terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Uma monografia apresentada neste fim de ano ao curso de graduação em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Salvador (UNIFACS) concluiu que a publicidade pode ser uma poderosa multiplicadora da homofobia. A tese é da formanda Lara Bastos Abdala e analisa os elementos homofóbicos na campanha publicitária “In-your-face”, que a gigante Nike realizou em julho de 2008, nos Estados Unidos.O estudo analisa as peças publicitárias “That Ain’t Right”, “Isn’t That Cute” e “Punks Jump Up” e buscou identificar elementos (a boa e velha Semiótica) que, quando usados, fizeram as peças publicitárias reproduzirem a homofobia existente na sociedade. O trabalho é dividido em cinco partes e estuda a elaboração das mensagens publicitárias e sua importância e ainda esclarece o que é exatamente o preconceito contra homossexuais. O objetivo de Lara é apresentar as características julgadas como homofóbicas como forma de auxiliar os profissionais de comunicação a construírem uma imagem do homossexual masculino, com reflexos para todos os LGBT, condizente com a realidade, sem estereótipos.“É importante esclarecer que a questão não foi abordada sob a ótica das leis em vigor, a favor do respeito às diferenças, e nem leis contra as propagandas homofóbicas, mas sob a ótica do conteúdo simbólico das mensagens difundidas nos anúncios”, articula Lara na apresentação do trabalho.

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