sábado, 26 de setembro de 2009





Pesquisadores anunciaram nesta quinta, 24, que uma vacina experimental contra a Aids obteve resultados significativos. A vacina foi testada em mais de 16 mil pessoas na Tailândia e é resultado da combinação de duas outras versões antigas. De acordo com as autoridades, o risco de infecção entre os voluntários que receberam o medicamento caiu em 31,2%. Segundo o Ministério da Saúde tailandês, os resultados representam um passo importante para a criação de uma vacina comercial. Agências da ONU comemoraram os resultados, mas avisaram que ainda é preciso muito empenho nas pesquisas.


O ator Jude Law estrela no papel de uma trans, chamada Minx, o primeiro curta produzido para celulares. Rage foi roteirizado e dirigido por Sally Potter, que revelou que não deve ganhar dinheiro com a produção, que foi criada para testar novas tecnologias. Segundo Potter, o ator foi perfeito para o papel pois assumiu “uma beleza feminina que gradualmente se desenvolve com o desdobramento da história”.


O ator Bruno Gagliasso foi convidado a viver um personagem gay nos cinemas, mas recusou a proposta. O próprio ator afirmou a jornalistas em um evento de moda no litoral paulista que o convite seria para interpretar o papel de um jovem que se envolve com um homem mais velho. "Recebi o convite sim, mas é algo que eu não quero porque eu já fiz. É maravilhoso ver o assunto sendo abordado, só faz com que as pessoas cresçam. Sou contra o preconceito". Bruno Gagliasso foi o homossexual Junior na novela América.
A ABGLT divulgou nesta quinta, 24, um ofício solicitando audiência com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A entidade vai pedir que a ministra apoie os projetos em lei que tratam da cidadania LGBT e que se encontram atualmente tramitando no Congresso Nacional. Além disso, a ABGLT pede uma força para a implementação efetiva do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009



A organização do Gay Games vai anunciar na terça, 29, a cidade que sediará a edição 2014 do evento. Três cidades disputam pelo direito de receber o evento, todas nos EUA: Boston, Cleveland e Washington. O Gay Games de 2010, com será realizado em julho e agosto na cidade alemã de Cologne.

Localizado no balneário turístico de Torremolinos, sul da Espanha, com piscina, academia, personal trainer e praias paradisíacas, não se trata de nenhum hotel de luxo. Apesar da estrutura parecida é o primeiro asilo para gays idosos da Espanha que começa a ser construído em outubro na Espanha.
Um dos criadores do projeto, o ativista Antonio Guitiérrez disse que a idéia é acabar com um problema social: a solidão e o desamparo dos gays na terceira idade.
"Na Espanha, não existem abrigos destinados a idosos LGBT. São iniciativas necessárias porque existe um problema social" explica Gutiérrez. O empreendimento é do Grupo Imnova que planeja construir outros asilos do mesmo porte em outras cidades. "Esse público tem apoio reduzido da família e os pais já estão falecidos, além de não ter filhos, o que torna a solidão maior" disse Iñigo Armengod, diretor geral do Grupo Imnova. O asilo é destinado a pessoas de orientação sexual diferente com mais de 55 anos. Os preços varíam entre 100 mil a 240 mil euros o apartamento.



