sábado, 21 de novembro de 2009

Se você não está assistindo o reality show "A Fazenda", exibido pela Rede Record, um bom motivo pode mudar os seus planos: os bonitões, além de brigarem muuuito, estão tomando banho beeem à vontade no confinamento.
O ator Theo Becker na manhã de sexta-feira, 19, resolveu liberar mais que o corpão escondido apenas por uma cuequinha branca. Sem se preocupar, ele tirou a sunga no maior sossego para as câmeras, sem se preocupar se algo a mais iria aparecer.
"Se tu não quiser me ver pelado, não olhe", gritou Theo para a dançarina Mirella, que virou para outro bonitão Miro, dizendo que o rapaz estava ficando louco. "Eu sei que depois eles colocam aquele pretinho", justificou Theo, referindo-se à tarja preta que resolveria o problema.
Nesta semana, Theo está na roça e pode ser eliminado. Portanto esses podem ser os últimos momentos do loiro na atração. Não perca!




O ator Rodrigo Santoro interpreta mais um homossexual nos cinemas. Ele, que já viveu personagens da comunidade LGBT, com direito à travesti Lady Di em Carandiru, dá vida ao bonitão de I Love You Phillip Morris, que beija Jim Carrey no longa.
Para o ator, não existe nenhuma preocupação em dar vida a personagens gays, nem em ser rotulado como um ator gay. "Não me importo em ser tachado como ator gay. Fiz mais filmes como hetero. Portanto, matematicamente, eu teria de ser tachado como ator hetero, não é?", declarou o ator, seguro.
I Love You Phillip Morres já agradou os fãs por onde passou: como nos festivais de Sundance, nos Estados Unidos, e Cannes, na França. Mas gerou uma frustração: a comentada cena do beijo entre Santoro e Carrey foi cortada pela derição. O motivo?
"A química sexual entre Santoro e Jim Carrey era muito grande e estava se sobressaindo na história principal, por isso cortamos", explicou Glenn Ficarra, um dos diretores e roteiristas do longa. No entanto, os fãs vão poder assistir as cenas em alguns meses. "Ela estará presente nos extras do DVD", completou Ficarra.

Depois de virar notícia em todo o mundo, Chaz Bono, o filho transexual da cantora Cher, apareceu publicamente pela primeira vez desde que se submeteu a cirurgia de transgenitalização, conhecida popularmente como cirurgia de mudança de sexo.Em entrevista ao programa de TV americano Good Morning America, Chaz, que nasceu biologicamente mulher, apareceu com um visual totalmente masculino e declarou que passar por toda a transição "foi a melhor decisão" que já tomou."A vida é curta e preciosa. Este é quem eu sou. Eu preciso finalmente ser quem eu sou", declarou Chaz. Para o transexual, "gênero está entre as duas orelhas, não entre as pernas".Com quase 40 anos de idade, Chaz anunciou em março passado que iria passar pela transição, mas declarou que se sente pertencente ao um gênero oposto ao seu de nascença desde seus 20 anos.

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) protocolou uma ação civil pública na 20ª Vara Cível da capital paulista, para que o Plano de Saúde Omint inclua como dependente o companheiro do mesmo sexo do titular. O pedido é do procurador Jefferson Aparecido Dias, que requer a ampliação de uma decisão judicial de 2004, que obrigou 12 seguradoras da capital paulista a reconhecerem o seguro compartilhado aos homossexuais. "A união homoafetiva é uma realidade social e é dever do Estado garantir o direito fundamental à escolha sexual, mediante a garantia do tratamento isonômico aos casais homossexuais", disse o procurador, que apontou a falha da Agência Nacional de Saúde (ANS), por não penalizar a empresa que se recusou a aceitar fazer planos de saúde para casais do mesmo sexo.O procurador entendeu que a atitude da empresa fere o princípio de isonomia previsto na Constituição Federal e na Declaração Mundial dos Direitos Humanos. "O direito à orientação sexual deve ser considerado como essencial à pessoa humana, como direito da personalidade, sendo inalienável, cuja proteção é indispensável para resguardar a dignidade da pessoa humana", defendeu.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


