sábado, 12 de maio de 2012





Utravesti, cuja identidade ainda não foi revelada, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (10), no município de Esperança, região do brejo paraibano. Segundo informações de populares, a vítima teria sido morta próximo a um açude, nas proximidades do município de Araçagi.

O homem foi morto a tiros e abandonado no local.

A polícia investiga o crime, mas ainda não tem informações sobre a motivação e a autoria do crime.

A polícia estuda a possibilidade do crime ter sido praticado apenas por homofobia.



O jovem de 21 anos Diego da Silva foi assassinado em João Pessoa, na Paraíba, na noite desta quinta-feira (10). Ele eragaroto de programa.

Dois homens de moto se aproximaram deDiego e atiraram várias vezes contra a vítima, que não suportou os ferimentos e veio a óbito no local.

Cena G



Cuidado com os partidos PR, PP e DEM. 
Não vote em candidatos Homofobicos.
Neste sábado, 12/05, será lançada em Salvador a campanha pelo Casamento Civil Igualitário e o mestre de cerimônia será o ator Luiz Miranda. A campanha ter por objetivo dar apoio a PEC de autoria do deputado Wyllys e da deputada Erika Kokay (PT-DF), que legaliza o casamento igualitário no Brasil e elimina a discriminação legal contra os casais homoafetivos, fazendo valer o princípio da igualdade perante a lei.

“Nos países onde o Estado reconheceu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, as novas gerações crescem e se educam sabendo que gays e lésbicas não são melhores ou piores do que os heterossexuais, mas apenas diferentes, e que nossas famílias valem o mesmo que as famílias de origem heterossexual e merecem o mesmo respeito e reconhecimento. A lei também serve para educar”, ressalta o deputado.

O encontro para debater o tema reunirá membros da sociedade civil, artistas, políticos e líderes de movimentos em prol da causa, além de jornalistas das diversas mídias soteropolitanas, no dia 12 de maio, a partir das 20h, em um coquetel realizado no Franco Café Lounge Bar.

Na ocasião, além da apresentação da proposta e elucidação de questões sobre ela, serão exibidos vídeos com depoimentos de artistas que vêm, literalmente, “vestindo a camisa” do casamento civil igualitário. Entre eles, Arlete Salles, Zélia Duncan, Ivan Lins, Wanessa, Mônica Martelli, Mariana Ximenes, Ney Matogrosso, MV Bill, Alexandre Nero, Gutta Stresser, Sérgio Loroza, Tuca Andrada, Cláudio Lins, Alexandra di Calafiori, Preta Gil, Maria Ribeiro, Fabiula Nascimento, Rita Ribeiro, Sandra de Sá, Jussara Silveira, Marian de Morais, Neville d’ Almeida, Luiz Carlos Lacerda, Robert Guimarães, Fabiana Cozza e Lan Lan. Todos esses artistas participaram da campanha, que é apartidária e plural, de forma gratuita e solidária.

Após o coquetel, os participantes seguirão para o clube San Sebastian para celebrar o lançamento da campanha na capital baiana. “Ela (a campanha) é de todas e todos. Esperamos contar com a participação e o compromisso de líderes de todos os partidos para construirmos juntos no Congresso uma coalizão pela igualdade que permita a aprovação da PEC”, explica Wyllys.

“Nós aprendemos muito com o processo nos países onde o casamento igualitário foi aprovado e o debate em cada um deles mostrou que, quando o tema deixa de ser silenciado, os argumentos contra a igualdade caem. Vamos vencer essa luta que fará do Brasil um país mais justo e mais civilizado”, finaliza Wyllys.

