sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fábio Miranda

Advogado especialista em Direito Constitucional de Belo Horizonte, Fábio Miranda gravou um vídeo para pedir mais igualdade de direitos para os LGBT.

O objetivo é dar uma resposta às constantes notícias de homossexuais agredidos.
No vídeo, ele faz “um apelo às autoridades para que se conscientizem e implementem políticas públicas de igualdade, como preconiza a nossa Constituição da República. Que o nome de Deus não seja mais utilizado como justificativa para atitudes mesquinhas e preconceituosas. Chega de ódio gratuito”.
Cena G
A Polícia Federal em Porto Alegre abriu inquérito para investigar um caso de homofobia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A investigação será feita a pedido da própria instituição de ensino para descobrir quem é o autor do e-mail homofóbico.

O caso foi analisado pela Corregedoria da Polícia Federal e vai ficar a cargo da Delegacia de Defesa Institucional. O objetivo é descobrir quem mandou o e-mail que sugere que os alunos de Medicina não atendam pacientes gays ou que os atendam de forma incorreta.
Cena G
O Superior Tribunal de Justiça deu um passo atrás em relação às conquistas LGBTs. A justiça não aceitou a idéia de que dois casais gays do Rio Grande do Sul tivessem a relação considerada como união estável.

De acordo com o órgão, isso seria violar “o texto expresso da lei”.
Para o STJ, quando dois homens ou duas mulheres se unem há é uma sociedade de fato, o que vê o relacionamento apenas do ponto de vista patrimonial e não familiar.
Por isso, a divisão de bens deve se dar de acordo com o que cada um contribui ao longo do tempo na formação do patrimônio comum. Em caso de união estável, a divisão seria igualitária.
Cena G

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Psicanalista condena homofobia e diz que bissexualidade é o futuro

Regina: gay homofóbico introjeta
Para Regina Navarro Lins , homofóbico ataca gays querendo matar uma parte de si próprio discriminação da sociedade
Autora de livros que abordam os relacionamentos amorosos, a psicanalista Regina Navarro Lins falou de homofobia e bissexualidade em entrevista à "Folha de S. Paulo". Ela está lançando dois livros: "Se eu Fosse Você..." e "A Cama na Rede", ambos criados a partir de enquetes promovidas em seu site.
Comentando as mudanças que a internet vem acarretando na forma como as pessoas enxergam sexo e casamento, a psicanalista afirma que a bissexualidade é o futuro. Segundo, ela, ao longo da História os papéis do masculino e feminino ficaram muito definidos. Daqui para frente, no entanto, é possível que as pessoas queiram integrar em si mesmas aspectos comumente atribuídos a ambos os sexos.
"Há uma tendência agora a se desejar ser o todo. Daqui a algum tempo, é possível que a escolha do objeto de amor não seja feita segundo o sexo, mas segundo a compatibilidade psíquica", opina.
A psicanalista responde também o que poderia estar por trás dos recentes ataques homofóbicos ocorridos no Brasil. Para Regina Navarro Lins, o homofóbico ataca o gay por ter medo de perceber em si mesmo traços considerados não masculinos. "É como se quisessem socar, matar uma parte deles que está inconsciente. Um heterossexual tranquilo quanto a sua sexualidade vai agredir gay a troco de quê?".
A profissional cita ainda a questão do gay homofóbico, "o algoz de si mesmo, porque introjeta toda a discriminação da sociedade". "A homofobia é muito séria, deve ser combatida e criminalizada", afirma.
Foi decretada nesta terça-feira a prisão preventiva de Jonathan Lauton Domingues, 19, o único maior de idade envolvido nas agressões a jovens ocorridas na Avenida Paulista, no dia 14 de novembro.

Com pedido da promotora de Justiça Solange Azevedo Beretta da Silveira, Jonathan foi indiciado por três lesões corporais, furto e tentativa de homicídio triplamente qualificada. Os outros quatro adolescentes envolvidos no ataque continuam internados provisoriamente na Fundação Casa.
Imagens divulgadas por câmeras de segurança mostram o momento exato em que o grupo agride o estudante Luís Alberto Betonio, de 23 anos. A polícia acredita que a agressão foi por motivação homofóbica.

PENSE NISSO!