O fotógrafo norte-americano Terry Richardson esteve no Brasil para fazer as fotos da nova campanha da grife Forum. Aos 44 anos, Richardson mudou a cara da fotografia nos anos 90 com imagens diretas, realistas e com forte teor sexual. Terry tem uma relação especial com o Brasil. Em 2008 ele lançou o livro "Rio Cidade Maravilhosa", com fotos de várias personalidades, entre elas Cauã Reymond. Pois bem, o fotógrafo é um dos entrevistados da última edição da revista Serafina, publicação mensal do jornal Folha de São Paulo.Na conversa ele fala sobre o processo de desnude dos seus trabalhos, de ter fotografado Yasmin Brunet e também sobre as revistas gays. O jornalista Alcino Leite Neto comenta com o artista que "no Brasil há revistas gays que optam por fazer fotos eróticas de rapazes, mas sem mostrar as parte íntimas". "As pessoas ainda têm medo ou vergonha do sexo?", pergunta o jornalista.Eis que o fotógrafo responde: "As revistas gays estão sempre preocupadas e não querem ouvir comentários como 'ah, isso é muito gay', ué, mas não é esse o propósito?". Em seguida, Richardson conclui que acha tudo isso "muito engraçado, porque você abre o jornal e vê violência, tortura e pessoas mortas". O fotógrafo reflete e diz ainda que no "fim das contas, as revistas têm a ver com dinheiro e anunciantes". "Dependendo do conteúdo, ela pode ter problemas e perder anúncios. Elas são um negócio, não uma arte", finaliza.


Em São Paulo para divulgar o filme em que é personagem, o prefeito de Campillo de Ranas, a 125 km de Madri, Francisco Maroto declarou que depois que a Espanha aprovou a lei de união civil entre homossexuais, sua cidade se tornou um pólo casamenteiro. "Uns dez" gays brasileiros já oficializaram sua união por lá, disse o prefeito ao jornal Folha de São Paulo.O filme "Casamento à Espanhola", que faz parte da programação do 17º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual, conta a história do vilarejo de Campillo e de Francisco, que é casado com o juiz de paz Enrique Rodríguez.Questionado sobre o que acha do projeto de lei que o Brasil vai votar contra a homofobia, Francisco afirmou que é "muito importante que se aprove essa lei". "O mundo inteiro está com os olhos no Brasil, por causa da Olimpíada, por causa do Lula. É muito importante para que o mundo pela primeira vez comece a olhar para o Brasil como um país de vanguarda, que zela pelos direitos humanos".O prefeito explicou que em sua cidade, os brasileiros podem oficializar sua união se for com um cidadão da União Europeia. Segundo ele, não há muita burocracia. "Para os homossexuais se casarem são necessários os mesmos documentos de que um casal heterossexual precisa. A pessoa dá entrada no processo e em até 20 dias está casada". Segundo o prefeito, o número de casamentos gays realizados em Campillo chega aproximadamente a 280. Ao final da entrevista, Francisco aproveitou para deixar um recado ao presidente Lula. "Ele [Lula] não deve acabar o governo sem aprovar a lei de matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Lula é uma pessoa que parece muito humana e que está deixando uma boa imagem do Brasil. Esse seria um bom final para a sua gestão", concluiu.


Na onda do Ano da França no Brasil, o Cineclube LGBT exibirá o longa francês Lavagem a Seco (Nettoyage à Séc), de Anne Fontaine, no dia 27 de novembro, às 21h, no Rio de Janeiro. Fontaine também é diretora de Coco Antes de Chanel, em cartaz no Brasil.Livre de preconceitos, o filme aborda temas como sexo, homossexualidade, infidelidade e a falência do casamento como instituição. Um casal que vive um relacionamento sem tempero vai até a uma boate e lá assiste a um show de uma drag que mudará suas vidas.Após a sessão, o DJ Great Guy comandará as pick-ups, dando continuidade à já tradicional noite GLS carioca . Os ingressos antecipados serão vendidos a partir de quarta-feira, 25/11, às 15h.

A atriz Deborah Secco, que está filmando o filme Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião, de Marcus Baldini, e fazendo o papel da polêmica protagonista, disse em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo que fica mais emocionada cada vez que entende as emoções e os atos de sua personagem. "Ela tem um vazio de amor. Foi abandonada pela família biológica e não teve amor dos pais adotivos. Por isso entrou nessa vida", comentou. A atriz também contou que já perdeu quatro dos oito quilos que precisou engordar para fazer Bruna Surfistinha na primeira fase do personagem.Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião é baseado no livro homônimo lançado por Rachel Pacheco, que atendia seus clientes com o nome de Bruna Surfistinha. Na história original, a ex-garota de programa conta detalhes de transas com mulheres. Não se sabe ainda se Deborah interpretará alguma dessas passagens.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009




