sábado, 27 de março de 2010





Este é sem dúvida um dos paredões mais aguardados de toda a história do Big Brother. A Drag Queen Dimmy Kieer e o homofóbico Dourado vão disputar para ver quem fica e quem sai da casa.Após dizer barbaridades contra Gays, Lésbicas e Travestis em rede nacional, inclusive com ameaças de violência, Dourado personalizou a essência do macho homofóbico e intolerante.Seu comportamento acabou polarizando assim dois grandes grupos de telespectadores: a Comunidade Gay e todos os seus simpatizantes contra Dourado, e todos os homofóbicos em favor de Dourado.O resultado deste paredão não importa muito por escolher quem poderá ou não levar o prêmio de um milhão e meio, até mesmo porque essa não é a votação final, mas sim por se tratar de um claro embate entre quem é contra e a favor dos direitos dos Homossexuais.Quem vai vencer esta disputa? A homofobia ou a tolerância?Clique aqui para votar em Dourado quantas vezes você quiser para que ele saia da casa do BBB.

Na Austrália para uma turnê, George Michael aproveitou um intervalinho nos shows para levar alguns amigos para passear pelas enseadas de Sydney. E não é que o cantor acabou sendo flagrado aos beijos com um rapaz que não seu namorado?O "The Sun", jornal britânico que adora publicar bafôns deste tipo, divulgou até que o artista bancou toda a conta da festinha, incluindo aí o aluguel de um luxuoso iate, no valor de R$ 600 por hora. Michael vive há anos com o estilista Kenny Goss e os dois mantêm uma relação aberta, mas recentemente tablóides noticiaram que Goss estaria farto de ver o namorado saindo com outros homens. O excesso no consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias ilícitas por parte do cantor também estaria entre os motivos da suposta separação.
O deputado federal Zequinha Marinho (PSC/PA), mais conhecido por sua atuação nos assuntos ligados à terra, quer barrar de uma vez por todas a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Para isso, apresentou na última terça-feira, 23, no plenário da Câmara dos Deputados, um projeto de lei que proíbe totalmente a permissão que atualmente é conseguida por meio de jurisprudência na Justiça.O projeto de lei nº 7018/2010 reconhece que existe essa lacuna no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e quer alterar a lei sobre adoção com o seguinte texto: “Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família, sendo vedada a adotantes do mesmo sexo”.No projeto, o deputado diz ainda que “tais ‘casais’ – por assim dizer - não constituem uma família, instituição que pode apenas ser constituída por um homem e uma mulher unidos pelo matrimônio ou pela estabilidade de sua união”. O projeto de lei aguarda despacho da secretaria-geral da mesa da Câmara dos Deputados. Só para lembrar, em 2008 o mesmo deputado declarou que o Festival Mixbrasil de Cinema faz com que o homossexual se aceite “sem qualquer constrangimento com o seu novo estilo de vida, ao invés de conduzi-lo a um confronto interior de que alguma coisa está errada com ele”.

quinta-feira, 25 de março de 2010




Com o objetivo de levantar debates sobre a diversidade sexual, principalmente na adolescência, o Projeto Purpurina, em São Paulo, vai realizar no próximo domingo, 21/03, às 15h, mais uma edição de seu “Cine Purpurina”.O evento conta com o apoio da Secretaria de Saúde de São Paulo, do Grupo de Pais de Homossexuais (GHP) e Casarão Brasil Associação GLS.Na terceira edição do projeto, o filme exibido será “Prom Queen: The Marc Hall Story” (2004), longa dirigido por John L´Ecuyer que conta a história de Marc Hall, aluno popular de um colégio católico, que consegue evitar as típicas perseguições a Homossexuais nas escolas. Mas quando decide levar seu namorado para o baile de formatura se dá conta que terá que enfrentar a ira dos homofóbicos.O filme será exibido gratuitamente no Casarão Brasil, com direito a pipoca e refrigerante.21/03/10 - Domingo - 15:00hFilme: Prom Queen: The Marc Hall StoryCasarão Brasil Associação GLSRua Frei Caneca, 1057 - ConsolaçãoSão Paulo - SPTel: (11) 3171 3739Tel: (11) 8338 8576Entrada gratuita

