sábado, 24 de outubro de 2009



Representantes de grupos organizados de ateus, magistrados, umbandistas, evangélicos e homossexuais realizaram na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na ultima sexta-feira, 23, as 15h, uma manifestação conjunta contra o chamado Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. O documento privilegia apenas a Igreja Católica para ser objeto de um acordo com o Estado brasileiro, o que está sendo considerada uma afronta à laicidade do Estado.Chamado também de concordata Brasil-Vaticano, o Estatuto estabelece o ensino religioso confessional em escolas públicas, o uso de dinheiro público na manutenção de bens de propriedade da Igreja Católica e interferência de princípios religiosos em questões trabalhistas e matrimoniais. A concordata já foi aprovada pelo Senado Federal na última semana.A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) emitiu nota condenando o acordo, classificando-o como "grave retrocesso ao exercício das liberdades e à efetividade da pluralidade enquanto princípio fundamental do Estado". A entidade estuda apresentar no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o documento.Participaram do encontro no Espaço Tiradentes a Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, Associação Brasileira de Defesa da Laicidade do Estado, Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Associação Brasileira de Templos de Umbanda, Superior Órgão de Umbanda de SP, Conselho Regional de Assistentes Sociais -SP, Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, Católicas pelo Direito de Decidir, Associação dos Pastores Evangélicos do Piauí, Ação Educativa e outros.



Durante seminário sobre homofobia nas escolas na Câmara dos Deputados, em Brasília, entidades ligadas aos direitos dos homossexuais, travestis e transexuais cobraram, na última quinta-feira, 22, que a homofobia tenha o mesmo tratamento legal que a prática de racismo. Isso poderia ser feito por meio da aprovação Projeto de Lei 5003/01, que considera crime o preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero, aprovado na Câmara em 2006 e que ainda tramita no Senado Federal. Promovido pela Comissão de Legislação Participativa e pela Comissão de Educação e Cultura, o encontro discutiu ainda a capacitação de profissionais da Educação como forma de combater a homofobia dentro do ambiente escolar, garantido aos LGBT o direito à escola.


O reconhecimento do casamento gay pode se tornar realidade em Nova York em breve. Durante jantar com representantes do governo nesta quinta, 22, o governador David Paterson, velho apoiador da causa, disse esperar assinar a lei da união gay nas próximas semanas. De acordo com o "New York Times", Paterson afirmou ter expectativas de, em breve, receber do Senado a versão final do texto para poder sancioná-la. Caso a lei entre de fato em vigor, Nova York será o sétimo Estado norte-americano a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.



homofobia por vezes demonstrada por líderes religiosos será o tema do próximo encontro do Núcleo de Jovens do Estruturação, grupo LGBT de Brasília. Neste sábado, 24, serão debatidas formas de reação a atitudes extremistas por parte de igrejas no que se refere a causas LGBT. Está prevista a exibição de um documentário sobre o assunto. A reunião será realizada a partir das 17 horas na sede do Estruturação (SRTVS 701 Ed. Assis

Um oficial da Marinha norte-americana teve aposentadoria compulsória decretada após investigação sobre abusos cometidos em uma base no Bahrein. Michael Toussaint é apontado como um dos reponsáveis por humilhações cometidas contra militares gays. Um deles, Joseph Rocha, contou que foi vítima de perseguição durante dois anos. Ele chegou a ser forçado a simular sexo oral com outros homens e comer ração de cachorro.A investigação sobre a base do Bahrein registrou mais de 100 casos de humilhações cometidas entre 2004 e 2006. Michael Toussaint está prestando serviços administrativos até que sua aposentadoria saia, em janeiro. Ele também recebeu uma carta de censura que ficará para sempre em seus registros militares.



sexta-feira, 23 de outubro de 2009





A Broadway levará para os palcos um dos maiores sucessos do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o filme Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos. E segundo o site da revista Variety, os testes já começaram e contaram com duas grandes atrizes do cinema Salma Hayek e Jessica Biel.A estreia do musical está prevista para abril de 2010, mas ainda segundo a revista, nenhum ator assinou o contrato, pois a produção está em fase muito preliminar.Almodóvar, que está em Nova York para promover seu último filme, Os Abraços Partidos, assistiu os testes para o musical. E ainda elogiou os autores por respeitarem o fato da história se passar em Madri, assim como o nome das protagonistas: Pepa e Candela.
A cidade de Londres inaugurou nesta quinta-feira, 22, seu primeiro Centro Turístico GLBT, que vai contar com atendimento especializado e se destinará também a auxiliar os LGBT que não forem turistas, que moram na capital da Inglaterra.Com funcionamento de segunda a sábado, das 12h às 18h, o Centro está sediado em uma sobreloja na Lisle Street, em cima do Bar Ku. O objetivo dos idealizadores é mostrar que a cidade é o melhor destino gay na Europa toda. No local, os LGBT poderão contar com informações turísticas em geral, internet wi-fi, revistas gays, bar e descontos para atividades culturais.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009