The world has enough for everyone’s need, but not for everyone’s greed.
Mahatma Gandhi
A Copel, empresa responsável pela energia elétrica no Estado do Paraná, decidiu que vai passar a reconhecer companheiros homossexuais, em união estável, para fins de plano de saúde e previdência. A decisão foi tomada na semana passada depois de pedidos de alguns funcionários LGBT.

A demanda foi encaminhada à Fundação Copel, que aprovou a implementação da medida. Em nota, a Copel avisa que “tanto o Departamento de Administração de Recursos Humanos (DARH) quanto o setor de atendimento da Fundação Copel já estão aptos a prestar esclarecimentos aos interessados”.
Ela lembra ainda que “e, se for o caso, encaminhar o cadastramento daqueles que atenderem aos requisitos para inclusão de dependente no PROSAÚDE e no plano previdenciário da Fundação Copel”.
CenaG
O Conselho Regional de Química da Bahia firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho na Bahia comprometendo-se a coibir a prática de assédio moral e discriminação por orientação sexual.

A prática que afeta a dignidade da pessoa e cria um ambiente humilhante foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho, que intimou a autarquia federal responsável pela fiscalização do trabalho de profissionais e empresas do setor propondo correção de conduta.
O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado no início de dezembro e proíbe toda e qualquer conduta abusiva, especialmente no que se refere à orientação sexual dos trabalhadores. Inclui comportamentos, palavras, gestos e escritos que possam trazer dano à personalidade, dignidade ou integridade física ou psíquica dos funcionários, ameaçar o emprego ou degradar o ambiente de trabalho.
Qualquer infração deverá ser comunicada de imediato à presidência da autarquia, podendo gerar um processo administrativo, a tramitar sob sigilo, sendo julgado por uma comissão mista.
O descumprimento de quaisquer das obrigações previstas no termo resultará em multa de R$ 500 por cada dia de descumprimento. O montante será revertido ao FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.
CenaG

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A dupla francesa de fotógrafos Julien e Stephane estão à toda com o projeto Exterface. Dedicada à beleza masculina, a iniciativa conta com dois novos ensaios, como sempre quentíssimos. Um deles, "Déflagration", é inspirado na Revolução Francesa e estrelado pelo modelo Medhy. Posando de jockstrap e com as cores da bandeira da França, o rapaz é estreante no Exterface.










Contrário de Greg David, protagonista do ensaio "O homem com a arma dourada". Esta foi a terceira vez que os fotógrafos clicaram o abusadíssimo rapaz. Nas novas fotos ele mostra que a forma física é a mesma de antes, com direito até a nu frontal.
Mixbrasil
A Câmara Municipal de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, aprovou durante sessão no último dia 14 o Projeto de Lei nº 2.273 de 2009, que proíbe e pune, no âmbito municipal, medidas contra a dignidade, decoro, reputação, integridade, saúde e liberdade dos LGBT. O projeto foi idealizado pelo movimento LGBT de Nova Friburgo e apresentado pelo vereador Claudio Damião (PT).

A proposta foi aprovada na presença de militantes LGBT com votos de oito dos 10 vereadores presentes – apenas Edson Flávio e Isaque Demani (ambos do PR) não votaram a favor. Agora o texto segue para sanção do prefeito, Heródoto Bento de Mello. A fiscalização das denúncias vai ficar a cargo do Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart.
Mixbrasil

Gloria está de olho nos freqüentadores mais engraçados e populares das boates gays do Rio.

A autora de novelas Gloria Perez vai começar a visitar boates gays cariocas, nesta semana, para coletar informações para um novo trabalho, uma minissérie que ela deve estrear no ano que vem ou começo de 2012, na Globo.