O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que determine que a Rede Globo esclareça as formas de contágio do vírus HIV. O pedido foi apresentado na última terça-feira, 23 de março, em São Paulo, pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão Jefferson Dias. O pedido é consequência de uma declaração, considerada homofóbica, feita pelo lutador Marcelo Dourado na décima edição do reality show Big Brother Brasil. Em programa que foi ao ar no dia 9 de fevereiro, Dourado disse que “homem hétero não pega aids”. E afirmou ainda que se um homem contrair o vírus é porque em algum momento ele teve uma relação homossexual. Após a repercussão das declarações, o apresentador do programa Pedro Bial afirmou ao vivo que “as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes deste programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesse o site do Ministério da Saúde”.Tanto o procurador Dias quanto o infectologista Ronaldo Hallal, coordenador das diretrizes de tratamento de aids no Ministério da Saúde, afirmam, entretanto, que a emissora é sim responsável por ter dado voz ao participante.O pedido tem caráter liminar, e não há data para que seja cumprido pela Rede Globo. Para que tenha eficácia, porém, é necessário que isso ocorra até o próximo dia 30, data em que termina o reality show.A Procuradoria da República de São Paulo já tem inquérito aberto para apurar a responsabilidade da Rede Globo sobre a declaração de Marcelo Dourado.
Não é só Marcelo Dourado, participante da décima edição do reality show global Big Brother Brasil, que se envolve em polêmicas com a comunidade LGBT. Do lado de fora da casa, a tia do lutador, Rosângela Pereira, irritou ativistas ao afirmar que seu sobrinho e mais três amigos já foram agredidos em Porto Alegre por um grupo de travestis.Em seu blog, Rosângela disse: “Eles vinham passando pela esquina de nossa casa, quando foram abordados e agredidos, verbal e fisicamente, pelos travestis que ali faziam seu ponto. Os travestis ameaçavam os guris de chamar a polícia, caso não fizessem o que eles queriam (precisa explicar?)”. Rosângela acrescentou que, em nenhum momento, os quatro agrediram as travestis.Cientes da declaração da tia do lutador, a presidente do Movimento de Gays, Travestis e Transformistas (MCT), Loren Alexandre, disse que está criando uma campanha para tirar o lutador da casa. “Você não vê travestis com perfil violento em nenhum lugar do Brasil, nem notícias de travestis roubando e matando. Agora, lutadores cometendo violência, inclusive contra homossexuais, isso a gente vê toda hora", disse Loren. "Redigimos um manifesto e estamos trabalhando na internet, com amigos e clientes para votarem contra ele. Não é por preconceito, mas pelo desrespeito com que ele nos trata", afirmou Loren. Por telefone, Rosângela disse ao jornal O Dia que não tocará mais no assunto. "Fiz com boa intenção, mas fui intimada por pessoas a retirar (o post do blog)", disse.



