sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O turismo LGBT está no topo dentre os que mais chamam atenção do setor há muito anos. Uma prova disso é matéria de seis páginas do caderno Turismo da Folha de S. Paulo da quinta-feira (6). Ela mostra como os serviços destinado ao segmento arco-íris tem se consolidado no mundo e o Brasil está acordando para isso. A matéria dá destaque ao centro de atendimento ao turista recém-fundado em São Paulo, as movimentações da associação nacional do setor e ao quanto Florianópolis tem atraído turistas LGBTs. Falando do que já existe pelo mundo, mostra-se hotel em que roupa na piscina é optativa, o quanto o sexo é importante para esses turistas e o sucesso que são as hospedagens exclusivas para homossexuais.
Cena G
O presidente Barack Obama, o ator assumido Neil Patrick Harris, a atriz Anne Hathaway, o ator Zachary Quinto e Chris Colfer já gravaram vídeos contra o bullying homofóbico e publicaram no You Tube.

Os vídeos fazem parte da campanha “It gets better” e conta com muito mais gente legal: Perez Hilton, Ellen Degeneres, Jake Shears, Michael Urie, Elton John, Eve, Lance Bass, Ricky Martin, Joel Madde, Hillary Clinton.
A campanha surgiu depois que o caso do suicídio de um garoto de 15 anos, Billy Lucas, em setembro passado, foi divulgado. Em um texto que o próprio adolescente explica o motivo de seu ato, publicado no Facebook, ele afirma que não agüentava mais sofrer perseguição homofóbica no colégio.
O garoto, como ameaçou no texto, se jogou de uma ponte e morreu.
Se você quiser ver todos esses vídeos, além de incontáveis de anônimos, políticos e artistas poucos conhecidos no Brasil, clique no canal da campanha no YouTube.
Cena G
Ele ainda nem foi lançado, oficialmente, mas um conjunto de material didático destinado a combater a homofobia nas escolas públicas promete longa polémica. Um convénio firmado entre Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos) produziu um kit educativo, composto de vídeos, boletins e cartilhas, que será distribuído para 6 mil escolas da rede pública em todo país.

Parte do que se pretende apresentar nas escolas foi mostrada, ontem, em audiência na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara. No vídeo intitulado Encontrando Bianca, um adolescente de 15 anos apresenta como José Ricardo, nome dado pelo pai, que era fã de futebol. O garoto do filmete, no entanto, aparece caracterizado como uma menina, como exemplo de um travesti jovem. No relato dele, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é o nome da atriz preferida, e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.
O jovem travesti do filme aponta um dilema do momento de escolher o banheiro feminino em vez do masculino e simula flerte com um colega do sexo masculino. Na versão feminina da peça audiovisual, o material educativo anti-homofobia mostra duas meninas namorando.
O jornalista e participante do "Big Brother Brasil 11" Lucival França, de 29 anos, é casado... com um homem! O jornalista mantém um relacionamento homossexual estável em São Paulo, onde mora atualmente. Os amigos de Lucival já estão na torcida: "Barbarizando no BBB... Estou acrílico", disse um dos amigos. "Lucii!!! Não tô acreditando!!!!! Parabéns!!! Geeente!! Vou ficar na torcida, viu??? Adoreei!!!", disse uma garota.
Gay 1

PENSE NISSO!

Há três maneiras de fazer as coisas: a maneira errada, a maneira certa e uma maneira melhor.
Anônimo


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Algumas bancas de revistas de Ipanema, no Rio de Janeiro, ganharam a foto de um modelo todo fortão. É a campanha publicitária do site de relacionamento Disponível.com, focado no público gay.
Não é exagero dizer que o ano só começa depois do Carnaval como também depois do Big Brother Brasil. E hoje, depois de muita espera, os fãs do reality puderam conferir a lista dos 17 selecionados para a 11ª edição do programa.

Comentários sobre os participantes são inevitáveis. Especulações sobre a orientação sexual dos BBBs sempre surgem. Será que tem algum gay? Alguma lésbica? Algum bi? Ainda não sabemos. Tudo que sabemos é que dos 17 participantes, Rodrigo Carvalho, 26, já é um rostinho bem conhecido do público LGBT.

O rapaz, que se descreve no perfil do Big Brother Brasil como administrador, já posou duas vezes para a revista "G Magazine". Em 2008, com 24 anos, um corpo invejável e de barba, Rodrigo foi capa da publicação. Em entrevista, Rodrigo chegou a comentar que "não tem problema nenhum" com cantadas gays. "Só não gosto das cantadas mais abusadas, finjo que não estou ouvindo direito", afirmou.
Além de Rodrigo, que já ganhou o seu devido destaque entre o público gay, tem também os participantes mais atraentes, como Rodrigão (modelo), Igor (barman), Diogo (coreógrafo), Cristiano (engenheiro). Em se tratando de Big Brother Brasil, o número de beldades é pequeno. Alguns mais maldosos já apostam que esta será a edição de menos "glamurosos" do programa.
A Capa

PENSE NISSO!