Gloria está de olho nos freqüentadores mais engraçados e populares das boates gays do Rio.
Cay1

Novela da Rede Globo terá seis personagens homossexuais e um homofóbico

Caso se confirmem as notícias publicadas pela imprensa, a novela Insensato Coração, de Gilberto Braga, que estréia em janeiro, terá cinco personagens gays, um lésbico e um homofóbico. A personagem de Louise Cardoso (Sueli), para deixar mais bonito o quiosque do qual ela é a dona em Copacabana, colocará uma bandeira arco-íris no local só pela estética.
O destino foi certeiro para Sueli, pois o filho dela Eduardo (Rodrigo Andrade) vai se descobrir homossexual, isso depois de namorar uma mulher. Uma lésbica carcereira (Cristiana Oliveira), um homofóbico (Cássio Gabus Mendes), o afetado Roni (Leonardo Miggiorin) e os papéis de Nelson Mesquita, Hugo Abrantes e Xicão Madureira completariam o time homo da novela, ou, melhor dizendo, dessa quase série gay em horário nobre.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Futura ministra de Direitos Humanos defende adoção por gays


A futura ministra de Direitos Humanos, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que vai defender a adoção por casais do mesmo sexo.
“Quando a gente trata, por exemplo, da possibilidade de as famílias homoafetivas fazerem a adoção, nós estamos trabalhando com algo que é muito importante para as crianças em abrigos. O Brasil deve assegurar o direito à família a essas crianças. A orientação sexual das pessoas não determina se elas serão bons pais ou mães. A superação desse preconceito é importantíssimo.”
Cena G

Glauco Mattoso faz poesia para pedir ao homem do saco vermelho um Natal daqueles Fataes Nataes

Natal! Que desejar, sendo sincero,
a alguem que considero? Peço então
que aquelle homem do sacco vermelhão
penetre no buraco, dizer quero...


Da sua chaminé! Que ganhe, espero,
algum peru carnudo e, pelo vão,
lhe venha a pomba! Vão das pernas? Não!
Da telha! E agoure sorte á hora zero!


Emfim, neste Natal, eu lhe desejo
esguichos, gritos, risos! Fique claro,
refiro-me à champanhe! E vale o ensejo:


Pendure a meia usada! Assim, meu caro,
que a noite escurecer, eis o que almejo:
trocar por nova, e um mimo eu ganho ao faro!

* Com dezenas de livros publicados, Glauco Mattoso é poeta, escritor e foi colaborador do jornal gay "O Lampião da Esquina"
Mixbrasil
O ator Murilo Rosa declarou à revista Veja São Paulo que é a favor do casamento gay. Murilo recentemente interpretou um gay no filme Como Esquecer, dirigido por Malu Di Martino. No longa, o ator vive Hugo, um homossexual que namora com Nani, personagem de Pierre Baitelli. Na entrevista, Murilo falou que acredita na união civil entre pessoas do mesmo sexo. “Por trás do trabalho há uma posição ética, e é preciso ser coerente. Não posso fazer um homossexual, como o personagem que interpretei no filme Como Esquecer, e depois dizer que não acredito no casamento gay”, declarou.
Gnews
Em carta enviada nesta semana ao Diretor-Geral da Rede Globo, Octávio Frosibal, o Presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis (foto), pede a TV a visibilização do afeto que pode existir entre duas pessoas do mesmo sexo, inclusive por meio da veiculação de cena de um “beijo gay”, ou um “beijo de lesbícas”, a exemplo do que já ocorre em outros países latinoamericanos, como a Argentina, o Chile e o México.

A cena, segundo Toni, agregaria o “importante papel que a transmissora vem cumprindo para a desmistificação da homossexualidade por meio de telejornais e novelas, embora haja exceções, em alguns programas humorísticos que ridicularizam os homossexuais.”
O pedido surge devido à recente polêmica sobre a possibilidade do “beijo gay”, desta vez na série “Clandestinos – O sonho começou”, que também não foi ao ar, embora esteja disponível na internet.
Segundo a carta, tem sido divulgado nos meios de comunicação que o motivo que leva – repetidamente – à não transmissão de tais cenas seria a Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Um exemplo disso é a declaração recente do autor Walcyr Carrasco, de que a classificação indicativa “não admite algumas coisas”, “inclusive o beijo gay” em novelas.
Toni alega, entretanto, que a ABGLT teve a oportunidade de ser consultada em reunião promovida pela Secretaria Nacional de Justiça, em 19 de novembro, que teve como tema “Discutindo a classificação indicativa: mídia e violência”. “Na oportunidade, foi esclarecido pela Secretaria Nacional que a classificação indicativa não promove censura, apenas recomenda faixas etárias e, no caso da televisão, estabelece horários recomendados para determinadas faixas etárias. Ainda, foi nos esclarecido que um beijo entre pessoas do mesmo sexo é tratado pela classificação indicativa da mesma forma que um beijo entre heterossexuais, não podendo este órgão promover a discriminação em suas classificações indicativas.”
“A promoção do respeito à diversidade sexual, e a consequente redução do preconceito e da discriminação, se dá em parte pela desmistificação e pela educação em relação àquilo que foge ao padrão imaginário estabelecido. A Rede Globo pode desempenhar um papel ainda mais significativo neste processo”, diz ainda a carta.
A ABLT é uma entidade de abrangência nacional, fundada em 1995, que congrega 237 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.
Gay1

