quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nosso objetivo é ampliar a visibilidade e a participação do Brasil no segmento turístico LGBT mundial, aumentando, assim, a entrada de turistas e de divisas por meio desse segmento”, disse o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, sobre o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) a 29ª Convenção Global da International Gay and Lesbian Tourism Association (IGLTA). Com o tema “Floripa 2012: Diversidade Natural!", o evento começa hoje (12/04) e vai até o dia 14 de abril, na cidade de Florianópolis (SC).

Segundo Pedroso, o segmento LGBT vem conquistando espaço cada vez maior no turismo e a escolha do Brasil para sediar a Convenção Anual Global da IGLTA é mais uma prova da importância do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. “A vinda deste evento para o país, especialmente para Florianópolis, é uma das estratégias para se alcançar o grande objetivo, que é fomentar o turismo internacional segmentado, com um nível de turistas de qualidade e diversificar os produtos disponíveis no país para o mercado externo”, disse o diretor.

Além da Embratur, apóiam a convenção o governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Turismo, o Florianópolis Convention and Visitors Bureau, a Santur (Santa Catarina Turismo) e a Abrat-GLS. São esperados mais de 400 profissionais de turismo, entre eles, agentes de viagens, operadores, jornalistas, formadores de opinião e empresários do setor, de todo o mundo.

Esta será a primeira vez que o evento anual da maior organização de turismo LGBT do mundo será realizado na América do Sul. As outras 26 edições aconteceram em países da América do Norte e Europa. A IGLTA estima que os participantes movimentam em torno de US$ 750.000,00 na economia local, durante o período do evento. Segundo a entidade, o segmento LGBT movimenta por ano, no mundo, um valor estimado de US$ 70 bilhões, fazendo de três a quatro viagens anuais e gastam 30% a mais do que os turistas tradicionais em suas viagens.

Seguindo o propósito da Embratur, que incentiva a captação de eventos internacionais para o país, a Santur, o Florianópolis CVB e a ABRAT GLS, trabalharam juntas na captação da Convenção Anual da IGLTA em 2012. Segundo o Diretor da Embratur, Marcelo Pedroso, a convenção possui um grande potencial de geração de negócios para o país. “Durante seus dias o evento não somente estará gerando novos empregos, mas também movimentando a economia local, principalmente as empresas ligadas ao setor de turismo como hospedagem, alimentação, iluminação, transporte, entre outros”, disse Pedroso ao falar da importância da realização de eventos internacionais no Brasil.

Para ele, eventos voltados ao trade turístico internacional, tem efeito multiplicador e potencial de gerar negócios para o destino a curto, médio e longo prazo. “Além da geração de recursos diretos, a ação permite que os estrangeiros aumentem o tempo de permanência no país, por meio da divulgação de outros destinos como opção de pré e pós-tour”, finalizou o diretor.

Press Trips- Além do apoio logístico ao evento, a Embratur promoverá atrações culturais e irá trazer quatro jornalistas estrangeiros para participar da Convenção da IGLTA. Os profissionais, que vem do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França, além de conhecer os atrativos turísticos da cidade, também vão ver de perto as belezas do Rio de Janeiro e de Recife.

Gay 1

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