No jantar de gala anual de sua fundação, que aconteceu na última segunda, 16 de novembro, o cantor Elton John alertou que os jovens estão colocando suas vidas em risco por não praticarem sexo seguro. "Nós achamos que muitos jovens não estão escutando o que estamos dizendo. Receio que muitos estão subestimando a doença por não praticarem sexo com segurança. É uma questão clínica. A cada dez anos uma nova geração chega e você tem que educa-los". O cantor ainda disse que, apesar da aids não ser uma doença nova, sua fundação tem visto um número crescente de infecções de HIV em mulheres afro-americanas, em comunidades gays e rurais. O jantar também contou com a presença de várias celebridades, como Sharon Stone, Bill Clinton e o ator Daniel Craig.
O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, manifestou-se na noite de segunda feira, 16 de novembro, sobre a repercussão gerada pelo primeiro personagem possivelmente gay de suas histórias.Via twitter, ele diz que "a história que está provocando celeuma deve ser lida e interpretada pelo leitor". Na história de capa, que integra a 6ª edição da revista Tina, o personagem Caio assume ser comprometido, apontando para outro rapaz. Os outros personagens ficam surpresos com a afirmação.Em novo post, o cartunista ainda fez questão de esclarecer que "a revista Tina é uma nova publicação dirigida a um público adulto jovem, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil". "Na TV, no cinema, nas revistas das bancas, há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações? Mas uma coisa vai se manter em todas as nossas produções: o respeito pelo ser humano. Pela pessoa. E a elegância no trato de qualquer tema", disse o autor.




A tradicional festa Trash 80’s celebrará a diversidade sexual neste fim de semana no Clube Caravaggio em São Paulo.Na sexta, dia 13 de novembro, a top drag Thalia Bombinha, protagonista de dois curtas que fizeram (muito) sucesso na web: A Drag a Gozar e O Diabo Veste pra Dá, fará uma apresentação ao lado da Trupe Trash. Apagões, com o tema "Gato Mia", também ocorrerão durante a noite.Já no sábado, dia 14, a Trash recebe os DJs e namorados Allan Gonçalves e Neto Krüger. E os cantores Cleo Caetano e Bruno Kimura cantam músicas românticas da década de 80, para embalar os apaixonados. Cupidos circularão pela festa para entregar bilhetinhos às paqueras. O clube Caravaggio fica na Rua Álvaro de Carvalho, 40, Centro. Tanto na sexta como no sábado, a casa abre a partir das 23h. Ingresos: R$ 30 (com reserva ou flyer, R$ 25 até a 1h).

O governo autríaco concordou em legalizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A medida precisa, no entanto, ser aprovada pelo Parlamento para passar a vigorar em 1º de janeiro de 2010. No entanto, a adoção de crianças e a inseminação artificial continuam sendo proibidas para casais gays.Se aprovada, os casais gays não terão todos os direitos já concedidos aos heterossexuais, como o de firmar a parceria nos cartórios civis. Ao invés disso, terão de ir às secretarias municipais de suas respectivas cidades. A ministra das Relações das Mulheres, Gabriele Heinisch-Hosek, pressionou para que os casais gays fossem autorizados a registrarem a união da mesma maneira que os heterossexuais. De acordo com a AFP, ela disse que a lei era um "documento inacabado".



O Megga Club abre às portas neste sábado, dia 21 de novembro, no último final de semana do ano com feriado em São Paulo, para atrair também os turistas que devem passar pela capital. Para essa sua terceira edição, depois da sua reabertura, o clube traz novamente um DJ internacional, a norte-americana Alyson Calagna, conhecida da cena gay de Miami. Para completar o line up da pista principal, o DJ residente Paulo Agulhari e Mauro Mozart. Na segunda pista, o residente André Medeiros recebe o DJ Guto Rodrigues como convidado. A organização da casa ainda promete decoração especial, VJs, muitos go-gos e performances.Serviço:Megga ClubQuando: Dia 21 de novembro, às 23h59End.: Rua Achilles Orlando Curtolo, 646, Barra Funda, São PauloTel.: (11) 3063-5519Preços: R$ 30 (com lista) e R$ 35 – homens/ R$ 80 - mulheres

quarta-feira, 18 de novembro de 2009



Recife Convention & Visitors Bureau, órgão que promove o turismo na capital pernambucana, levará um projeto de temática gay para o Festival de Turismo de Gramado. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de novembro e os pernambucanos deverão apresentar detalhes da campanha "Friendly LGBT. Pernambuco simpatiza com Você", que funciona desde 2008. "O turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem no mundo. No Brasil, o mercado está em verdadeira expansão", afirmou José Otávio de Meira Lins, presidente do órgão turístico do Recife.Durante o Festival de Gramado será distribuído o Guia da Diversidade, que reúne informações sobre estabelecimentos gay friendly do Recife.




