, Conselheiro da Secretaria de Direitos Humanos, os homossexuais vítimas de ataques de homofobia agora têm mais um canal para denunciarem essas agressões. É que, desde o começo deste ano, o Governo Federal ampliou as populações atendidas pelo Disque 100 e agora recebe também ligações de casos de intolerância à diversidade sexual.

O Disque 100 era antes voltado apenas a receber denúncias de casos envolvendo crianças e adolescentes. Agora recebe também denúncias de ataques contra LGBT, idosos e portadores de deficiência.
Portanto, exerça a cidadania. Se você for vítima ou testemunhar agressões físicas ou verbais contra lésbicas, bissexuais, gays, travestis e transexuais ligue para o número 100 e faça sua denúncia. A ligação é gratuita.
Repasse para todos esta informação e não se esqueça de também esclarecer que o mesmo número de telefone serve para denunciar violência contra crianças e adolescentes, idosos e portadores de deficiência.
Temos que aplaudir o que merece elogios, mas não sejamos hipócritas ou limitados.
O Governo Federal permanece no morde e assopra. Abre espaço para a denúncia da agressão contra os LGBTs, mas descaradamente se omite - há muitos anos - para que o projeto de lei contra a homofobia seja aprovado no Senado Federal. Se quisesse, com a bancada majoritária governista, teria aprovado.
Portanto, nosso governo reconhece a violência sofrida pelos LGBTs, mas não contribui para que exista uma tentativa de solução, com a efetiva prevenção e repressão, que decorre de uma lei penal específica para o caso.

PROCURA-SE HOMOFÓBICO (PERIGOSO)

Este elemento, Jonathan Lauton Domingues, é um homofóbico foragido da justiça paulista. Ficou nacionalmente conhecido após fazer parte da quadrilha que agredia na Avenida Paulista, com lampada fluorescente, quem considerasse homossexual.

Seus comparsas, quatro menores, em razão da idade, haviam sido "internados", mas o valente machão pediu arrego e fugiu de ir para o xilindró como uma mocinha medrosa, após ser decretada sua prisão.
Segundo ainda a R7 Notícias, a Justiça determinou nesta quinta-feira (22) que três dos quatro menores envolvidos nas agressões contra homossexuais na av. Paulista, no último dia 14 de novembro, em São Paulo, terão de prestar serviços a ONGs que atendem grupos que sofrem discriminação.
A decisão é da 1ª Vara Especial da Infância e Juventude, que liberou hoje os três rapazes, até então internados na Fundação Casa, antiga Febem. Apenas um dos adolescentes permanece no local.
Perfeita a decisão da Justiça em determinar aos menores que prestem serviços a ONGs para cidadãos que sofrem discriminação. Espera-se o óbvio, que estas ONGs sejam LGBTs, caso contrário a medida educacional não servirá ao fim pretendido.
Não sei como funciona, mas espero que ONGs LGBTs de São Paulo estejam cadastradas junto ao governo do estado para que sejam encaminhados para elas estes jovens agressores. Trabalho não falta.
Uma ONG séria aproveitaria os serviços destes rapazes para levá-los as escolas estaduais e municipais para contribuir com palestras contra a homofobia. Acredito que seria edificante para outros jovens ouvirem deles a triste experiência experimentada após a "farra" de espancarem homossexuais, a fama nacional negativa de suas imagens, a narrativa da vivência de suas internações, o sofrimento de suas famílias e como foi a expectativa de esperar uma sentença.

VIDA GAY

Prefira as empresas que anunciam em revistas e jornais gays.
Marco Nanini é Artur, mas é também Ema na nova montagem de “Pterodátilos”, comédia ácida e questionadora escrita por Nicky Silver e dirigida por Felipe Hirsch. Atualmente em cartaz no Rio de Janeiro, no Teatro das Artes, o espetáculo faz sua estreia em São Paulo no dia 18 de março, no Teatro Faap.

