sexta-feira, 18 de dezembro de 2009




Preso desde o dia 10 passado por posse de droga, o cantor de reggae homofóbico Buju Banton é inocente, garante seu advogado.Banton, cujo nome real é Mark Anthony Myrie, foi preso em Miami, nos Estados Unidos, com mais de 5 Kg de cocaína. O cantor, que aguarda ser transferido para a prisão federal de Tampa, pode pegar até 20 anos de prisão, se condenado.Segundo as autoridades, Banton e mais duas pessoas teriam comprado a cocaína de um oficial secreto da Força Administrativa de Narcóticos. Para Herbert E. Walker III, advogado do cantor, Banton é inocente de todas as acusações.Essa não é a primeira vez que Buju Banton tem problemas com drogas. Em 2003 ele foi preso por plantar maconha em seu estúdio de gravação.Indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Reggae pelo álbum Rasta Got Soul, é inimigo da comunidade LGBT por defender o assassinato de gays e lésbicas em suas músicas.



Um livro que será lançado em julho de 2010 promete trazer passagens polêmicas de um dos maiores sociólogos do Brasil, Gilberto Freyre (1900-87). De Menino a Homem, organizado pelo historiador Gustavo Henrique Tuna, reúne reflexões autobiográficas e uma delas fala sobre um relacionamento homossexual que o sociólogo teve na Alemanha nos anos 1920.Outra importante passagem traz uma narração de Freyre sobre a elaboração e o lançamento (em 1933) de Casa Grande & Senzala, uma das principais obras do escritor. Freyre ainda conta sobre sua relação tumultuada com Getúlio Vargas.O lançamento em julho foi proposital para coincidir com a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que será realizada de 4 a 8 de agosto. Freyre será o homenageado da oitava edição do evento literário.


O Conselho de Ministros de Portugal aprovou nesta quinta, 17, a proposta de lei sobre o casamento gay. Antes de entrar em vigor, o texto precisa passar pelo Parlamento e o governo português espera que a proposta chegue às mãos dos parlamentares ainda em 2009. A decisão final deve sair em meados de 2010. O fim do ano só não será melhor para os LGBT portugueses porque a adoção de crianças por casais homossexuais não entrou no pacote aprovado. O governo justificou o veto alegando não ter "mandato democrático" para decidir sobre adoção, já que a proposta apresentada durante a campanha eleitoral fazia referência apenas ao casamento gay. Agora, o Bloco de Esquerda quer que o Poder Executivo avance com o projeto do casamento e um outro especificamente sobre adoção. O casamento gay foi um tema amplamente defendido por alguns partidos, principalmente o Partido Socialista, durante todo 2009. Políticos contrários ao projeto chegaram a requerer um referendo sobre o tema, mas a ideia foi rejeitada pelo governo. Segundo líderes do PS, o referendo é um modo de consulta popular que já mostrou ser pouco participativo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Depois do bafo que deu terem assumido seu relacionamento dentro do Exército Brasileiro, o casal gay formado pelo sargento Laci Marinho e pelo ex-sargento Fernando Alcântara decidiu que vai montar em Brasília uma ONG para ajudar a acolher jovens expulsos de casa, homossexuais ou não, e militares que estejam sofrendo pressão por sua orientação sexual. A ideia já foi oficializada na capital federal no último dia 1º, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, e a inauguração do espaço está marcada para janeiro de 2010.Em conversa com o Mix, Fernando revelou que objetivo da entidade é acolher, mediante uma entrevista prévia, inicialmente em uma casa no Lago Sul, em Brasília, 30 jovens de todas as orientações sexuais. “Mas a regra da casa é clara: se você é hétero e não se sente bem com os gays pode sair”, define. Com o nome de Abrigo do Ser, a nova ONG vai oferecer além de abrigo três refeições diárias, acompanhamento psicológico, jurídico e assistencial e a liberdade de não ter horários de entrada ou saída para os jovens. O acompanhamento psicológico vai ser garantido por uma parceria entre a ONG e o Movimento Manicomial do Distrito Federal, que vai oferecer também serviços médicos e odontológicos em geral. Já o jurídico vai ser feito por três advogados voluntários de Brasília. Os recursos necessários para manter os serviços serão garantidos por meio de parcerias já firmadas com uma entidade da Inglaterra e outra da Espanha, ou seja, sem dinheiro público “para não se alinhar à postura política do governo”.Fernando lembra ainda que a ideia inicial era montar uma ONG para amparar homossexuais dentro das Forças Armadas - se espelhando em seu próprio caso. “Mas ficou bem difícil porque armário é bem grande e não deixa os militares saírem de lá”, lamenta o ex-sargento. Mesmo assim, militares que estejam sofrendo por sua orientação sexual podem procurar refúgio no Abrigo do Ser e evitar o que Fernando chama de “coisa recorrente”: o suicídio motivado por esse preconceito. Para saber mais você pode acessar o http://institutoser.ning.com/.