Lançamento da Campanha pelo Casamento Civil Igualitário em Salvador
Franco Café Lounge Bar, Rua da Paciência, 295, Rio Vermelho, a partir das 20h. Informações: (61) 3215-1646 / 9687-8300

MixBrasil



Faltam 30 dias para a 16a. edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, um dos eventos mais importantes do mundo. O tema deste ano é "Homofobia tem cura: educação e criminalização". O intuito é discutir dois assuntos em uma tacada só. Em primeiro lugar, a importância de criminalizar atos homofóbicos; e também mostrar apoio político ao projeto  "Escola sem Homofobia", plano amplo do Ministério da Educação, costurado ainda no mandato de Lula, que acabou enterrado junto com o que ficou conhecido como "Kit Gay". Em ano de eleição municipal, é muito provável que a Parada atraia políticos ligados a causa (ou que queiram se ligar).

Estão confirmados eventos paralelos à Parada, como a Feira Cultural (quinta, dia 7 de junho, no Vale do Anhangabaú) e o Ciclo de Debates LGBT. O Gay Day também está confirmado. As inscrições para os trios da Parada estão abertas. 

MixBrasil


A senadora Marta Suplicy (PT-SP) promove, na próxima terça-feira (15/5), um seminário para discussão da proposta de substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara 122, que criminaliza a homofobia. O evento será realizado no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal a partir das 10 horas e é aberto ao público. (Confira programação)

Relatora do PLC 122 no Senado, Marta colocou por duas vezes a proposta em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) no ano passado. Nas duas ocasiões o projeto foi retirado de pauta em meio a polêmica entre parlamentares contrários e favoráveis.

No seminário, organizações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais entregarão à senadora um documento pedindo a aprovação do projeto no formato do substitutivo da ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO), aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2009.

Marta espera que o seminário sensibilize os senadores e a sociedade civil sobre a seriedade do agravamento da violência homofóbica que está ocorrendo hoje no Brasil e a consequente necessidade de aprovação do projeto que torna crime a discriminação por orientação sexual.

“Agora não só a Europa, mas também a Argentina e outros países vizinhos avançam nesse tema e na proteção da diversidade. Enquanto isso, o Brasil caminha para trás”, lamenta a senadora.

Marta ressalta que a sensibilização dos parlamentares só vai ocorrer, porém, com uma mobilização cívica, na medida que as pessoas entenderem que os direitos humanos estão sendo desrespeitados e que as agressões estão se tornando cada vez mais violentas.

Na opinião de Marta, a maioria dos cidadãos brasileiros seria contra se perguntado se um cidadão LGBT deve ser vítima de preconceito. Mas isso não está se demonstrando em ações concretas. “As pessoas estão sendo vitimizadas não só em seus empregos, mas quando passeiam, quando se divertem, em todas as situações”, disse.

Além de representantes da sociedade civil e de organizações LGBTs de diversos estados brasileiros, é aguardada a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República, Maria do Rosário, e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Os debates abordarão temas sobre a construção de uma sociedade de respeito à diversidade, sobre políticas positivas de combate à homofobia e sobre os aspectos constitucionais e legais da criminalização da homofobia. Haverá ainda testemunhos de familiares de vítimas e de pessoas que sofreram homofobia.

O projeto - De autoria da ex-deputada federal Iara Bernardi (PT-SP), o PLC 122 foi aprovado na Câmara em dezembro de 2006. A proposta altera a Lei 7.716, de 1989, que tipifica "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". A proposta de Iara Bernardi inclui entre esses crimes o de discriminação por gênero, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero, igualando-os ao racismo. O projeto que tramita atualmente no Senado é o substitutivo aprovado pela ex-senadora Fátima Cleide na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Gay 1

quarta-feira, 9 de maio de 2012




A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton irá receber o Prêmio Mundial LGBTda Parada Gay Mundial, que ocorre em julho, em Londres, em reconhecimento a sua recente contribuição para a proteção dos direitos de pessoas LGBT em todo o mundo.

O prêmio será entregue no Jantar de Gala Mundial do Orgulho, no dia 5 de julho, em uma festa beneficente black-tie. A presença de Hillary na arrecadação de fundos ainda não está confirmada.