No enredo, depravações sexuais, falsidade, alcoolismo, violência e abandono tratados com muito humor negro e diálogos rápidos e inteligentes, afinal, é Marco Nanini em cena. E ele mostra todo seu talento ao ser, sem muitas alterações de figurino, pai e filha no mesmo cenário, assinado por Daniela Thomas.
A peça volta a ser montada como um tipo de comemoração aos 45 anos de carreira de Nanini, que divide o palco com Mariana Lima (Grace), Álamo Facó (Todd) e Felipe Abib (Tom) interpretando um empregado bem suspeito. Vale lembrar que Nanini protagonizou, ao lado de Ney Latorraca, a primeira versão do cheio de trocas de roupas “O Mistério de Irma Vap”.


Pterodátilos – sextas e sábados às 21h; domingos às 20h
Teatro das Artes: Rua Marquês de São Vicente, 52 – 2º piso – Gávea
Tel.: (21) 2540-6004
Portal LGBT
A série animada “Os Simpsons”, voltou a abordar a homossexualidade em seus episódios. Na 8º temporada, um episódio da família de Springfield tratou da homofobia e na 16º temporada falou sobre o casamento gay.

Agora, “Os Simpsons” voltam a mergulhar no mundo LGBT com uma história onde Walylon Smithers, depois de ser mais uma vez humilhado por seu chefe, o sr. Burns, resolve sair do armário indo ao bar gay de Springfield, mas acaba discriminado até no ambiente homossexual.
Enquanto isso, os negócios de Mo vão de mal a pior levando o dono do bar a aceitar uma ajuda de Smithers para reformar o lugar que se transforma no novo point gay da cidade.O episódio trás referências do mundo LGBT com músicas de Madonna e até mesmo um discurso de Mo inspirado no militante Harvey Milk.
Cena G

DE OLHO NO DINHEIRO ROSA.

A empresa mexicana Bodega 12 lançou duas cervejas especialmente para o público LGBT, a Salamadra e a Purple Hand, essa última voltada a lésbicas.

As primeiras 500 caixas já foram vendidas e a cervejaria tem recebido solicitações de compra de vários países da América do Sul e Central e de Miami.
Cena G

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O BRASIL É UM ESTADO LAICO!

Recém-nomeado pelo Papa para um dos nove ministérios da Igreja Católica, o arcebispo de Brasília Dom João Braz de Aviz diz que vai discutir melhor com Dilma as convicções religiosas dela, isso para que o diálogo entre eles possa continuar. Entram aí nessa conversa a opinião e consequente ação de Dilma com relação à legalização ou não do aborto e garantia ou não dos direitos LGBT.

Braz disse esperar um bom relacionamento entre a Igreja e o Governo Federal, mas quer saber melhor de Dilma quais as convicções religiosas dela. “Há aspectos muito bonitos com relação à questão social, mas temos aborto, homossexualismo, um monte de coisa que precisamos ver como vai ficar”, cobrou na imprensa nesta semana, completando que “ela precisa explicar melhor as suas convicções religiosas para que o diálogo possa progredir.
O ministro do Vaticano não poupou palavras e declarou ainda que “o que sabemos é que Dilma mostrou flexibilidade com relação a temas importantes para a Igreja. Mas também sabemos que políticos fazem isso: durante a campanha é uma coisa, e na prática o caminho às vezes é outro”.
MixBrasil
Organizações de gays e lésbicas da França pediram ao Conselho Constitucional do país que analise se o casamento gay está de acordo com a Carta Magna.

Segundo os ativistas, a decisão pode abrir uma porta para a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo na França.
O casamento gay é considerado ilegal pela legislação francesa. No entanto, organizações homossexuais consideram a proibição uma discriminação contrária à Constituição, por isso pedem a revisão dos artigos do Código Civil.
Cena G

PENSE NISSO!

O prazer é um pecado e, algumas vezes, pecar é um prazer.
Lord Byron

VIDA GAY!

Se você é dono do seu próprio negócio e vem prosperando, não esqueça de fazer doações aos grupos políticos que defendem as causas dos gays e das lésbicas
Ariadna, primeira eliminada do "Big Brother Brasil 11" com 49% dos votos, deixou para contar aos outros participantes que é transexual apenas quando deixava a casa. Em entrevista coletiva, ela contou que gosta de Diogo e que não foi com a cara de Natália. Além disso, afirmou que gostaria de posar nua para uma revista feminina com fotos no Centro do Rio de Janeiro.