A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) publicou no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, 19, a instrução normativa número 6, que prevê a assistência de companheiros ou companheiras de servidores homossexuais. Em Pernambuco, os municípios do Recife e Paulista já concedem esse direito.Essa concessão era uma promessa feita pelo governador pernambucano, Eduardo Campos, ainda na época de sua campanha eleitoral. Ele foi cobrado sobre o benefício em setembro, na 8ª Edição da Parada Pela Diversidade Sexual de Pernambuco. Para ter direito ao benefício, o companheiro do servidor deve apresentar documentos que comprovem a união estável.


A Itália está entre os destinos turísticos globais “obrigatórios” para qualquer viajante, seja ele GLS ou não. Centro do Império Romano e berço do Renascimento, o país é desde sempre um dos principais pontos de encontro do planeta e repleto de tesouros arquitetônicos e artísticos que merecem ser visitados mais de uma vez. E três de suas mais fascinantes cidades requerem atenção especial, quer seja pela história, beleza ou por seu charme único: Roma, Veneza e Milão. Entretanto, melhor não esperar simpatia ou delicadeza dos italianos, um povo que tem seu temperamento moldado, pelo menos nos últimos dois mil anos, por uma quantidade inesgotável de gente vinda de fora, que está apenas a passeio ou que resolve viver por lá. À primeira vista, parece ser antipatia, mas o jeito debochado logo conquista quem resolve conhecer a agitação do povo italiano, que preza por um jeito singular de se comunicar e que tem verdadeira adoração pela comida, pela elegância, pela sensualidade, pelo sorvete e, por que não, pela beleza. Outro detalhe importante: os italianos também dirigem de uma maneira peculiar, e esse é um bom motivo para que você deixe as chaves do carro de lado quando estiver em qualquer uma das cidades do país. Uma vez em área urbana na Itália, abuse do transporte sobre trilhos e caminhe pelos centros históricos, que carregam a responsabilidade de ser epicentro fundamental do nascimento da civilização ocidental contemporânea. Em qualquer cidade da Itália, comece um passeio a partir da estação de trem – todas são próximas do centro histórico e reúnem a melhor infraestrutura para um viajante.




O polêmico filme “Do Começo ao Fim”, do diretor Aluízio Abranches, vai estrear oficialmente no próximo dia 12, no 17º Festival Mixbrasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual e está escolhendo seu cartaz oficial de divulgação por meio da internet. Quem quiser dar seu voto precisa assistir ao vídeo da votação com os gatos atores do longa e enviar um e-mail para o cartaz escolhido. O 17º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual rola entre 12 e 27 de novembro. A abertura para convidados será realizada no CineSesc, em São Paulo.












Segundo a Advocate.com, com uma semana de antecedência do que seria o aniversário de 79 anos de Harvey Milk, o Senado da Califórnia aprovou a criação de um dia para homenagear o primeiro político assumidamente gay eleito oficialmente nos EUA. O dia de nascimento de Milk, 22 de maio, não será um feriado – as escolas e instituições não fecharão – mas os legisladores acreditam que dessa forma garantem que as contribuições e a vida de Milk ao estado serão reconhecidas e lembradas.“Harvey Milk arriscou tudo para mudar o curso da história e conquistar direitos civis para a comunidade LGBT”, disse o diretor executivo da ONG EQCA Geoff Kors. “Não há ninguém melhor para ser honrado dessa maneira pelo Estado da Califórnia.”No ano passado, a história do político virou filme pelas mãos do diretor Gus Van Sant. "Milk - A Voz da Igualdade", estrelado por Sean Penn, levou três estatuetas douradas no último Oscar.