Estamos evoluindo!

WASHINGTON, (AFP) - O Congresso americano anulou, definitivamente, a norma que proibia tornar pública a opção pela homossexualidade nas Forças Armadas, após uma votação no Senado, este sábado.

Após um duro debate, foi anulada por 65 votos contra 31 a lei "Don't ask, don't tell" (Não pergunte, não diga), de 1993, que obriga os efetivos militares americanos a não revelar sua orientação sexual.
A Câmara de Representantes jáa tinha aprovado a nova proposta na quarta-feira.
Antes da votação, o presidente Obama, que deverá promulgar a nova lei nos próximos dias, havia comemorado a disposição dos legisladores em abordar a anulação da norma.
"Hoje, houve um avanço histórico no Senado para terminar com uma política que minava nossa segurança nacional, violando os ideais dos nossos valentes homens e mulheres militares que arriscam a vida para nos defender", disse Obama.
"Nossa nação não negará mais o serviço a milhares de americanos patrióticos, obrigados a deixar o Exército, apesar de uma atuação exemplar de muitos anos, porque são homossexuais", afirmou o presidente em um comunicado.
"E centenas de milhares mais não deverão viver na mentira para poder servir ao país que amamos", acrescentou.
O tema tem provocado um intenso debate na sociedade americana nos últimos meses, envolvendo personalidades como a cantora Lady Gaga, que difundiu várias mensagens na internet a favor da supressão da lei, que qualifica de "discriminatória".
O Senado havia rejeitado, na semana passada, uma primeira versão da medida, que faz parte de um amplo projeto de lei de financiamento do Pentágono.
No entanto, a Câmara de Representantes aprovou, em maio, a abolição da lei que obriga os gays e lésbicas das Forças Armadas americanas a esconder sua orientação sexual sob a ameaça da expulsão.
Após o fracasso que supôs o repúdio do Senado, representantes das duas câmaras e das duas forças políticas decidiram propor um novo projeto de lei independente, isto é, que não dependesse de outro texto.
A Câmara de Representantes aprovou a nova proposta por 250 votos a favor e 175 contra.
Esperava-se uma oposição maior no Senado, apesar de que o senador independente Joe Lieberman havia antecipado na sexta-feira que "dispomos dos votos, é o momento de fazê-lo", em declarações à CNN.
No partido republicano continua havendo senadores contrários ao acordo desde o começo, embora alguns, como as centristas Susan Collins e Olympia Snowe se uniram à maioria que apóia a questão.
Os republicanos expuseram que vários altos comandos das Forças Armadas americanas se opõem à abolição, entre eles o general James Amos, chefe da Marinha.
Obama manifestou várias vezes o desejo de abolir a lei "Don't ask, don't tell" antes do fim do ano.
O chefe de Estado-maior conjunto dos Estados Unidos, o almirante Michael Mullen, assegurou recentemente que os soldados americanos estavam preparados para abolir o texto controvertido.
A lei, que foi revisada pela Justiça americana em vista de seu caráter discriminatório, provocou desde sua aprovação, em 1993, a saída de 14.000 soldados por causa de sua homossexualidade, segundo várias associações.
Um estudo do Pentágono revelou, no fim de novembro, que 70% de 115.000 militares e 44.000 parceiros de militares interrogados são favoráveis à anulação da lei, mas alguns representantes republicanos das duas câmaras temem que a suspensão ameace a eficácia dos soldados em combate.
Gay1

PENSE NISSO!

A vida é uma grande surpresa. Não vejo porque a morte não seria uma surpresa ainda maior.
Vladimir Nabokov