sábado, 7 de novembro de 2009



Uma enquete publicada no site do Senado que pergunta "Você é favorável à aprovação do projeto de lei (PLC 122/2006) que torna crime o preconceito contra homossexuais?" fez um tal de "Internautas Cristãs" criar uma campanha para que o "NÃO" vença. Pelo andar do resultado, até aqui, eles estão conseguindo. O "NÃO" está vencendo com 61% contra 39% do "SIM". O texto dos evangélicos que pede para que seus seguidores votem no "NÃO" diz que caso a lei antidiscriminação seja aprovada, "estaremos institucionalizando em nosso país o sistema de castas e todos aqueles que não forem homossexuais serão considerados cidadãos de segunda classe". O texto termina dizendo que "Os movimentos gayzistas querem calar a Palavra de Deus. Não permita!". Enquanto isso, a comunidade gay parece não reagir a esse temerário conservadorismo. Se você quer reagir, clique AQUI e vote.
Nesta quinta, 05, o Congresso argentino deu continuidade ao debate sobre o projeto de lei que reconhece a união homossexual. As comissões de Família e de Legislação Geral estiveram reunidas pela segunda vez e contaram com a participação de entidades de defesa dos direitos LGBT. De acordo com o portal argentino AG Magazine, a segunda reunião foi marcada pela presença mais marcada de setores conservadores. Uma das participantes do encontro foi María José Lubertino, presidente do Instituto Nacional contra Discriminação. Ela falou principalmente sobre a importância de garantir a todos proteções civis como o matrimônio.

Madonna virá mesmo ao Brasil e deve desembarcar por aqui na segunda-feira, 9 de novembro. A diva vem para uma missão social: participar de um projeto educacional de crianças de favelas brasileiras e arrecadar fundos para a Fundação Malawi, que realiza projetos sociais no país africano.Está previsto para ela vir acompanhada de seu namorado, Jesus Luz e o rabino Michael Berg, líder do Kabbalah Center que ela frequenta em Nova York. O rabino também é sócio da Fundação Malawi. A diva tem encontro marcado com o homem mais rico do Brasil, Eike Batista, e com a primeira-dama, Marisa Letícia, que deve levar ao encontro a ministra Dilma Roussef. Ao que tudo indica, Madonna também falará com o vocalista do AfroReggae, Anderson Sá.


A Câmara Municipal de João Pessoa, Paraíba, realizou na última quarta-feira, 4, uma sessão especial onde foi feito o lançamento da Frente Parlamentar LGBT de João Pessoa contra a homofobia. A iniciativa será presidida pela vereadora Sandra Marrocos (PSB) e vai contar ainda com mais 11 vereadores.Segundo Sandra, a Frente terá muito trabalho pela frente e vai atuar principalmente em temas como a educação para travestis, as Paradas gays, a aprovação do PLC 122/06 e a discriminação de travestis no mercado de trabalho.


O polêmico South Park está na mira da Aliança Gay & Lésbica Norte-americana Contra a Difamação (GLAAD), que anunciou na última quinta-feira, 5 de novembro, que irá processar a dupla de criadores da animação, Trey Parker e Matt Stone, por insistirem em incluir no roteiro a palavra "fag" (bicha), termo pejorativo e homofóbico. "O fato é que essa palavra sugere ódio e que muitas vezes é usada para intimidar e violentar pessoas gays todos os dias neste país. O que os criadores de South Park sugerem com o uso deste termo é que as pessoas cada vez mais o usem", diz parte do comunicado que a GLAAD enviou à imprensa, segundo o site The Hollywood Reporter.O polêmico episódio foi exibido nos Estados Unidos na última quarte-feira, 4 de novembro, e registrou a maior audiência desta temporada.