O padre Anthony, de Ohio, nos Estados Unidos, fez uma saída triunfal do armário: revelou que é a cantora drag queen Big Mama Capretta.Para celebrar o mês do Orgulho Gay, Anthony, cujo hit “Big Mama’s House” está na 25ª posição da Billboard, revelou todo o mistério acerca de sua verdadeira identidade: disse ser um padre católico e afirmou que não teve medo de assumir seu lado, digamos, mais artístico.“Não tive medo de sair do armário e de anunciar que sou um padre católico homossexual (…). Sou a prova viva de que uma pessoa pode conquistar tudo o que pretende. Temos que nos amar e nos divertir nesse mundo, e eu estou disfrutando da minha vida sendo quem sou e o que Deus quer que eu seja”, declarou o padre.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009



Um dos filmes gays mais aguardados do ano foi o escolhido para abrir o 17º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual. O longa brasileiro, Do Começo ao fim, de Aluízio Abranches, retrata a delicada relação entre dois irmãos que são muitos próximos quando crianças e, na vida adulta, acabam vivendo uma grande paixão.O filme conta com a participação de Fábio Assunção no papel do pai de um dos garotos e de Julia Lemmertz no papel da mãe. Na fase adulta os irmãos Francisco e Thomás são interpretados pelos atores João Gabriel e Rafael Cardoso.A abertura do Festival, que acontece entre os dias 12 e 27 de novembro, será realizada só para convidados.


Uma biografia não autorizada sobre a vida do cantor Michael Jackson, falecido na semana passada, promete causar polêmica: segundo o repórter de celebridades Ian Halperin o “rei do pop” era gay.
Em artigo publicado no jornal britânico “Daily Mail”, Halperin diz que ele teria conversado com dois ex-namorados do astro para descobrir que os boatos sobre Jackson ter abusado sexualmente de crianças são absolutamente falsos. Atualmente, o jornalista escreve um livro sobre os últimos anos da carreira do pop star.
No artigo, Halperin antecipou algumas descobertas: “No curso de minhas investigações, conversei com dois de seus amantes, um deles é garçom em Hollywood, outro é um aspirante a ator. O garçom continuava amigo [de Michael Jackson] até sua morte na semana passada. Ele atendeu Jackson em um restaurante, Jackson ficou interessado, e os dois dormiram juntos na noite seguinte. De acordo com o garçom, Jackson se apaixonou por ele.”
Em 2006, o irmão do cantor, Jermaine, disse em entrevista que ele e a família suspeitaram certa vez que Michael era gay.




O cantor Elton John revelou ter perdido a virgindade com 23 anos e ainda disse que gostaria de ter ido mais cedo com um homem para cama. Elton falou também que não sabia que ele era até fazer sexo pela primeira vez.Em uma carta que o cantor escreveu nos dias atuais para o Elton de 16 anos, confessa: "Eu cometi o erro de não ter feito sexo até os 23 anos! Eu amei estar com outro homem e me senti aliviado quando eu finalmente soube quem eu era. Eu cometi o erro de me apaixonar muito cedo porque eu era ingênuo e romântico".A carta está no novo livro de Joseph Galliano, chamado Dear me: A Letter to My Sixteen-Year-Old Self. (Querido eu: Uma carta para o meu eu aos 16 anos, em tradução livre). "Meu conselho para você é nunca caçar o amor. Ele te encontrará quando você menos espera. Dirvirta-se, faça muito sexo seguro e aproveite a sua sexualidade. Tenha orgulho de quem você é". Ele continua: "Eu cometi muitos erros. Fique longe das drogas, elas são perda de tempo. Lute pelos direitos dos seres humanos. Seja gentil, afetuoso e forte".
A princípio é para a comunidade "ursina" paraibana mas como na internet o mundo é o limite, todos os interessados no assunto podem conhecer o blog e se comunicar.Há referências inclusive aos sites de ursos do Chile, México e Argentina. “Urso que é Urso não tem meias palavras, vai direto ao assunto. Desse modo, este espaço visa promover o encontro, a troca de ideias e a manifestação daqueles que vestem a pele de Urso, que são machos (no melhor sentido) o suficiente para afirmar sem vergonha seu desejo por outros homens, também machos o suficiente”, escreve Magalhães.Algo interessante no blog é a explicação referente aos termos usados. Você sabe por exemplo o que é lontra, no palavreado "ursino"?Para conhecer o blog clique aqui.