Cena G
O americano Shane publicou no YouTubeum vídeo sobre a vida com o companheiroTom, sem final feliz.
O romance durou seis anos e acabou em tragédia após Tom revelar à família suaorientação sexual. A homossexualidadenão foi aceita pelos pais e Tom se suicidou, após sucessivo bullying de seus próprios familiares.
Após a morte, a família negou o direito deShane a participar do funeral, e apagou qualquer ligação dele com Tom, inclusive oameaçando fisicamente caso ele tentasse algum contato.
Shane decidiu dividir com o mundo sua história de amor, na esperança que ela contribua para a aprovação legal do casamento gay, e que histórias como a dele não se repitam mais.

Cena G

It Could Happen To You




Uma comunidade no Facebook com apenas 72 membros está causando um certo rebuliço por conta de seu intuito: trata-se da "Héteros contra a Ditadura Gay". Segundo o cabeçalho da comunidade, "esse grupo é pra gente organizar e alistar os heteros que não suportam mais toda articulação dos gays.


 OBJETIVO: COMPARECIMENTO E PROTESTO NAS DELEGACIAS QUE OUSAREM PRENDER UM HOMEM(MULHER) DE VERDADE".

Há uma movimentação para que a comunidade seja denunciada aos dirigentes do Facebook. Ano passado, a empresa anunciou que não iria permitir conteúdos homofóbico, neonazistas ou que incitassem a violência contra qualquer grupo.

MixBrasil 

terça-feira, 8 de maio de 2012





São muitos os atletas gays de ponta no esporte mundial, mas muito poucos se assumem. Problemas com patrocinadores e pressão dos técnicos e das equipes são os motivos alegados para o armário que domina o esporte mundial. Mas há exceções. Como o atleta norte-americano Josh Dixon, ginasta da Universidade de Standford. Ele deu entrevista para o site Outsports em que fala sobre sua orientação sexual. "Isso nunca iria afetar a forma como serei julgado ou a minha posição na equipe olímpica dos EUA", disse Dixon ao site. O ginasta vai tentar classificatória interna para entrar na equipe que vai defender os Estados Unidos nas Olímpiadas de Londres. Mas para isso ele terá de derrotar 72 atletas de alto nível. Dixon nasceu na cidade de San Jose e foi adotado por um casal junto com suas duas irmãs. Ele afirmou, ainda, que há outros gays entre os atletas de ponta da ginástica norte-americana que não têm coragem de se assumir. Já estamos na torcida.
MixBrasil 




Segundo dados do relatório anual do Grupo Gay da Bahia (GGB)Minas Gerais está em sexto lugar na lista dos Estados brasileiros com maior índice de violência homofóbica, com 21 casos de homicídios registrados no ano passado. No país, 266 pessoas foram mortas em crimes motivados por orientação de gênero ou sexual.
Desses, 70 casos foram com arma de fogo,67 com arma branca (foice, faca, machado ou tesoura) 74 por espancamento ou enforcamento. Segundo a pesquisa da GGB, o maior alvo sãohomens gays60% das vítimas no Estado. Desde o início do levantamento, em 2007, esse foi o maior índice já apresentado de violência homofóbica no Brasil. Os dados preocupam acadêmicos, representantes dos movimentos sociais e formuladores de políticas públicas.
Em antecipação ao dia mundial de combate à homofobia, comemorado em 17 de maio, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), deu início ontem ao ciclo de debates, palestras e atividades culturais do 7° Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste. A programação do evento, que também tem mesas redondas e o compartilhamento de experiências, vai até quarta-feira, no campus Pampulha.
No primeiro dia, participaram o cartunista Laerte Coutinho e o escritor João Nery, que ganhou destaque na mídia nacional após o lançamento de um livro de memórias.

Cena G



Vive La France!