Apesar de o índice de rejeição ter sido alto, a transexual tem uma torcida forte do lado de fora, principalmente no Twitter. O autor Aguinaldo Silva escreveu que a saída de Ariadna na primeira semana é como matar um protagonista de novela.
"Alguém falou e eu concordo: tirar Ariadna do ´BBB´ é o mesmo que matar o protagonista da novela no primeiro capítulo. Fica sem graça!", postou para em seguida completar: "quem é que vai causar agora no ´BBB´? Aquele bando de homens com cara de quem não lava as partes há vários dias? Sem graça!".
"Eu se fosse o Boninho virava a mesa, trazia a bicha de volta e, quando me perguntasse porquê, eu responderia ´por que eu quero, p***!".
Com a saída da transexual, os Internautas criaram uma campanha no Twitter pedindo a volta de Ariadna ao programa.
Cena G
Tramita de forma discreta e silenciosa no Supremo Tribunal Federal, um processo movido pelo governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral que pede mudanças na lei do casamento para que homossexuais também possam se casar judicialmente.

O pedido do governador foi feito em 2008 e é simples: ele pede que os funcionários homossexuais do Estado do Rio possam se casar para que se equipare direitos dados a casais heterossexuais (pensão, previdência, auxílio moradia, financiamentos especiais...).
Ao propor tal processo, Sergio Cabral sabia que caso o Supremo aprovasse seu pedido, automaticamente TODOS os brasileiros gozariam da decisão, já que decisões do Supremo são válidas para todo território nacional sem possibilidade de recurso.
O pedido está em fase final de conclusão e será votado em plenário no mês de fevereiro. A chance de ele ser aprovado é praticamente certa.
Como você já viu aqui no Cena G, o relator do processo é o ministro Carlos Ayres Britto. Ele está finalizando o parecer sobre o assunto durante suas férias. E ele será apresentado aos outros ministros do Supremo em fevereiro. Para alegria dos ativistas, esse parecer do Ministro será favorável ao casamento gay.
Se essa informação se confirmar, no texto que o ministro redige atualmente ele expõe os motivos pelos quais acredita que o casamento gay deve ser permitido no Brasil. O texto também norteia os votos de outros ministros.
Nos bastidores do Supremo a aposta é que a maioria dos ministros siga esse entendimento. E tem mais: a Presidenta Dilma deu um jeito de mostrar-se favorável ao tema: a Advocacia Geral da União, que é montada pela presidenta, encaminhou parecer ao STF defendendo a posição do governo FAVORÁVEL ao reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo.
Cena G

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O horror deve, mais uma vez, mostrar sua face no Irã. Está marcada para a próxima sexta-feira, 21, a execução da sentença que condenou dois jovens à morte. A razão é a homossexualidade. Identificados como Ayub e Mosleh, de 20 e 21 anos, respectivamente, os rapazes foram condenados ao apedrejamento.

Os dois teriam filmado cenas de sexo nas quais é possível ver uma foto do presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, e do líder religioso Ali Khamenei, pregadas na parede.
O Comitê contra o Apedrejamento está realizando uma campanha para tentar suspender a senteça. Na visão de Mina Ahadi, diretora do comitê, casos como o de Sakineh, condenada à morte acusada de adultério e depois perdoada, demonstram que a pressão internacional pode dar frutos. No entanto, a linha ultra conservadora iraniana afirma que não irá amolecer a lei islâmica sob influência do Oriente.
Nos primeiros 18 dias de 2011 47 pessoas já foram executadas pelo governo do Irã, número que representa uma "farra de execuções", na opinião da organização Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Irã.
O ativista Luiz Mott, do GGB, pediu a presidenta Dilma Rousseff para que ela interceda pela vida dos rapazes e deixe claro a posição do Brasil neste caso.
MixBrasil
Depois de um ano e meio de sua estreia nos Estados Unidos e Europa, finalmente chega aos cinemas brasileiros em março “O Retrato de Dorian Gray” (Albert Lewin, 2009), que já foi exibido no País, mas fora do circuito comercial, no Festival do Rio 2010. O longa baseado na obra do escritor homossexual Oscar Wilde (1854-1900) tem os gatos Ben Barnes como Dorian Gray e Colin Fith (que fez “Direito de Amar”, de Tom Ford) como Henry Wotton.
São 112 minutos sobre a história de um dos personagens mais estetas da literatura mundial que, em troca de ser sempre belo, faz um pacto onde quem envelhece é o quadro que um amigo pintou com seu retrato. E é claro que vai rolar beijo gay na telona, afinal, é uma obra de Oscar Wilde, preso por “sodomia” em sua época. A cena a gente já adianta aqui, confira:
MixBrasil

INTOLERANCIA - NAZISMO CRISTÃO!