A maior pena que eu tenho, punhal de prata, não é de me ver morrendo, mas de saber quem me mata.
Cecília Meireles
Nesta semana, foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro duas medidas a favor da comunidade gay.

A primeira é a criação da Comissão Processante de Atos Discriminatórios, que veio de uma lei estadual do deputado Carlos Minc (PT- RJ), que dispõe sobre penalidades às práticas discriminatórias por conta da orientação sexual.
A segunda medida é a inclusão do recorte de orientação sexual nas políticas e serviços que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher. Este serviço tem por objetivo colher dados da violência sofrida por essa população e também conter a vulnerabilidade das mulheres lésbicas e bissexuais frente aos atos homofóbicos.
Cena G
Estão abertas até a próxima terça-feira (11), as inscrições para o Processo Seletivo Público Rio Sem Homofobia realizado pelo Governo do Estado e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que tem por objetivo selecionar profissionais para o Programa Rio Sem Homofobia.

A Seleção irá preencher 26 vagas sob a forma de contrato de prestação de serviços pelo prazo de um ano, podendo ser renovado por mais um, para as funções de: Psicólogo, assessor jurídico, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais e Segurança.
As inscrições deve ser feitas pela Internet, no site do Cepuerj (www.cepuerj.uerj.br). O valor da taxa de inscrição para cargos que exigem ensino fundamental completo é de 10 reais, para os cargos que exigem nível médio completo é de 20 reais e de 30 reais para os que exigem ensino superior completo.
Cena G

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os modelos mais importantes do mundo aparecem nus em novo livro de Mariano Vivanco Mariano Vivanco é um dos grandes fotógrafos da atualidade. Expert em fotografar homens ao estilo naturalista de Bruce Weber, ele acaba de lançar um livro dedicado a eles: “Uomini”. Para tal, Mariano elencou os modelos mais famosos do mundo e inclui um brasileiro, Andre Ziehe, que vem nuzinho em uma foto PB.

Além de André, o livro conta com outros tops, como o espanhol Antonio Navas, o norte-americano Clint Mauro e o italiano Andrea Segura.
MixBrasil 
Capitão da marinha americana fez piadas com gays e foi destituído

A Marinha americana retirou o capitão Owen Honors do comando do navio nuclear "USS Enterprise" por produzir vídeos inapropriados para a tripulação. Realizados há cerca de 4 anos e apresentados a 6 mil tripulantes, os vídeos mostram ofensas a homossexuais.
A Marinha afirmou que "é lamentável que cópias desses vídeos tenham sido divulgadas por membros da tripulação, principalmente após o comando ter tomado ações há aproximadamente quatro anos para assegurar que nenhum vídeo semelhante fosse produzido".

Gays de Uganda ganham indenização de jornal que pediu enforcamento

O grupo de homossexuais identificados publicamente em um jornal de Uganda, com a manchete “Enforque-os”, ganhou uma liminar na Justiça estipulando uma indenização e ordenando o diário a não repetir esse tipo de iniciativa.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a alta corte do país considerou que a matéria do jornal local Rolling Stone, mostrando endereços e fotografias de cerca de 100 pessoas nomeadas como “Top gays de Uganda”, viola os direitos constitucionais de privacidade e segurança.
O tribunal estabeleceu uma multa de aproximadamente R$ 1.021 a ser paga pelos três autores da matéria a cada vítima, informou em comunicado a Coalizão da Sociedade Civil de Direitos Humanos e Direito Constitucional em Uganda.
A reportagem foi publicada no final de outubro e enfureceu ativistas, que dizem que o grupo, já marginalizado, poderia sofrer mais ataques.
Segundo o Guardian, pelo menos uma mulher lésbica teve que deixar sua casa depois que vizinhos apedrejaram sua casa.
A secretária de Direitos Humanos do governo Dilma, Maria do Rosário, tomou posse prometendo defender os direitos civis da população LGBT.

“Não descansaremos diante da intolerância, base para os crimes de ódio praticados contra os homossexuais. É uma responsabilidade nossa integrarmos ações para a promoção dos direitos da população LGBT com a garantia da igualdade dos direitos civis de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em relação a toda a sociedade.”
Cena G
Mais de 1.200 homossexuais se casaram na Cidade do México no ano de 2010, depois de ter entrado em vigor em março uma reforma que permite este tipo de união, informou o governo do Distrito Federal. A fonte detalhou que das 612 uniões civis entre homossexuais, 318 foram casais de homens e 294, de mulheres.