O assassinato de um apresentador de TV ocorrido no último domingo, 01, está mobilizando a militância baiana. Após Jorge Pedra (foto) ter sido encontrado morto em um quarto de hotel no centro de Salvador, o Grupo Gay da Bahia anunciou que vai pedir à Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) que fiscalize hotéis e motéis da cidade. Suspeita-se que Pedras tenha sido assassinado por um garoto de programa que o acompanhava. Para Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, hotéis soteropolitanos precisam concordar em divulgar registros de seus hóspedes. Ainda de acordo com Cerqueira, Salvador tem muitos hotéis que funcionam irregularmente como motéis em áreas comerciais.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009




Para acalmar os ânimos dos que esperam ansiosamente pela estreia do novo filme de Almodóvar, Abraços Partidos, o HSBC Belas Artes, em São Paulo, selecionou quatro longas do início da carreira do cineasta espanhol para exibir entre 6 de novembro e 3 de dezembro.Cada um dos filmes – Labirinto de Paixões (1982), Maus Hábitos (1983), Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984) e A Lei do Desejo (1987) – ficarão uma semana em cartaz. Neste conjunto da obra, os espectadores também terão a oportunidade de conferir, ou reconferir, as brilhantes atuações das musas de Almodóvar dos anos 80: Carmen Maura, Marisa Paredes, Chus Lampreave, Cicilia Roth e Julieta Serrano. Programação:Labirinto de Paixões: de 06 a 12 de novembro;Maus Hábitos: de 13 a 19 de novembro;Que Fiz Eu Para Merecer Isto?: de 20 a 26 de novembro;A Lei do Desejo: de 27 de novembro a 03 de dezembro.Cada filme será apresentado por uma semana, diariamente, em sessão única.(os horários podem variar de filme para filme, entre 19h e 19h30)HSBC Belas ArtesEndereço: Rua da Consolação, 2423 - Informações: (11) 3258-4092





A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) vai escolher na manhã do próximo sábado, 7, o tema que vai guiar o Mês do Orgulho LGBT 2010, que será realizado em junho. Quem quiser sugerir um tema pode mandar até a próxima sexta-feira, 6, sua frase para o e-mail tema@paradasp.org.br. É preciso que ele tenha relação com as atuais demandas do movimento LGBT brasileiro.


O Casarão Brasil em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil está promovendo um concurso que visa eleger o melhor projeto de reurbanização da paulistana Rua Frei Caneca. Segundo o empresário Douglas Drummond, presidente do Casarão, os projetos devem promover a remodelação da área, estimulando o adensamento e a renovação urbana.O lançamento do concurso acontece durante a 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no próximo dia 7 de novembro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo. E os arquitetos interessados poderão se increver entre os dias 7 de novembro e 31 de dezembro.
Os projetos deverão ser entregues até dia 15 de janeiro de 2010 e serão avaliados por uma comissão técnica conforme edital. A premiação acontece no dia 19 de janeiro de 2010, na sede do Casarão Brasil em São Paulo. Mais informações sobre o concurso podem ser conferidas no s
ite
Governo e ONGS LGBT da França estão lançando campanha para que a homofobia nas universidades do país seja minimizada. As entenidades acreditam que o preconceito contra homossexuais seja a principal causa de suícidio entre jovens estudantes homossexuais.Segundo o site da revista Têtu, contudo, alguns destes cartazes estão sendo rasgados e os alunos não buscam apoio de especialistas do programa com medo de serem ainda mais estigmatizados. Para o governo, essa é a principal causa de suícidio. E isso tudo está acontecendo na França.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009


Uma parceria entre o grupo gaúcho de defesa da cidadania LGBT SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, o Serviço de Assessoria Jurídica Universitária e a UFRGS vai garantir uma formação em coordenação de grupos. As atividades começam já na próxima sexta-feira, 6, e vão abordar temas como poder, subjetividade, gênero e sexualidade.Ao todo serão 32 horas-aula de atividades divididas em três módulos que têm como objetivo capacitar estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e voluntários do SOMOS. A capacitação será realizada na sede do grupo gaúcho, que fica na Rua Jacinto Gomes, 378, em Porto Alegre. Mais informações pelo telefone (51) 3233-8423 ou pelo e-mail somos@somos.org.br.