O vereador Carlos Apolinário (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa impedir a realização da 14ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo na Avenida Paulista. O projeto foi apresentado na última terça-feira, 23 de março, alguns dias após o prefeito Gilberto Kassab, seu companheiro de partido, ter confirmado a manifestação no local através da publicação de uma portaria."Se a Marcha Para Jesus e a festa do Dia 1º de Maio já ocorrem no Campo de Marte [localizado na zona norte de São Paulo], a parada também pode ocorrer no mesmo local, sem prejuízo à rede hoteleira da cidade", argumenta Carlos Apolinário, que é membro da Assembleia de Deus e dono de uma rádio evangélica.O projeto de Apolinário deve entrar em tramitação na Câmara Municipal a partir desta quinta-feira, 25 de março, como prioridade. Segundo os argumentos do vereador, "três milhões de pessoas numa avenida cheia de leitos hospitalares não é de bom senso". O vereador fez questão de ressaltar também que a parada no ano passado teve "mais de 30 pessoas feridas no evento, bombas". Entre os casos graves de violência registrados em 2009, está a morte por espancamento do chefe de cozinha Marcelo Campos Barros. O assassinato, entretanto, ocorreu na região central e após o término da manifestação. Uma reunião que envolveu a Associação da Parada (APOGLBT), a SP Turis, a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo (Cads) e outros órgãos organizadores da manifestação, em agosto de 2009, também chegou à conclusão que os casos de violência não estavam relacionados com a localização do evento. Na portaria, publicada no Diário Oficial da Cidade no último sábado, 20 de março, Kassab ainda afirmou que será criada uma comissão que deverá adotar "as medidas" necessárias para que o evento continue na Paulista.A 14ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo está marcada para o dia 6 de junho.
O Brasil foi em 2009 pelo terceiro ano seguido o país que mais realizou Paradas do Orgulho LGBT e eventos de visibilidade – foram 205. Neste ano, pretende quebrar seu próprio recorde. Segundo o levantamento anual da ABGLT, até este mês de março já estão registrados pelo menos 96 eventos contra o preconceito e a discriminação.A lista vai ganhar ainda muitos outros eventos ao longo do ano. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) pede para as entidades ajudarem a completar essa lista enviando por e-mail (presidência@abglt.org.br) informações sobre outros eventos LGBT ou fazendo correções nos listados. Confira: 14/03 - Santo Antônio de Jesus (BA) - 2ª Parada Gay de Santo Antônio de Jesus28/03 - São Pedro da Aldeia (RJ) - 1º Festival de Cinema da Rede LGBT do interior Fluminense 11/04 - Abaetetuba (PA) - II Parada da Diversidade Sexual de Abaetetuba 05/2010 - Augusto Corrêa (PA) - III Parada da Diversidade da Região Bragantina (dia a confirmar) 14/05 - Parnaíba (PI) - I Mostra Esportiva e Cultural LGBT 15/05 - Ribeirão Preto (SP) - 6ª Parada Gay de Ribeirão Preto e Região 22/05 - Maceió (AL) - 10ª Semana do Orgulho LGBT 30/05 - Benevides (PA) - III Parada LGBT de Benevides 30/05 - Parauapebas (PA) - IV Parada LGBT de Paruapebas 02/06 - São Paulo (SP) 14º Educaids 03/06 - São Paulo (SP) - Feira Cultural04/06 - São Paulo (SP) - Prêmio Cidadania e Respeito à Diversidade04/06 - Itaipuaçu (RJ) - 2ª Parada de Itaipuaçu 05/06 - São Paulo (SP) - Gay Day (Play Center) 06/06 - São Paulo (SP) - XIV Parada do Orgulho LGBT de São 10/06 - São Paulo (SP) - Ciclo de Debates 12/06 - Alfenas (MG) - Gaypira 13/06 - Bady Bassitt (SP) - II Parada Gay 13/06 - Tucuruí (PA) - V Parada LGBT de Tucuruí 18/06 - Belo Horizonte (MG) - Parada LGBT de Belo Horizonte 20/06 - Magé (RJ) - 1ª Parada de Magé 27/06 - Jacareí (SP) - 1ª Parada LGBT de Jacareí e Região 27/06 - Curitiba (PR) - Parada LGBT de Curitiba 27/06 - Ananindeua (PA) - V