O encerramento do Projeto Nacional de Capacitação em Projetos Culturais para Grupos LGBT será realizado no Rio de Janeiro. A iniciativa, de autoria de ABGLT em parceria com outros grupos e financiado pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, visa orientar na produção e formatação de projetos culturais para a população LGBT através das Leis de Incentivo à Cultura.A capacitação já passou por quatro regiões do País. No Sudeste, última região a receber o projeto, o encontro será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de novembro.São esperados 30 participantes e as inscrições podem ser feitas até esta quinta, 19. Informações pelo e-mail capacitacaocultural.lgbt@hotmail.com.

A revista Out acaba de divulgar a lista das 100 personalidades que mais influenciaram o universo LGBT em 2009. E no topo da lista está o cantor Adam Lambert, que ficou famoso por participar do reality American Idol. A lista ainda traz a atriz Wanda Sykes, a cantora Cyndy Lauper, Pedro Almodóvar e o filho da cantora Cher, o transexual Chaz Bono. Em entrevista à revista, Lambert disse que muitas pessoas acham o jeito como lida com sua sexualidade ofensivo porque ele é gay. "A sexualidade masculina está apavorando a América". Além de Lambert, Sykes e Lauper, a capa da revista Out deste mês ainda trouxe o assumido militar Lt. Dan Choi e o diretor Rob Marshall.Lauper é a única hétero da capa e, por isso, ganhou o título de "aliada do ano". A cantora foi a responsável pela fundação da True Colors Fund, instituição que conta principalmente com doações e voluntariado. Segundo seu site, a cantora, com a ajuda de outros artistas, já arrecadou mais de 200 mil dólares para outras organizações LGBT.


Contrariando uma afirmação feita há alguns meses, o célebre cartunista Mauricio de Sousa incluiu na revista Tina o primeiro personagem possivelmente gay. Na 6ª edição da revista, Caio é apresentado como melhor amigo de Tina na história de capa. Em um momento da história, ele diz a outro personagem que é comprometido e indica outro rapaz, que confirma a história. A afirmação causa surpresa no outro personagem. Segundo a assessoria do cartunista, essa é a primeira vez que o assunto é abordado e cumpre a promessa do autor de discutir questões ligadas ao universo adolescente, "de forma tranquila e sem levantar bandeiras". A assessoria ainda levanta a possibilidade de que ele seja bissexual e afirma que ele voltará a aprecer nas histórias. Nesta edição há também um discurso de Tina, agora estudante de jornalismo, contra todas as formas de preconceito.


terça-feira, 17 de novembro de 2009







Existe uma possibilidade dentro das impossibilidades". É com essas palavras que o cineasta Aluizio Abranches ("Um Copo de Cólera") define seu novo filme: "Do Começo ao Fim", que estreia no país no próximo dia 27, depois de ter aberto o festival Mix Brasil, no último dia 14.