WASHINGTON (Reuters) - Uma vacina experimental contra a Aids, feita a partir de duas versões mais antigas, obteve importantes progressos na busca por uma forma efetiva de combater a doença, disseram pesquisadores na quinta-feira.
Mas sua aplicação pode ser limitada, e uma vacina comercial ainda pode exigir mais tempo.
O Ministério da Saúde tailandês, onde os testes foram realizados, qualificou o resultado como "um passo muito importante para desenvolver uma vacina contra a Aids." Duas agências da ONU disseram que há agora uma "nova esperança" no combate à doença, mas que é preciso mais empenho.
Pelo menos um pesquisador sugeriu que a vacina pode não ser eficaz em áreas e em casos onde a Aids é mais prevalente.
A vacina combina a vacina Alvac, contra varíola dos canários, do laboratório Sanofi-Pasteur, e a fracassada vacina Aidsvax, contra a Aids, desenvolvida por uma empresa de San Francisco chamada VaxGen, hoje propriedade da organização não-lucrativa Global Solutions for Infectious Diseases.
O teste foi patrocinado pelo Exército dos EUA e conduzido pelo ministério tailandês da Saúde Pública. Autoridades dos dois países disseram em entrevista coletiva em Bangcoc que o risco de infecção entre 16.402 voluntários foi reduzido em 31,2 por cento.
"O resultado do estudo é um passo importantíssimo no desenvolvimento de uma vacina da Aids", disse o ministro tailandês da Saúde, Withaya Kaewparadai. "É a primeira vez no mundo que encontramos uma vacina que possa evitar a infecção pelo (vírus) HIV."
O resultado intrigou os pesquisadores, que disseram não entender por que a combinação de vacinas funcionou. Críticos diziam que o teste seria antiético e um desperdício de dinheiro, já que não havia expectativa de que a vacina funcionasse.
"Eu, como outros, não achávamos que houvesse uma chance muito alta de que isso conferisse qualquer grau de eficácia", disse Anthony Fauci, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, que ajudou a pagar o estudo. "Mas mesmo assim fomos adiante com o teste, e foi polêmico ir adiante com ele."
Em Genebra, a Organização Mundial da Saúde e o Programa Conjunto da ONU para o HIV/Aids disse: "Os resultados do estudo, representando um avanço científico significativo, são a primeira demonstração de que uma vacina pode evitar uma infecção pelo HIV numa população adulta geral, e são de grande importância."
As duas agências, em nota conjunta, qualificaram a eficácia da vacina como "modestamente produtiva".
As ações da Sanofi abriram em alta de 1,6 por cento no pregão de Paris, mas às 6h04 (hora de Brasília) já caíam 0,24 por cento, cotadas a 50,75 dólares, enquanto o índice DJ, de empresas do setor de saúde, caía 0,57 por cento.
"Ainda não vemos uma vacina comercial sendo disponibilizada durante algum tempo, mas a perspectiva finalmente surgiu (após 30 anos de tentativas) de que uma vacina efetiva é possível", disse Michael Leacock, analista do ABN-Amro.
Tornando o cenário ainda mais turvo, pessoas que foram contaminadas mesmo depois de receber a vacina tinham a mesma carga viral e os mesmos danos ao sistema imunológico do que pacientes que não haviam sido vacinados.
Isso significa que a vacina ajudou a evitar infecções, mas não serviu para conter o vírus uma vez que ele se instalava no organismo.
"Tivemos 74 infecções no grupo do placebo e 51 no grupo da vacina", disse por telefone o médico Jerome Kim, coronel do Exército dos EUA, que participou da coordenação do estudo.
"Embora o nível de proteção que tenhamos visto seja claramente modesto, o estudo é um grande avanço científico", afirmou.
Kim acrescentou que a vacina pode não funcionar em pessoas e lugares onde o HIV é mais comum - na África, entre homens que fazem sexo com outros homens e entre usuários de drogas injetáveis.
"A vacina foi testada na Tailândia e é realmente específica para as cepas que circulam atualmente na Tailândia", disse Kim.
Fauci e Kim lembraram que a vacina foi formulada para atuar especificamente contra dois subtipos do HIV - o E, que circula no Sudeste Asiático, e o B, comum na Europa e EUA.
Os voluntários receberam seis imunizações ao longo de seis meses: quatro com o Alvac e duas com o Aidsvax.
A Alvac usa um vírus geneticamente alterado da varíola de canários, que contém versões genéticas de três genes do HIV. A Aidsvax usa duas versões de um gene do HIV - um do subtipo B, e outra do subtipo E.
O vírus da Aids está presente em cerca de 33 milhões de pessoas no mundo e já matou 25 milhões desde que foi identificado, na década de 1980. Ele destrói células imunológicas do organismo. Coquetéis de medicamentos conseguem controlar o vírus, mas não há cura.
Em 2007, o laboratório Merck suspendeu o teste de uma vacina por concluir que ela não fazia efeito. Um teste da Aidsvax em 2003 também apresentou resultados negativos.
(Reportagem adicional de Caroline Jacobs em Paris, Thin Lei Win em Bangcoc e Stephanie Nebehay em Genebra)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Os ingressos para o documentário "This is it", com os últimos ensaios de Michael Jackson, começarão a ser vendidos no próximo domingo (27). Os fãs poderão adquirir os bilhetes acessando o site oficial do filme no Brasil. O longa estreia no dia 28 de outubro em diversos países e ficará em cartaz por duas semanas.
A pré-estreia de gala será em Los Angeles no Nokia Theatre, dia 27 de outubro. Mais de 15 cidades, incluindo Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres, Berlim, Johanesburgo e Seul, iniciarão o evento simultaneamente.
Outras cidades, como Moscou, Tóquio, Sidney, Paris e muitas outras terão suas próprias pré-estreias, não simultâneas.
Os eventos de abertura incluirão transmissões via satélite de astros de Hollywood chegando à première em Los Angeles.
Ao todo, mais de 25 cidades em todo o mundo terão pré-estreias do filme, mas nem todas acontecerão ao mesmo tempo. Dirigido por Kenny Ortega (de “High school musical”), o documentário reúne material das mais de 100 horas de vídeo produzidas durante os ensaios para a turnê “This is it”, anunciada como última temporada de Jackson em Londres, que estrearia na O2 Arena em julho deste ano.