Um casal de gays britânicos ganhou na Justiça uma ação contra um hotel que os proibiu de dividirem o mesmo quarto.
Martyn Hall e Steven Preddy, que vivem em regime de comunhão civil, processaram o hotel The Chymorvah House, na Cornualha, depois que os proprietários se recusaram a permitir que o casal dormisse no mesmo quarto duplo em setembro de 2008.
Peter e Hazelmary Bull, proprietários do estabelecimento, uma residência histórica na costa do vilarejo de Marazion, alegaram que a união do casal contrariava as suas convicções cristãs.
A Justiça de Bristol, onde vivem Hall e Preddy, entendeu que os donos do hotel agiram de forma discriminatória. Eles serão obrigados a indenizar cada um dos homens em 1,8 mil libras (cerca de R$ 4,8 mil).
Em um comunicado emitido após a decisão, o casal elogiou a decisão da Justiça contra o que chamaram de "discriminação direta" contra homossexuais.
"Quando reservamos o hotel, apenas queríamos um fim-de-semana relaxante, que é o que milhares de outros casais fazem todo fim de semana", declararam.
Proprietários se disseram atacados em seus 'princípios cristãos'. "Como queríamos levar nosso novo cachorro, perguntamos antes se ele seria aceito. Nem nos ocorreu que, na Grã-Bretanha de 2008, precisávamos perguntar se nós também éramos." "O juiz Rutherford entendeu que a maneira como fomos tratados é um ato de discriminação direta e, portanto, contra a lei."
Uol Gay

VIDA GAY!

Procure entre seus parentes, amigos, ou personagens da vida pública exemplos de pessoas que têm um tipo de relacionamento como aquele que você deseja.

Pense Nisso!

Toda generalização é perigosa. Inclusive esta. 
Alexandre Dumas Filho

Renato Kramer: Adeus, Ariadna!

"Acho que não tô preparada para o que vou encontrar lá fora", afirmou a primeira transexual a participar de uma edição do "BBB". Mas, preparada ou não, foi ela que saiu da casa com uma votação bastante expressiva. Confessou também estar com medo de sair porque considerava a casa do reality show, ironicamente, o último cantinho de seu anonimato.
A saída de Ariadna não foi muito surpreendente. Em meio ao programa foi mostrado uma espécie de "clipe glamurizado" da candidata --com direito a trilha sonora, câmera lenta e tudo-- dando a entender que seria a sua despedida, já que de nenhum dos outros dois emparedados (Lucival e Janaína) foi feito o mesmo. E lá se foi a jovem transex sem derramar uma lágrima, afirmando: "Eu sabia que era eu que ia sair."
Pelo menos, momentos antes de sair, reuniu todos a sua volta e declarou em alto e bom som: "Tenho orgulho de ser a primeira transexual a participar do 'BBB'!!!". Ufa, finalmente desabafou! Tanto que ela parecia querer esconder esse fato anteriormente, só Deus e ela sabem bem os motivos.
Sem motivos para tanto, Mister Belo Rodrigão fez uma afirmação durante uma conversa com seus "brothers", no mínimo um tanto fuleira para um Mister Intercontinental: " Vou sair daqui com uma fama de viado da porra --não peguei ninguém e nem vou pegar!". Enfim, os belos também desabafam.
Igor, "tá ligado?", também teve seu momento desabafo: jurou de pés juntos que jamais desconfiara da sexualidade de Ariadna. Para ele, "tá ligado?", ela era uma mulher como as outras. Por essas e por outras é que vem bem a calhar uma observação da própria Ariadna, feita à tarde em conversa com Lucival e Daniel: "Engraçado... Lá fora todos percebiam, só aqui que ficaram na dúvida!"
A única dúvida que não se tem mais é que "o jogo começou", como os "brothers" adoram repetir uns para os outros.
Se Ariadna vai ou não conseguir realizar o seu próximo sonho confiado a Pedro Bial em sua última declaração --reconquistar o seu ex-marido Gabriel que estava na eliminação, mas não quis aparecer-- só Deus sabe. Se vai ser apenas mais uma celebridade instantânea, apesar do seu forte diferencial, quem pode afirmar?
O que podemos é desejar a ela que seja feliz, que aproveite as oportunidades que lhe surgirem para crescer e evoluir, como todos devemos, e torcer para que, num país que se pretende não-preconceituoso(!), ela se encontre e encontre seu lugar ao sol. Que ela esteja realmente certa ao afirmar que "não adiantaram as pragas que meus poucos inimigos rogaram, porque Deus está comigo".
E, no final, o pito do Bial: criticou a falta de presença ativa dos "brothers", a intimidação excessiva, o comedimento geral. O fato deles não estarem vivendo o "BBB" de verdade por medo das opiniões externas e até familiares. Afinal, se estão confinados numa casa cheia de câmeras para viver as suas diferenças, é bom arregaçar as mangas!
Folha de São Paulo - Ilustrada