O próximo participante do quadro "Lata Velha", do programa global Caldeirão do Huck, contará com uma ajuda da drag Silvetty Montilla, nossa colunista na seção fechação. Para ter seu carro, revitalizado, de volta, o lutador de jiu-jitsu Wagner terá de passar por uma prova: interpretar a última cena do filme Priscilla - A Rainha do Deserto, ao lado de mais dois amigos. Desde o dia 1º de novembro, os rapazes treinam para viver a personagem da maneira fiel ao filme. Já visitaram as boates paulistanas Bubu Lounge e Cantho, fizeram algumas "aulas de salto alto" e provaram os figurinos. Segundo a assessoria de Silvetty Montilla, eles “estão levando tudo numa boa”. A gravação com toda a história irá ao ar no sábado dia 14 de novembro. Silvetty deve ser chamada por Luciano Huck ao vivo para contar como foi ensinar Wagner e seus amigos a serem drags de atitude.

Vamos la galera, todos votando "SIM"

Se você estava cansado de só ver notícias sobre a tramitação do PLC 122/06, que criminaliza a homofobia, e achava que não podia fazer nada agora pode. O Senado Federal decidiu ouvir a opinião pública sobre a proposta e criou em seu site uma enquete para saber a porcentagem de pessoas a favor e contra. Até a manhã desta quarta-feira, 4, 403 pessoas haviam votado: 61% delas votaram a favor e 39% contra.A consulta vai ficar no ar por todo o mês de novembro e claro que é gratuita. Para votar, basta acessar o site do Senado e descer a barra de rolagem um pouquinho. A enquete é realizada pela Secretaria de Pesquisas e Opinião Pública (Sepop) e está do lado direito da tela, logo abaixo do aplicativo “Senado em 2 minutos”.A Sepop lembra que a pesquisa não tem caráter decisivo e que "os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira".O Projeto de Lei da Câmara dos Deputados 122/06 amplia uma lei já existente para crimes com motivação por raça e cor e torna crime em todo o Brasil também o preconceito contra homossexuais. Atualmente a proposta está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, sem data para entrar em votação.
Os diretores do filme I Love You, Phillip Morris, Glenn Ficarra e John Requa, disseram que o ator Rodrigo Santoro só tem um problema: “Ele é bom demais”. Neste sentido, várias das cenas de beijos envolvendo Santoro e o protagonista Jim Carrey, que ficaram "excelentes" segundo o diretor, não puderam ser aproveitadas na edição, para se seguir o roteiro. A boa nova? Agumas deles poderão ser vistas no DVD.Participante da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme é baseado na história real de Steven Russell (Jim Carrey), que após se envolver em fraudes, é preso e condenado. Na cadeia, conhece Phillip Morris (Ewan McGregor), o amor de sua vida. Santoro interpreta seu primeiro namorado, Jimmy.Em entrevista à Folha de S. Paulo, Santoro disse não se importar com os cortes. “É assim mesmo. De cinquenta horas filmadas, só duas serão aproveitadas. Vi o resultado final e gostei”, disse o ator.