A revista norte-americana Out, voltada para o público gay, colocou o clássico de David Bowie The Rise And Fall Of Ziggy Stardust & The Spiders From Mars no topo de sua lista dos discos mais gays de todos os tempos, deixando para trás os Smiths, Judy Garland, Tracy Chapman e Elton John.O top 100 organizado pela revista teve jurados de vários setores da sociedade, incluindo artistas do calibre de Cindy Lauper, que colocou na lista seu disco clássico She's So Unusual.Veja abaixo os 20 primeiros da lista e veja o resultado final1 - The Rise And Fall Of Ziggy Stardust & The Spiders From Mars - David Bowie 2 - The Smiths - The Smiths3 - Tracy Chapman - Tracy Chapman4 - Indigo Girls - Indigo Girls5 - Judy at Carnegie Hall - Judy Garland6 - The Queen Is Dead - The Smiths7 - Goodbye Yellow Brick Road - Elton John8 - The Immaculate Collection - Madonna9 - She's So Unusual - Ciydi Lauper10 - I am a Bird Now - Antony and the Johnsons11 - Trilha sonora de Rock, Amor e Traição - Vários12 - The Velvet Underground & Nico - The Velvet Underground & Nico13 - Dilate - Ani DiFranco14 - The Innocents - Erasure15 - Faith - George Michael16 - A Night at The Opera - Queen17 - Transformer - Lou Reed18 - Listen Without Prejudice - George Michael19 - The B-52's - The B-52's20 - A Day At The Races - Queen

terça-feira, 15 de dezembro de 2009



Um estudo feito pela consultoria Universal McCann e divulgado no último dia 7 mostra que um total de 62% dos gays na Colômbia, com idades entre 18 e 30 anos, são assumidos e têm aceitação da orientação sexual na família. A pesquisa entrevistou 4.470 pessoas homo e heterossexuais em quatro cidades colombianas - Bogotá, Medelin, Cali e Barranquilla – e analisou os resultados por grupos de idade.“Next” foi o nome dado ao grupo dos gays com idades entre 18 e 30 anos, onde 67% deles são assumidos para os amigos e 55% para os colegas de trabalho - sete em cada 10 entrevistados são universitários. Além disso, a pesquisa definiu que eles fazem sexo com frequência, são descomplicados e gostam de novidades. O personagem vivido por Tom Hanks no filme "Filadélfia", Beckett, é quem dá nome ao grupo com idade entre 31 e 40 anos, onde os pesquisadores constataram que existe mais estabilidade emocional, maior nível educacional e onde 43% dos participantes são casados. Já o grupo de idade entre 41 e 50 anos foi chamado de "Mercury" por causa do cantor Freddy Mercury: eles são os mais bem sucedidos economicamente e também os que mais escondem a sua orientação sexual. A mesma pesquisa também foi feita com lésbicas e constatou-se que elas gostam mais de privacidade e tranquilidade no que se refere à vida pessoal. Entre os 18 e 30 anos, 50% delas já estão empregadas. Já entre 31 e 40 anos, 65% têm pós-graduação e 45% o próprio negócio. Nas acima de 41 anos, cinco de cada 10 delas são assumidas e 40% vivem com uma companheira há mais de cinco anos.