Os protagonistas são dois meio-irmãos que se apaixonam e se envolvem, inclusive sexualmente.
Abranches disse que tinha noção de que o longa causaria polêmica, mas está espantado com a repercussão do filme. "São assuntos delicados, tabus mesmo, a homossexualidade e o incesto. Eu queria fazer algo radical, mas ao mesmo tempo bonito. Os personagens tornam isso possível. A força do filme está na aceitação que eles têm do amor um pelo outro".O diretor conta que se espantou ao ver tanta gente reclamando que no filme não há conflito. Os dois irmãos aceitam seu amor sem nenhum problema, assim como os outros personagens, que não questionam nem estranham esse relacionamento delicado. "Acho que o público não consegue suportar uma história com final feliz, algo otimista". Mas, alega o diretor, não pense que "Do Começo ao Fim" retrata um mundo cor-de-rosa. "Existem conflitos, existem questionamentos, só porque não estão escancarados. Muita gente está reclamando por causa disso. Mas o que as pessoas querem? Uma tragédia, que os dois rapazes apanhem, morram, só porque se amam?".O diretor complementa: "O filme tem ética - que ninguém venha me dizer o contrário. O julgamento está do lado de fora, eu deixei isso para o espectador. E descobri que incomoda muito mais um casal de gays felizes do que infelizes. Se eu deixasse um clima pesado, um final trágico, talvez as pessoas não reclamassem. Mas essa abordagem também não me interessa".
A ideia para criar o casal de irmãos, Thomás e Francisco, surgiu na cabeça do diretor, que também assina o roteiro, há muitos anos, numa das vezes em que releu "Os Maias", de Eça de Queiroz. O romance português retrata um amor impossível entre um irmão e uma irmã. Mas Abranches quis radicalizar ainda mais, colocando dois irmãos do mesmo sexo. Agora, que o filme está pronto e prestes a chegar aos cinemas, o diretor pondera: "Eu queria que as pessoas entrassem mais no filme, na relação dos dois. Que fossem assistir ao longa sem preconceitos. Acho até que 'Do começo ao fim' pode ajudar muitos adolescentes a entenderem a sua homossexualidade e a se assumirem. Se for esse o papel do meu filme, já estou satisfeito".Abranches defende que, com seu filme, prega um mundo mais tolerante. "O fato de os dois personagens serem irmãos reforça a liberdade homossexual deles. Eu vejo como algo que o destino lhes preparou". Para abordar um tema tão complexo e complicado como o incesto, Abranches cita dois filmes: "Os Sonhadores" (2003), de Bernardo Bertolucci, no qual uma irmã e um irmão têm uma relação delicada e cheia de meios-tons, e "O Sopro no Coração" (1971), de Louis Malle, em que uma mãe e um filho passam uma noite juntos. Abranches rodou "Do começo ao fim" há exatamente um ano, entre outubro e novembro de 2008, e fez o filme praticamente na surdina. O longa se tornou assunto apenas em maio deste ano, quando um teaser vazou para a internet e despertou a curiosidade de muita gente - nem sempre positivamente. O próprio diretor conta que teve muita dificuldade de conseguir empresas para investirem no seu longa, quando era ainda apenas uma sinopse. "Os patrocinadores se assustavam, ninguém queria colocar dinheiro no projeto", conta o diretor, que bancou sozinho boa parte do orçamento de cerca de R$ 2 milhões. "Eu acredito, porém, que muita gente dizia que não colocaria dinheiro no filme por causa do tema do incesto, mas, na verdade, eles tinham medo mesmo é da questão da homossexualidade", aponta.Quando finalmente começou a pré-produção de "Do Começo ao Fim", Abranches importou um diretor de fotografia, o suíço Ueli Steiger, que trabalhou em Hollywood em superproduções como "Austin Powers: O Agente 'Bond' Cama", "O Dia Depois de Amanhã" e "Godzilla" - esses dois, de Roland Emmerich, que acaba de lançar "2012". Abranches conheceu Steiger no início dos anos de 1980, quando estudaram cinema na Inglaterra. "Ficamos amigos e sempre nos falamos. Sempre ensaiamos trabalhar juntos, mas nunca deu certo. Desta vez, acabou acontecendo, ele gostou da história e veio para o Brasil filmar comigo. Ele até me disse que abriu mão de fazer '2012' para fazer o meu filme".Se, por um lado, o tema de "Do começo ao fim" assustou possíveis investidores, por outro, tem feito a alegria de psicólogos e educadores, já que o filme levanta questões complexas e raramente exploradas na ficção. "Eu tenho feito palestras, bate-papos em várias associações", conta o diretor. "Os psicólogos, em especial, gostam de discutir o assunto. Vários me contaram que ainda não existe nada documentado, como sobre o complexo de Édipo".