O contrato de US$ 60 milhões para a criação do filme foi fechado entre os herdeiros de Jackson, a empresa AEG Live, que estava promovendo os concertos, e a Sony Pictures. Com base na arrecadação do filme, nas vendas de álbuns e em negócios fechados desde a morte do cantor, os administradores de seu patrimônio esperam gerar mais de US$ 200 milhões de receita até o final do ano.


Trilha sonora


A trilha sonora do documentário será lançada em um disco duplo intitulado "This is it" no dia 26 do próximo mês. Antes, no dia 12, a Sony lançará o single "this is it", canção inédita do rei do pop.

De acordo com a gravadora, o primeiro CD terá as gravações originais dos maiores sucessos do cantor, na sequência em que aparecem no filme. O disco termina com duas versões da canção “This is it”, com backing vocals dos irmãos de Michael. Já o segundo CD terá versões inéditas das faixas mais populares do artista, e poderá conter versões alternativas das músicas do disco 1, bem como o poema “Planet Earth”, declamado pelo astro e até então nunca divulgado.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009




O Grupo Conexão G, formado por militantes gays moradores do complexo da Maré, convida instituições e ativistas dos movimentos sociais de favelas a participarem e apoiarem a campanha intitulada: A Maré contra a homofobia!! Diversidade sexual e Paz nas Favelas. A proposta de ação foi elaborada pelo grupo Conexão G e foi desenvolvida no âmbito do projeto “Direitos-Derechos” da FASE que visa sensibilizar e orientar ações de exigibilidade de direitos entre jovens lideranças comunitárias. O objetivo da campanha, que acontecerá no dia 23 de fevereiro de 2008 com atividades durante todo o dia, é promover uma manifestação pública em defesa do direito à liberdade de orientação e expressão sexual como garantia dos Direitos Humanos. O grupo quer chamar a atenção para a necessidade de incluir a luta contra a homofobia na agenda política dos movimentos de favela como meio de combater a exclusão de líderes GLBTTs nesses espaços. Através da luta contra a homofobia é possível conscientizar a “comunidade” acerca dos benefícios do respeito à diversidade como dimensão importante na luta pela paz e justiça, valorizando o enfrentamento pacífico das práticas discriminatórias que orientam as ações violentas, como por exemplo, a violência policial, a violência sexual e o racismo. Acreditamos que enfrentar as questões sobre diversidade sexual como Direitos Humanos em comunidade de baixa-renda é fato novo, necessário e ousado. A oportunidade dos homossexuais tornarem-se lideranças na comunidade abre a possibilidade dos mesmos serem respeitados no local em que moram, sendo vistos como profissionais que atuam pela melhoria da comunidade.

A Parada Gay de Belgrado, na Sérvia, que seria realizada neste domingo, 20, foi cancelada depois que autoridades do país afirmaram que não poderiam garantir a segurança dos participantes. Segundo o primeiro ministro Mirko Cvektovic, a polícia recomendou a suspensão do evento por conta de inúmeras ameaças feitas por grupos extremistas.A mudança no local do desfile chegou a ser cogitada, mas a militância resistiu alegando que "paradas do orgulho LGBT são tradicionalmente realizadas nas principais ruas das cidades". A primeira e única parada sérvia foi realizada em 2001.