Justin Richardson e Peter Parnell, autores de “And Tango Makes Three”, livro para crianças sobre a história de um casal de pinguins gays, deram recentemente as boas-vindas a seu primeiro filho.A menina Gemma nasceu em fevereiro, mas só agora a notícia foi divulgada. A criança foi gerada a partir de inseminação artificial e ambos os pais doaram sêmen para o tratamento.A inspiração para escrever o livro veio depois que o casal soube da história de Roy e Silo, dois pinguins macho do zoo de Nova York que adotaram um filhote. O livro provocou polêmica em alguns países e, nos Estados Unidos, foi retirado de algumas escolas.Em abril, ele já era considerado pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês) o livro mais banido do país.






A cantora, compositora e pianista, Angela Ro Ro, um dos ícones dos anos 80, é a convidada do “Marília Gabriela Entrevista” deste domingo, dia 25. Ela fala sobre a vida pessoal, conta como largou os vícios e comemora os 60 anos de vida e 30 de carreira no próximo ano. Com 11 CDs e um DVD gravados, sendo os últimos trabalhos “Compasso” e “Angela Ro Ro Ao Vivo”, ambos da Indie Records, Angela revela sua intimidade e as dificuldades de sua trajetória profissional.Marília Gabriela começa a entrevista questionando se deixar de ser louca trouxe algum benefício para a cantora, que responde: “Eu não deixei. Loucura é criatividade, ousadia, questionamento. Deixei de ser alcoólatra, ‘toxicômana’ e tabagista de plantão. Foram 56 kg que eu perdi. Estou mais sadia, mas a loucura me orienta”. A apresentadora quer saber ainda se a entrevistada se considera corajosa. “Não tive coragem nem força durante a minha vida. Tive medo desde muito nova. Fui vítima de pedofilia aos nove anos de idade, pelo meu tio, no leito dos meus pais. Foi mais uma moléstia, mas que me afetou. Sempre tive mais fraqueza do que força. Depois de passar por coisas maravilhosas, agora, a Angela mais madura está com um pouco mais de força. Força de quem sabe que é fraco”, confidencia.Angela Ro Ro decidiu emagrecer e largar o cigarro quando sentiu que já não respirava bem: “Estava sem fôlego cantando. Estava intoxicada, sem conseguir cantar, andar. Não quero ditar regras ou dar conselhos, mas, no meu caso, eu parei de comer certas coisas, de fumar, comecei a andar”. A cantora considera que possui um público cativo, mas que aumenta a cada ano, inclusive em pessoas de menor idade. “Não é só o público gay, porque eu sou gay assumida”, aponta ela, que já foi violentada pela polícia e sofreu com escândalos providenciados por homofóbicos, segundo a própria.A última turnê da convidada pela Europa foi em 2002, quando fez shows em Berlim e Paris. Gabi pergunta se parar de se entorpecer afetou a criatividade de Angela. “Parar só me fez bem. Que bom que agora não tem ressaca no dia seguinte. Mas eu nunca fiz música sob efeito de nada. Agora eu estou liberta. Agora, mais velha, eu posso dançar, me locomover no palco. Eu estou livre”, comemora a cantora, que está casada há dois anos com uma mulher de fora do meio artístico.“Casamento não é quartel. O fundamental para qualquer relação é o carinho, respeito, solidariedade, confiança e amizade. E no casamento também tem que ter tesão”, completa.

terça-feira, 20 de outubro de 2009



Rio 2016

















Os quatro meses que Boy George passou na prisão, de janeiro a maio deste ano, parece terem sido de fato inspiradores, como o próprio já alardeou. O cantor, enquanto esteve preso, compôs uma canção inspirada nas confusões criadas por Amy Winehouse, segundo o jornal The Times, que divulgou um trecho da música. Intitulada Your Pain Makes a Beautiful Sound (Sua dor faz um som lindo, em tradução livre), diz em um de seus versos: “You're a genius, you're a car crash/ It's hard to say what you do best" ("Você é um gênio, você é uma batida de carro/ É difícil dizer o que você faz de melhor").
George foi condenado por agressão e cárcere privado do garoto de programa Audun Carlsen. Ele e Boy George se conheceram em um site de relacionamentos, o Gaydar, em 2007. Carlsen concordou em ir até o flat do cantor para uma sessão de fotos e, meses depois, retornou ao flat por insistência do cantor. Lá, Carlsen teria sido algemado e agredido por George e outro homem.
Segundo o cantor, entretanto, os quatros meses na prisão foram bastante férteis. "Escrevi muitas coisas que serão lançadas no ano que vem. Escrevi um diário e muitas músicas", sentenciou Boy George.