O juiz da 1ª Vara Federal de Teresópolis, Rio de Janeiro, deverá decidir se o companheiro de um militar de 84 anos morto recentemente terá direito a pensão. Hudson Cortez viveu com o militar Sírio Formigione e apresentou à Justiça uma carta onde o companheiro deixaria clara sua vontade de conceder-lhe a pensão. O processo vem tramitando na Justiça desde o primeiro semestre deste ano e desde setembro aguarda decisão final. Caso o juiz Alcir Luiz Lopes Coelho decida em seu favor, Hudson Cortez deverá receber R$ 28 mil do Ministério do Exército.
A juíza Marta Gómez Alsina decidiu suspender nesta terça-feira (1º/12) o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina.De acordo com informações da agência AFP, a juíza Alsina decretou uma "medida cautelar até que se decida sobre a ação" apresentada contra a decisão de outra magistrada, a juíza Gabriela Seijas, de Buenos Aires, que julgou "inconstitucionais" dois artigos do Código Civil que estabelecem que para o matrimônio "é necessário o consentimento de duas pessoas de sexos distintos".Alejandro Freyre, 39, e José María Di Bello, 41, iriam se casar já nesta terça-feira. O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, havia se declarado a favor da decisão da juíza Gabriela Seijas, afirmando que "o mundo caminha nesta direção".Somente em Buenos Aires, a união civil entre homossexuais é autorizada pela Justiça e permite que os casais tenham acesso aos direitos sociais, como pensão, mas restringe outros direitos, como a adoção.
Acostumado a estar envolvido em polêmicas, o cantor Ney Matogrosso deu uma declaração que deixou a militância LGBT de cara feia. O provocador artista está em Portugal participando do Festival de Cinema-Luso Brasileiro e, em entrevista à agência de notícias Lusa, apresentou seus motivos para não participar de Paradas gays:"Não gosto de pessoas que se pavoneiam na rua de fio dental, se beijando em frente a crianças". Nunca é elegante alguém ficar se beijando diante de outras pessoas. Não há necessidade de se fazer isso em plena avenida. Sou a favor das liberdades totais, mas com bom senso". Como Ney é tido como um dos artistas que mais contribuíram para a liberdade da expressão sexual, teve gente que não entendeu. Para Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia, Ney Matogrosso está ficando "conservador e medroso" com o passar dos anos. "Ney vive numa pseudo inclusão porque é artista e rico e pode comprar o que quiser isso, inclui bofes e amigos. Se ele morasse na favela, certamente não teria esse pensamento pequeno burguês", afirmou.

Quem insiste em dizer que não há espaço para gays no mundo do heavy metal precisa ouvir o que Rob Halford tem a dizer. O vocalista do Judas Priest, uma das bandas metaleiras mais antigas em atividade, deu uma entrevista ao jornal americano "Dallas Voice" para falar do álbum natalino que acaba de lançar com sua banda alternativa, o Halford.Entre outras coisas, o roqueiro afirmou ter um desconhecido lado "diva". Por trás do visual de couro e dos óculos escuros, disse ter fãs gays metaleiros espalhados pelo mundo todo e que algumas das músicas do Judas Priest podem ser vistas como hinos pelo Orgulho Gay. "Light of the World" seria uma delas. "Às vezes, os fãs gays são óbvios quando vejo do palco, mas ainda é uma ótima surpresa". Halford falou também dos 10 anos que leva fora do armário. Segundo ele, se assumir trouxe conforto e tirou um peso enorme de seus ombros. "Ainda há homofobia no mundo do metal, mas minha saída do armário foi um golpe neste obstáculo". De acordo com o cantor, assumir ser gay não provocou reações negativas por parte dos fãs. "Os fãs ficaram numa boa, o que mostra que estamos em um mundo melhor. Avançamos aos trancos e barrancos", afirmou. E numa declaração que pode deixar muita gente surpreendida, Halford disse que nunca fez parte da comunidade amante do couro. "Eu uso roupas de couro, mas é só um look. Nunca me envolvi no mundo leather, mas respeito todas as escolhas". O músico disse ainda ter um lado diva que ninguém conhece. "Ela só que mostrá-lo e gravar algo. Às vezes os integrantes da banda falam sobre mim: 'ah, ela está tendo um momento de rainha do drama'".