O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), chamou o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc de "viado" durante um evento realizado nesta terça, 22. Pucccinelli estava reunido em seu gabinete com empresários do setor agrícola e discutia o uso de terras da Bacia do Alto Paraguai para plantio de cana, projeto do qual é defensor. O governador lembrou que Carlos Minc é autor do Zoneamento Agroecológico da Cana, que veta a Bacia do Alto Paraguai para este tipo de cultivo, e não poupou o veneno: "O ministro é viado e fuma maconha." De acordo com o portal Midiamax, os impropérios foram repetidos diante de jornalistas. E o governador linguarudo foi além. Meio que em tom de brincadeira, disse que estupraria Carlos Minc. Ao ser informado sobre a Meia-Maratona Internacional do Pantanal, marcada para 11 de outubro, Puccinelli perguntou se o ministro participaria. "Eu o alcançaria e estupraria em praça pública", zombou.

A tradicional Parada de Manchester teve sua 19ª edição sábado dia 29/8 e contou como comissão de frente com um desfile de 270 oficiais em uniforme de gala, oriundos de 22 forças policiais de todo o Reino Unido.

Os delegados-chefes e adjuntos da Polícia da Grande Manchester (GMP) recepcionarão os colegas. As Associações Nacionais de Policiais Gays e Trans também estarão no evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a GMP é uma das principais entidades patrocinadoras da Parada. Ao longo do evento, haverá oficiais dando informações sobre como reportar crimes de ódio.

Para Darren Haslam, da coordenação de recrutamento GLBT da polícia, "essa é uma oportunidade fantástica para intensificar o diálogo entre a polícia e a comunidade GLBT, tanto no incentivo a que pessoas GLBTs venham a fazer parte da força, quanto no fortalecimento do nosso esforço de erradicar os crimes de ódio de nossa comunidade. Esses são temas que levamos muito a sério".

O Festival Gay de Manchester dura quatro dias e inclui shows de bandas clássicas dos anos 80, Human League e Bananarama, além dos grupos contemporâneos Little Boots e Frankmusik.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

domingo, 20 de setembro de 2009




A organização do 1º Passeio Ciclístico da Diversidade Sexual de São Paulo, que aconteceria neste sábado (19) na capital paulista, resolveu adiar o evento para o mês de novembro.De acordo com comunicado enviado à imprensa, “a mudança se deve à grande quantidade de eventos da Virada Esportiva 2009, tendo como conseqüência a impossibilidade do apoio logístico da CET para o trajeto inicial sugerido, ocasionando a perda de patrocínios, apoios, a impossibilidade de uma divulgação adequada e a desistência de inscritos.”Uma nova data será divulgada em breve pela organização.Confira abaixo o comunicado na íntegra:São Paulo, 17 de setembro de 2009COMUNICADO OFICIALSeguindo a orientação da CET, comunicamos que estamos alterando a realização do 1º Passeio Ciclístico da Diversidade Sexual de São Paulo para o mês de novembro, em data a ser definida pela organização. Essa mudança se deve à grande quantidade de eventos da Virada Esportiva 2009, tendo como conseqüência a impossibilidade do apoio logístico da CET para o trajeto inicial sugerido, ocasionando a perda de patrocínios, apoios, a impossibilidade de uma divulgação adequada e a desistência de inscritos.Gostaríamos de agradecer o apoio das Secretarias de Participação e Parceria, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e da São Paulo Turismo. Agradecemos também a todas as pessoas que manifestaram apoio ao Passeio, que tem como objetivo tornar a cidade mais inclusiva e tolerante em relação à Diversidade Sexual.Atenciosamente, SPGB - São Paulo Gay BikersKFuture Sports


O Mundo é Gay


Delegacias da Polícia de Grampian, uma das maiores forças policiais da Escócia, encontraram um jeito bem chamativo de dizer que protegem os cidadãos homossexuais e estão pendurando em seus escritórios a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento LGBT. Os enfeites são em forma de adesivos e são colocados em todas as janelas e portas das delegacias.“É uma grande maneira de divulgar o comprometimento da Polícia de Grampian e também a aceitação da diversidade sexual e igualdade. As cores do arco-íris são reconhecidas mundialmente e exibi-las em todas as nossas unidades é muito positivo. Pode ser que algumas pessoas não entendam o significado mas esperamos que, por estarmos exibindo tão abertamente, elas venham nos perguntar”, declarou o delegado Derek Allison, responsável pela divisão de diversidade.