As chamadas terapias "reparadoras" que pretendem tratar a Homossexualidade e mudar a orientação sexual do indivíduo são equivocadas, ilusórias e nocivas, afirmou a associação americana de psicologia (APA).
A APA "adotou uma resolução destacando que os profissionais de saúde mental deveriam evitar dizer a seus clientes que podem mudar sua orientação sexual mediante terapias e outros tratamentos", salienta a associação profissional, que reúne 150 mil membros.A organização compilou os resultados de 83 estudos realizados entre 1960 e 2007 sobre os diferentes enfoques psicoterapêuticos e, fundamentalmente, sobre as terapias denominadas "reparadoras", que afirmam poder modificar a orientação sexual.Estes esforços terapêuticos - que empregam diferentes práticas, como eletrochoque e hipnose - afetam as pessoas com tendência "a ter visões religiosas conservadoras muito fortes e que tentam modificar sua orientação sexual", destacam os psicólogos americanos no relatório divulgado.Apesar de no final dos anos 70 estas terapias terem sido qualificadas de "desumanas" por várias associações de psicólogos comportamentais nos Estados Unidos, a APA destaca que recuperaram força na última década.O estudo lembra os efeitos negativos deste tipo de terapia, referindo-se a tendências suicidas, depressão, problemas de impotência e disfunção nas relações."Os psicólogos não podem prever o impacto destes tratamentos e devem ser muito prudentes, já que as investigações mostram inúmeros efeitos negativos", destaca a doutora Judith Glassgold, que dirigiu a equipe de especialistas encarregada do relatório.A APA "recomenda que os profissionais evitem apresentar de forma equivocada a eficiência dos esforços para mudar a sexualidade quando tratam pessoas com angústia sobre sua orientação sexual", disse Glassgold. "Não há provas suficientes para afirmar que o uso de intervenções psicológicas pode alterar a sexualidade"."No melhor dos casos, estudos sugerem que alguns indivíduos aprenderam (durante a terapia) como ignorar sua atração Homossexual e evitar envolvimentos, mas estes estudos não nos dizem quanto tempo durou isto e quais foram seus efeitos sobre o bem-estar mental a longo prazo".A APA defende que os terapeutas utilizem métodos "que não tentem mudar a orientação sexual e sim buscar a aceitação, o apoio, a exploração da própria identidade e seu desenvolvimento psicológico, sem impor uma identidade específica".
O clube paulistano The Week inaugura até o final do mês o Club Chandon. O espaço, ambientado pelos arquitetos Nelson Kabarite e Emiliano Beyruthe, traz 8 mini-camarotes, com capacidade para receber até 60 pessoas.Localizado na área VIP da The Week, o Club, além das quatro variedades de Chandon – Resérve Brut, Brut Rosé, Riche Demi-sec, Passion e Excellence par Chandon -, também oferece a opção da garrafa de 3 litros da bebida, a Jeroboam (disponível sob consulta).Qualquer cliente da casa poderá usufruir do espaço, basta para isso comprar o pacote que já é vendido normalmente e que inclui a entrada mais a pulseira de acesso ao camarote.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009





Em uma pesquisa realizada pelo canal Logo, que pertence à MTV, o Rio de Janeiro foi eleito na última segunda-feira, 2 de novembro, o melhor destino gay do mundo. A cidade disputava com Buenos Aires, Barcelona, Londres, Montreal e Sydney. A premiação, que homenageia os mais estilosos, efervescentes e mais quentes destinos gay, ainda deu um prêmio para Nova York, como o melhor destino gay dos Estados Unidos. Já Paris foi eleito o local mais sexy do planeta. O site TripOutGayTravel.com, onde a pesquisa foi realizada com seus leitores, computou mais de 100 mil votos. E a reportagem feita sobre o Rio não só enumera as vantagens, como as desvantagens para quem vai a passeio à cidade. "Durante o dia você pode andar de metrô, mas à noite você, definitivamente, deve pegar um táxi". A reportagem, no entanto, diz que além de ser uma viagem barata, o carioca acolherá muito bem o turista."A conquista do TripOutGay Travel Awards só nos impulsiona a continuar investindo neste público e apostando no Brasil como o destino da diversidade sob todos os aspectos. Compreendemos a importância e o potencial deste turista que é um formador de opinião em vários segmentos", disse a residente da Embratur, Jeanine Pires, em nota enviada por sua assessoria de imprensa. Confira a lista completa de vencedores do TripOut Gay Travel Awards:Destino Gay Global - Rio de Janeiro Destino Gay nos EUA - Nova York Destino Gay Revelação - Curacao Bar Gay The Abbey - West Hollywood, Califórnia Local mais sexy do planeta - Paris Melhor festa ou evento gay - Madri Gay Pride Melhor Operador de turismo LGBT - Atlantis Events Melhor cia. Aérea - American Airlines
A companhia aérea norte-americana SkyWest está sendo acusada por um de seus funcionários de não reconhecer a união estável entre ele e seu companheiro. Gilbert Caldwell, 56, tem sua união reconhecida legalmente na Califórnia, mas seu companheiro, David Farell, 72 foi impedido na semana passada de usar a vantagem de viajar de graça, como fazem os maridos e esposas de outros funcionários. Gilbert é funcionário do Departamento de Bagagens da companhia e conseguiu para seu marido no lugar da gratuidade apenas uma passagem com desconto. Ele pretende processar a empresa. Os dois estão juntos há 34 anos e oficializaram a união em junho de 2008, antes da proibição do casamento gay na Califórnia.