As urnas francesas confirmaram no domingo (08) a eleição de François Hollande, do Partido Socialista (PS), como o novo presidente da França pelos próximos cinco anos. Entre as bandeiras do candidato eleito está à revisão dos contratos de ajuste fiscal com a União Europeia e em especial os realizados pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy (UMP), feito com primeira ministra da Alemanha, Angela Merkel (Partido Liberal). A outra bandeira trata-se de união civil e adoção por casais gays e a eutanásia. Sobre a legalização da maconha, Hollande já se declarou contra. 

Aqui nos interessa a segunda questão. Obviamente, Hollande significa um avanço de fato no que diz respeito aos direitos civis dos homossexuais, visto que, em campanha,o candidato da direita, Nicolas Sarkozy, deixou claro que caso fosse eleito não trabalharia favoravelmente a união civil gay. Em palavras objetivas, Sarkozy se mostrou contra a união e adoção por casais do mesmo sexo. Portanto, vitória para a comunidade gay da França. 

Hollande declarou que vai se debruçar sobre o tema da adoção e união civil gay em 2013. De acordo com o presidente, neste momento urge resolver as questões econômicas na França. O país enfrenta o seu pior desemprego, cerca 10% da população segue sem emprego; o socialista também afirmou que vai trabalhar para o aumento do imposto sobre as riquezas, que Sarkozy era contra.

O que realmente importa é a afirmação de uma agenda para a questão gay na França, que foi um dos primeiros países do mundo a realizar parceria civil para casais homossexuais, conhecido como PAX. 

Outro fator interessante é que o Partido Socialista francês tem relação de longa data com o Partido dos Trabalhadores (PT). Portanto, podemos pensar e torcer que, ao assumir tal postura pública em prol dos direitos gays, Hollande pode vir a influenciar a presidenta Dilma Rousseff. Mas, até aí, é um pode ser, já que a presidente vive acuada em torno das questões LGBT por conta do forte lobby dos congressistas conservadores e fundamentalistas. 

Grécia: entre a esquerda e os neonazistas
Simultaneamente a eleição de Hollande como presidente da França, os gregos também abriam as suas urnas para conhecer o novo parlamento eleito. E a notícia fica entre o bom e o preocupante. 

A notícia boa é que grupos da esquerda revolucionária foram o terceiro mais votado, porém, o partido Aurora Dourada, assumidamente nazista, elegeu 21 parlamentares. Em seu pronunciamento após a revelação das urnas, os dirigentea deixaram claro que vão atuar para os "cidadãos gregos de fato" e trabalhar para a expulsão dos imigrantes e daqueles que não trabalham pela pátria de fato, leia-se homossexuais. 

Em um momento onde a União Europeia luta para retirar países como Portugal e Espanha do atoleiro em que se encontram, a eleição de 21 neonazistas para o parlamento Grego pode significar mais caos na Grécia, acrescido de xenofobia e homofobia estatal. Um passo pra frente, dez para trás. 
A Capa


Um estudante de 17 anos, que é gay assumido, foi suspenso da Escola Técnica de Arsenal, em Indianápolis (EUA), por ir à aula portando uma arma de choque. O garoto foi encorajado pela mãe logo depois de contar que sofria bullying.
De acordo Chelisa Grimes, mãe do garoto, mesmo depois que seu filho contou que era ofendido por outros alunos, a escola não tomou nenhuma providência para protegê-lo.
"Eu não promovo a violência, de forma alguma, mas o que mais poderia fazer uma mãe quando o filho é ameaçado na escola? Eu senti que não havia outra coisa a fazer", declarou Chelisa Grimes à CNN.
Segundo o estudante, em abril ele foi cercado por um grupo de seis alunos que o insultaram. Para se defender, ele apontou a arma pra cima e deu uma descarga elétrica, que não chegou a ferir ninguém.
"Me suspenderam por levar a arma, mas, honestamente, não acredito que isso seja justo. Eu não usei a arma contra ninguém", declarou o estudante.
O caso ainda está sendo investigado. No entanto, nenhum dos alunos que teriam ofendido o estudante foi punido. 

A Capa