De acordo com o governo da Cidade do México, a reforma também beneficiou casais homossexuais de outros países. Dos 60 estrangeiros que se casaram na capital mexicana, há pessoas do Brasil, Romênia, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, namá, Venezuela, Filipinas, Argentina, Áustria, Irlanda, Cuba e Colômbia, informou a fonte. Nesse caso particular, foram 44 homens e 16 mulheres.
Pela estatística, a maior parte dos homossexuais que contraíram matrimônio em 2010 tem entre 31 e 40 anos, com um total de 405 registros; seguidos por pessoas com idades entre 21 e 30 anos, com 376 casos. Há o registro de um casal com uma pessoa de 81 anos e outra de 90.
Cena G

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Band estreou na noite desta segunda (3), às 23h15, "Família Moderna", uma das novas séries mais aclamadas nos Estados Unidos.

Realizada como um fictício documentário ela mostra o dia-a-dia dos Pritchett, uma família com direito a um relacionamento de um homem mais velho com uma mulher bem mais jovem e um casal gay.
A série retrata novos padrões, explorando vários tipos comuns nos dias atuais, encarando a diversidade com humor.
O seriado é estrelado por atores renomados como Ed O´Neill, Sofia Vergara, Julie Bowen, Jesse Tyler Ferguson, e Ty Burrell, além de um afinado elenco de crianças.
"Família Moderna" será exibida sempre nas noites de segunda-feira.
O adolescente de 16 anos que usou uma lâmpada nas agressões na avenida Paulista em 14 de novembro teria, em outro caso, agredido um homossexual na saída do clube Vegas, na rua Augusta, em março de 2010.

Único dos quatro adolescentes envolvidos nos episódios que permanece internado na Fundação Casa, o garoto, suposto neto de um famoso mafioso italiano, passou a ser representado por Alexandre Dias Afonso, que já faz a defesa de outro réu.
É o terceiro advogado a assumir a defesa do jovem, que alegou o uso de antidepressivos e vodca para justificar os ataques na Paulista. Afonso quer conseguir para o novo cliente o mesmo benefício dado aos demais adolescentes no caso da Paulista, que foram libertados no dia 23 de dezembro.
O grupo de quatro adolescentes e um adulto é suspeito de agressão com motivação homofóbica. O estudante Jonathan Lauton Domingues, 19, está foragido.
Cena G
Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, esteve em Brasília para a posse da presidenta Dilma Rousseff. Durante a cerimônia ela disse que o Brasil precisa integrar o esforço americano contra a homofobia no mundo.

Ela citou como exemplo as barbaridades contra LGBTs cometidas no Oriente Médio e projeto de lei que deseja penalizar com morte a homossexualidade em Uganda.
Cena G
Seis importantes juristas falaram a respeito da constitucionalidade ou não da lei contra a homofobia (PL 122/06) em reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada na quarta-feira 22. A resposta foi unânime: não vai contra a Constituição.

Ives Gandra da Silva Martins, Virgílio Afonso da Silva, Conrado Hübner Mendes e Octavio Luiz Motta Ferraz, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, e outro integrante do órgão, mas que preferiu não divulgar o nome, deram opiniões.
Agora os evangélicos e homofóbicos de plantão vão ter que arrumar uma nova maneira de argumentar suas mentiras.
No início da fala de cerca de 40 minutos pontuada por alguns momentos de emoção, a presidente, Dilma Rousseff, disse que terá como "compromisso supremo" durante o mandato "honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos".

Ela reafirmou a defesa da liberdade de culto e de imprensa. "A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros", declarou. Ao pronunciar essa frase, com a voz embargada, Dilma se emocionou, sem chegar a chorar, e recebeu aplausos.
Gay 1
O Movimento LGBT se mostrou presente na posse da primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Com reivindicações principais: Por um Estado laico de fato; Pela criminalização da homofobia; e Pela garantia da cidadania plena de LGBT’s e Mulheres, LGBT's de todo canto do país unid@s na Tenda da Diversidade da Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT/DF) que, historicamente, apóia o Movimento LGBT do Distrito Federal. A tenda com bandeiras coloridas funcionou como um ponto de referência, uma espécie de "QG" para os-as LGBT’s.
“Ocupar a esplanada significa visibilidade ao seguimento LGBT e também reivindicar a presidenta Dilma, aos novos e novas deputadas-os e senadoras-es e aos-às governadores-as eleitos-as que nós LGBT’s exigimos direitos iguais, nem mais, nem menos." Afirma Evaldo Amorim, Coordenador Estadual da ABGLT no DF e presidente da ONG Elos LGBT/DF
E de um jeito muito divertido, a juventude LGBT se mostrou presente também com a realização da 15ª edição do projeto GayMada, a primeira do ano.
Gay 1