Em meio a muito glamour, briga e confusão, a representante do Espírito Santo, Ava Simões, foi eleita a Miss Brasil Gay no Sport Clube, em Juiz de Fora, no último sábado, 14. Além de receber o maior prêmio da noite, Ava conquistou os prêmios de Voto Popular, Melhor Traje Típico e Melhor Traje de Gala. Com uma produção bem cuidada, o evento começou com a apresentação da Galeria da Beleza, comandada por Silvetty Montilla. Desfilaram a Miss Primavera, Miss Beleza Gay e os Misters Gay da Bahia e Alagoas. Logo depois, os jurados foram apresentados. Isabelita dos Patins, a Miss Brasil Gay 2004 Renata Finsk e a ex-BBB Josi Oliveira estavam entre eles. "Como uma boa juizforana essa não é a primeira vez que venho ao concurso, mas como jurada é a primeira vez e me sinto lisonjeada", afirmou Josi ao Mix.Desfile traje típico
Todas as candidatas desfilaram com trajes típicos representando seus respectivos estados. O destaque foi a Miss Minas Gerais, Karen Moore, que apareceu com uma roupa futurista e leds por todo o corpo. Ava Simões foi recebida com chocolates jogados pelo público e, sempre, levando sua torcida ao delírio. A Miss São Paulo, Taysa Shinayder, também não ficou atrás começando seu desfile high-tech dentro de um cofre. Desfile Traje de Gala
Na segunda parte da noite, todas as candidatas desfilaram com vestidos bem produzidos. Contudo, quem surpreendeu com o figurino foram Ava Simões, Karen Moore, Carol Zwick e Lisa Suam.Shows
Muitas performances marcaram a noite. Léo Áquila arrancou aplausos do público quando cantou uma bateria de músicas e trocou de roupa cinco vezes no palco. "Tenho quinze anos de carreira e isso foi o necessário para eu estar aqui", disse. A cantora Xuxu, que bombou na internet com seu clipe "Pantera Cor-de-rosa", fez uma apresentação morna e, apesar de ser de Juiz de Fora, não animou nem seus conterrâneos. Já Kaika Sabatella surpreendeu se apresentando como Susan Boyle, cantando "I Have a Dream" antes de se jogar no funk. No fim, a fofa tirou a peruca e foi aplaudida de pé, o que a fez sair do palco emocionada. Quase às 4 da manhã, a promessa da noite, a cantora Georgia Brown, insistiu para empolgar o público. Coroação e brigas
A quantidade de prêmios e o séquito de fãs presentes da Miss Espírito Santo provocou mal estar entre as outras concorrentes. Nos bastidores, elas comentavam que Ava Simões não tinha beleza o suficiente nem merecimento de tanto prestígio. Algumas candidatas alegavam que Ava não estava apta fisicamente para participar do concurso. Taysa Shinayder, Miss Gay São Paulo, afirmou que Ava Simões poderia ter feito cirurgia de transgenitalização, o que não é permitido pelo regulamento do concurso.Ao ter seu nome anunciado como Miss Brasil Gay 2009, Ava Simões chorou e recebeu das mãos da Miss Brasil Gay 2008, Lizandra Brunelly, o maior prêmio da noite. Emocionada, desfilou pelo palco e enquanto estava sendo entrevistada por uma equipe de televisão, teve sua peruca arrancada pela Miss São Paulo. Seguranças subiram ao palco, membros da equipe da produção da Taysa Shinayder começaram quebra-quebra no palco e Ava, em prantos, arrumava a peruca para entrar novamente no palco. Durante a confusão, Ava Simões precisou ser escoltada por seguranças. As campeãsPrimeiro lugar: Miss Espírito Santo Gay - Ava Simões
Segundo lugar: Miss Santa Catarina Gay - Carol Zwick
Terceiro lugar: Miss São Paulo Gay - Taysa Shinayder
Quarto lugar: Miss Paraná Gay - Laviny Woitilla
Quinto lugar: Miss Alagoas Gay - Radha VasconcelosMiss Brasil Gay 2009 Júri PopularMiss Espírito Santo Gay - Ava SimõesMiss SimpatiaMiss Paraíba Gay - Andreina MoonTrajes típicos
Primeiro lugar: Miss Espírito Santo Gay - Ava Simões
Segundo lugar: Miss São Paulo Gay - Taysa Shinayder
Terceiro lugar: Miss Minas Gerais Gay - Karen MooreTrajes de galaPrimeiro lugar: Miss Espírito Santo Gay - Ava SimõesSegundo lugar: Miss Santa Catarina Gay - Carol ZwickTerceiro lugar: Miss Rio de Janeiro Gay - Lisa Suam



O Conselho Nacional de Saúde aprovou por unanimidade quinta, 12, a Política Nacional de Saúde Integral dos LGBT. O pacote de medidas, analisado e votado por representantes da sociedade civil e do governo, visa humanizar e qualificar o atendimento médico para esta fatia da população. O plano inclui questões sobre identidade de gênero e étnico-racial nos prontuários clínicos e preparar profissionais da área médica sobre demandas específicas dos LGBT. A prevenção ao câncer de mama em travestis e transexuais em decorrência do uso de silicone industrial também deve estar entre as ações a serem desenvolvidas.