Escritores de contos de temática LGBT já podem se inscrever no Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Literatura, que desde 2004 publica os selecionados em uma antalogia.Este ano, o prêmio homenageará o jornalista e escritor Jean Wyllys. Para participar é preciso mandar um conto inédito, com até 7100 caracteres para o e-mail valdeck2007@gmail.com. Não esqueça de informar nome do autor, endereço completo, telefones e e-mails para contato e um breve currículo. As inscrições ficam abertas até 30 de novembro.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora do projeto de lei que criminaliza a homofobia em todo o território nacional, disse que o texto enfrenta muita resistência entre os políticos justamente porque o ambiente do Congresso é homofóbico. "Aqui é comum a gente ouvir piadas sobre a orientação sexual de deputados e senadores", diz a senadora ao jornal carioca "O Dia". Fátima Cleide liga a demora na aprovação do projeto contra homofobia ao aumento da violência motivada por preconceito. "Uma das principais consequências dessa falta de punição é o isolamento de lésbicas, gays e travestis, que estão ficando cada vez mais limitados a guetos na sociedade".


Assumido Rob Halford vai dar um tempo da sua banda de heavy metal Judas Priest para se dedicar a um CD solo. E apenas com canções natalinas. Halford III - Winter Songs terá regravações de canções tradicionais como Oh Holy Night e Come All Ye Faithful e músicas inéditas compostas por Halford que também abordam da época do Natal.As gravações foram realizadas durante 2008 e 2009 e o CD deve chegar às lojas americanas no dia 26 de outubro, pelo próprio selo de Halford, o Metal God Records. O primeiro single do álbum, a música Get Into the Spirit, tem lançamento antecipado, agendado para o dia 29 de setembro nas rádios. Será possível conhecê-la também pelo site do cantor: www.robhalford.com.


A intenção de Elton John em adotar um garoto ucraniano de 14 meses de idade teve parecer negativo das autoridades do país do Leste Europeu pelo fato dele ser “muito velho” e não viver um casamento heterossexual. No último sábado, dia 12 de setembro, em visita à Ucrânia em nome da Elton John AIDS Foundation, sua organização beneficente de luta contra a aids, o pop star cantou Circle of Life para crianças em um orfanato da fundação anti-aids de Olena Franchuk, filha do ex-presidente Leonid Kuchma. Após a apresentação, ao lado de seu parceiro David Furnish e com uma criança no colo, respondeu afirmativamente ao ser questionado se o casal tinha planos de adoção.“David sempre quis adotar e eu sempre dizia não porque tenho 62 anos e também por causa das viagens e da vida que tenho, talvez não fosse justo com a criança”, declarou aos jornalistas que acompanhavam a visita ao orfanato, onde várias das crianças residentes perderam seus pais vítimas da aids. “Mas tendo visto Lev hoje, eu adoraria adotá-lo. Eu não sei como faríamos isso, mas ele roubou meu coração e roubou o coração do David. Eu mudei de ideia hoje", complementou. Nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, entretanto, o ministro da Família, Juventude e Esportes da Ucrânia, Yuriy Pavlenko, afirmou que o cantor não pode adotar nenhuma criança no país. Segundo Pavlenko, a lei ucraniana exige que os pais adotivos sejam casados, e o país não reconhece uniões entre pessoas do mesmo sexo como casamento. Em declaração à Associated Press, Pavlenko acrescentou ainda que Elton John é "muito velho" para adotar o bebê, já que a legislação regulamenta que a idade dos pais adotivos deve ser de, no máximo, 45 anos a mais do que a idade da criança. Durante a visita ao orfanato, Elton John revelou também que a mudança de planos em relação à adoção foi influenciada pela recente morte do tecladista Guy Babylon. "Semana passada perdi um de meus melhores amigos. Isso me arrasou, porque era um gênio e tinha duas crianças maravilhosas. Que oportunidade melhor do que a de substituir alguém que perdi por alguém a quem posso oferecer um futuro?", contou o cantor.