Parada LGBT de Ananindeua 27/06 - São Gonçalo (RJ) - 7ª Parada de São Gonçalo 07/2010 - Altamira (PA) - IV Parada do Orgulho LGBT Transamazônica e Xingu (dia a confirmar) 07/2010 - São João de Pirabas (PA) - II Parada Gay de Pirabas (dia a confirmar) 07/2010 - Mosqueiro (PA) - I Parada da Diversidade de Mosqueiro (dia a confirmar) 02/07 - Picos (PI) - Jornada Nordestina de Inclusão LGBT 03/07 - Picos (PI) - Festa Macroregional da Igualdade 04/07 - Paranoá (DF) - II Parada LGBT do Paranoá 04/07 - Picos (PI) - 4ª Parada da Igualdade Macroregional de Picos 04/07 - Niterói (RJ) - 6ª Parada de Niterói 11/07 - Maricá (RJ) - 4ª Parada de Maricá 18/07 - Soure (PA) - IV Parada LGBT de Soure 18/07 - Sobradinho (DF) - II Parada da Diversidade LGBT de Sobradinho 18/07 - Mesquita (RJ) - 2ª Parada de Mesquita 25/07 - Betim (MG) - 9ª Parada do Orgulho LGBT de Betim 25/07 - Santa Cruz (RJ) - 5ª Parada de Santa Cruz 26/07 - Bragança (PA) - III Parada da Diversidade Sexual de Bragança 27/07 - Igarapé Miri (PA) - III Parada do Orgulho LGBT de Igarapé Miri 28/07 - Parnaíba (PI) - III Seminário, Encontro Piauiense de Grupos LGBTs e Parada da Diversidade 08/2010 - Marituba (PA) - II Mix da Diversidade de Marituba (dia a confirmar) 08/2010 - Vigia (PA) - IV Parada Gay do Município de Vigia (dia a confirmar) 08/2010 - Sta. Bárbara do Pará (PA) - II Parada do Orgulho Gay de Sta. Bárbara do Pará (dia a confirmar) 01/08 - Contagem (MG) - Parada LGBT de Contagem 01/08 - Alfenas (MG) – Jogos da Diversidade 01/08 - Ceilândia (DF) - II Parada LGBT de Ceilândia 01/08 - Nilópolis (RJ) - 3ª Parada de Nilópolis 01/08 - Itaperuna (RJ) - 3ª Parada de Itaperuna 02/08 - Alfenas (MG) - Abertura Exposição Fotográfica03/08 - Alfenas (MG) – Feira da Diversidade06/08 - Alfenas (MG) - Comemoração do Dia Municipal contra a discriminação por Orientação Sexual 07/08 - Alfenas (MG) - Happy Hour do MGA08/08 - Sepetiba (RJ) - 5ª Parada de Sepetiba 08/08 - Macaé (RJ) - 4ª Parada de Macaé 08/08 - Alfenas (MG) – 7ª Parada do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas11/08 - Juiz de Fora (MG) - Rainbow Fest 14/08 - Juiz de Fora (MG) - Miss Brasil Gay 15/08 - Juiz de Fora (MG) - Parada LGBT de Juiz de Fora 15/08 - São João de Meriti (RJ) - 4ª Parada de São João de Meriti 22/08 - Itaúna (MG) - 7ª Parada LGBT de Itaúna 22/08 - Gama (DF) - II Parada LGBT do Gama22/08 - Nova Friburgo (RJ) - 5ª Parada de Nova Friburgo 22/08 - Campos (RJ) - 4ª Parada de Campos 29/08 - Nova Iguaçu (RJ) - 8° Parada do Orgulho LGBT de Nova Iguaçu 29/08 - Rio de Janeiro (RJ) - 2ª Caminhada da Visibilidade Lésbica (Copacabana) 29/08 - Nova Iguaçu (RJ) - 8ª Parada de Nova Iguaçu 09/2010 - Belém (PA) - Parada Lés (dia a confirmar) 03/09 - Porto Seguro (BA) - I Semana LGBT de Porto Seguro 05/09 - Porto Seguro (BA) – II Parada pela Diversidade LGBT de Porto Seguro 05/09 - Capanema (PA) - II Parada da Diversidade Sexual de Capanema 05/09 - Cabo Frio (RJ) - 4ª Parada de Cabo Frio 12/09 - Belém (PA) - 9ª Parada LGBT de Belém 12/09 - Rio das Ostras (RJ) - 4ª Parada de Rio das Ostras 12/09 - Belford Roxo (RJ) - 3ª Parada de Belford Roxo 15/09 - São João del-Rei (MG) - III Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes 19/09 - Mata de São João (BA) – 5ª Parada LGBT de Mata de São João 19/09 - São João del-Rei (MG) - III Parada da Cidadania e do Orgulho de LGBTs da Região das Vertentes 19/09 - Duque de Caxias (RJ) - 5ª Parada de Duque de Caxias 26/09 - Jundiaí (SP) - Parada LGBT de Jundiaí 26/09 - Marabá (PA) - III Parada LGBT de Marabá 26/09 - Recanto das Emas (DF) - III Caminhada LGBT do Recanto 26/09 - Madureira (RJ) - 10ª Parada de Madureira 10/2010 - Planura (MG) - Parada LGBT de Planura (dia a confirmar) 10/10 - Rio de Janeiro (RJ) - 15ª Parada de Copacabana 17/10 - Pojuca (BA) - 3ª Parada Gay de Pojuca 14/11 - Castanhal (PA) - V Parada LGBT de Castanhal