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O estilista e militante Carlos Tufvesson é um dos ganhadores do Prêmio Faz a Diferença, concedido pelo jornal "O Globo". Um dos três indicados pelo caderno "Ela" por conta de seu trabalho aliando moda à militância pelos direitos LGBT, Tufvesson recebeu o maior número de votos dos internautas, responsáveis pela eleição.

Ao Mix, o estilista disse ter recebido a notícia de sua escolha como uma "grata surpresa". Ele credita o prêmio à coerência do trabalho que desenvolve há anos em favor dos direitos humanos. "Isso gera credibilidade, pois ninguém nunca me viu mudando de lado. O público sabe disso".
Ainda de acordo com Carlos Tufvesson, receber um prêmio dado por um jornal de grande circulação mostra a relevância do combate à homofobia no momento em que o País assiste ao retrocesso dos direitos humanos.
Durante a conversa com esta reportagem, o estilista falou de sua próxima iniciativa com o intuito de reduzir a discriminação contra homossexuais: uma exposição fotográfica com vítimas do preconceito, marcada para 28 de junho.
"Hoje a homofobia é vista como algo que cerceia a liberdade de expressão. E não é nada disso. É preciso que a sociedade entenda o que é homofobia e o que ela causa. O que acontece hoje no Brasil são crimes contra a dignidade humana, pessoas estão sendo torturadas e o Poder Legislativo não presta atenção. Não tivemos nenhum avanço nesse sentido nos últimos 8 anos", opina.
Carlos Tufvesson falou também de sua escolha para comandar a coordenadoria LGBT do Rio de Janeiro. Apesar de muita gente achar que ele já assumiu o cargo, Tufvesson avisa que o órgão sequer foi criado. "Estou à disposição do prefeito Eduardo Paes para quando ele publique a criação da coordenadoria no Diário Oficial".
MixBrasil

Para assinar é só clicar aqui.

Um abaixo-assinado pela distribuição de material didático contra a homofobia nas escolas brasileiras, apelidado de kit gay está na Internet.

O pedido de “Apoio ao KIT de Combate à Homofobia nas escolas” vai ser encaminhado ao Congresso Nacional e ao Ministério de Educação, responsável pela distribuição do material.
“Nesta presente carta manifesto e nós, abaixo assinados, viemos prestar nosso apoio e solicitar urgência na implementação do kit educativo contra a homofobia nas escolas, pois entendemos que o combate à homofobia se dá em duas frentes, a aprovação de leis que garantam respeito e igualdade e através da educação.”
Cena G
Um casal de lésbicas que não teve seus nomes revelados conseguiu que a Justiça de São Paulo reconhecesse a união estável. Elas precisavam do reconhecimento judicial porque uma delas não é brasileira e precisava de um visto de permanência definitiva no Brasil.

Na decisão, o juiz Augusto Drummond Lepage, argumentou que apesar de não haver lei que regule a união homoafetiva, a Constituição autoriza o reconhecimento desse tipo de relacionamento como entidade familiar.
Cena G