A Espanha acaba de ganhar um guia de 19 páginas que tem como objetivo ajudar os pais de homossexuais a aceitarem melhor seus filhos. O material é uma iniciativa da Associação de Mães e Pais de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (AMPGYL) em parceria com a União das Associações Familiares (UNAF) e o Ministério da Sanidade e Política Social. A principal mensagem que o guia vai levar a todo o país é para que os pais amem esses filhos da mesma forma que os heterossexuais, contribuindo para que eles não levem uma vida em segredo e correndo riscos. O material será distribuído ainda este ano e traz também detalhes da vida de gays e lésbicas que muitas vezes não são contados aos pais. Segundo a Federação Espanhola de Gays e Lésbicas, 45% dos gays contam com o apoio da mãe quando se trata da sexualidade e 32% com o apoio do pai.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009



Uma escola online de Nível Médio dedicada a pessoas GLBTs começará a funcionar em janeiro de 2010.Baseada nos EUA, ela é a primeira iniciativa nesse sentido, criada a partir de um projeto da Associação Internacional para Educação Online K-12 (K-12 significa ‘do jardim de infância à 12ª série’, o equivalente aos Níveis Fundamental e Médio no Brasil).David Glick, fundador da escola GLBTQ Online High School, trabalha como professor há 25 anos e é consultor de educação online desde 2003. Sua intenção é promover uma comunidade educacional segura e receptiva, que possa oferecer educação de qualidade para estudantes GLBTs. “Diversidade e educação multicultural são nossos maiores interesses”, afirma Glick.Segundo a Pesquisa Nacional do Ambiente Escolar, realizada em 2007 nos EUA e publicada pela Rede de Educação para Gays, Lésbicas e Heterossexuais, nove entre cada dez estudantes GLBTs sofrem algum tipo de pressão ou discriminação na escola.Mais da metade se sente insegura no ambiente escolar por causa das reações à sua sexualidade. Cerca de 32% admitiram faltar às aulas como forma de se proteger. Isso se reflete fortemente no rendimento: a média discente GLBT nos EUA tem notas cerca de meio grau abaixo das notas da população heterossexual.O conceito de escola online para GLBTs foi lançado em novembro de 2008 e o setor de inscrições já recebeu dezenas de solicitações. A escola é aberta a estudantes de quaisquer origens étnicas, sociais e culturais.O currículo incluirá, além das disciplinas comuns, estudos de gênero e sexualidade, história e política do movimento GLBT. Glick espera que sua iniciativa “ofereça um fórum seguro para debater assuntos que as escolas em geral evitam o quanto podem”.A primeira escola GLBT presencial dos EUA foi fundada em Nova York em 1985. Criada para acolher estudantes GLBTs que sofriam exclusão em outras escolas, a Harvey Milk High School provou ter um excelente rendimento acadêmico. Em 2002, ela recebeu fundos extras do Estado e acreditação total no Ensino Médio.