terça-feira, 23 de março de 2010



A dor de um país.

A proprietária de uma pousada na cidade britânica de Cookham recusou-se a receber um casal gay nas acomodações de seu estabelecimento. Michael Black e John Morgan (foto), de 56 e 62 anos, haviam reservado para a última sexta, 19, um quarto de casal na pousada Swiss, mas não conseguiram sequer tirar as bagagens do carro. Segundo eles, a dona do local, Susanne Wilkinson, disse que acomodar um casal do mesmo sexo era algo "contrário a sua política". "Esta foi a primeira vez que nós tivemos uma experiência direta de homofobia. Ficamos chocados e constrangidos. Somos dois homens respeitáveis de meia-idade. John é líder do grupo dos Liberais Democratas no Conselho Municipal de Huntingdon, afirmou Michael Black à BBC. O casal procurou a polícia e registrou o fato como incidente de homofobia. Susanne Wilkinson justificou sua atitude dizendo que não foi avisada sobre a orientação sexual do casal e que não possui um hotel, mas um pousada, que também é sua casa particular. "Eles não me avisaram com antecedência e eu não poderia oferecer outro quarto, já todos estavam ocupados. Não vejo a razão de mudar minha opinião e minhas crenças, que tenho há anos, apenas pelo fato de o governo me obrigar". A entidade Stonewall lembrou que qualquer empresa que discrimine pessoas por serem gays estão cometendo uma ilegalidade.


Boas novas para os fãs do Culture Club. A banda que fez história nos anos 1980 com hits como Karma Chameleon, Do You Really Want To Hurt Me e Love is Love pode voltar à ativa no próximo ano para algumas apresentações. Pelo menos foi o que declarou Boy George em entrevista concedida à radio BBC 5 live. O cantor afirmou que a banda pode "fazer um show especial ou talvez até uma pequena turnê" em 2011.O retorno seria para celebrar os 30 anos de formação da banda. Se acontecer, não será a primeira vez que o Culture Club retorna aos palcos depois do fim da banda, em 1986. Os ex-integrantes se reuniram em 1998 para uma turnê (e o disco Don't Mind if I Do) e em 2002 fizeram show em comemoração aos 20 anos do grupo."Veremos se vai rolar. Tudo depende do meu humor no momento", salientou o cantor, conhecido pelo temperamento instável.O polêmico cantor britânico ficou preso entre janeiro e maio de 2009, após ser condenado por ter agredido e mantido em cárcere privado o garoto de programa Audun Carlsen, de 29 anos. Em liberdade condicional desde então, o cantor tem sua movimentação controlada por um dispositivo eletrônico.
Ícone para toda uma geração, o cantor e compositor Renato Russo completaria 50 anos no próximo dia 27. E os eternos fãs do autor de hits como "Eu Sei" e "Geração Coca-Cola" vão ganhar um presente para comemorar a data: um álbum de Russo em parceria com amigos e pessoas a quem ele admirava. "Renato Russo: Duetos" chega às lojas pelas mãos da EMI Music apenas alguns dias depois do aniversário do artista. Idealizado por Marcelo Fróes, o trabalho conta com 15 gravações, entre elas "Like a Lover", em que o líder da Legião Urbana canta ao lado de Fernanda Takai. A canção já vem sendo executada em rádios de todo o Brasil.O CD conta ainda com parcerias de Renato com gente do naipe de Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro.Renato Russo contraiu o vírus HIV em 1989 e morreu em decorrência da Aids em outubro de 1996. Drogas, política e sua própria bissexualidade eram temas recorrentes em suas composições.

São Paulo vai realizar no próximo dia 16 a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual. Criado pelo Decreto n.º 46.037, de 4 de julho de 2005, do então prefeito José Serra (PSDB), ele tem como principal objetivo servir como espaço para articulação, proposição e execução de políticas públicas afirmativas para a população LGBT da capital paulista. Nesta eleição há uma pequena mudança e a possibilidade de encabeçar a ideia se estende a todo mundo que tenha alguma atividade de militância na diversidade sexual. Antes, este nome era indicado pelo Fórum Paulista LGBT. Quem quiser se candidatar pode ir fazer sua inscrição na Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (Cads), na Rua Líbero Badaró, 119, entre os dias 29 de março e 9 de abril. É necessário ter mais de 18 anos e representar um dos segmentos da sigla colorida.Mas é preciso levar comprovante de residência e principalmente de ativismo, aquele de que você realmente trabalha com a causa. A votação será realizada no dia 16 das 16h às 19h30, no auditório da Secretaria de Participação e Parceria, que fica na Rua Líbero Badaró, 119 – térreo. Todo mundo pode votar, basta apresentar comprovante de residência ou do título de eleitor do município de São Paulo.