sábado, 31 de março de 2012

Coluna do Phil

O Dinheiro Rosa



O Sistema capitalista que vem aos trancos e barrancos sobrevivendo as crises, descobre uma nova oportunidade de consumo, o já chamado de “Pink Money”ou o “Dinheiro Rosa”. Os gays estão se tornando uma fatia economicamente privilegiada da sociedade por terem um modo de vida diferenciado, formam núcleos familiares com renda dupla e sem filhos, o orçamento fica livre de gastos com escola, pediatra, etc. Cada vez mais sobrevivem como empreendedores, formalizando seus próprios negócios, ou trabalhando como profissionais autônomos com um perfil extremamente talentosos nas áreas de criação artística, de beleza , moda, arquitetura e decoração.


Pelo lado do consumo, os LGBTs estão se tornando extremamente exigentes mais politizados, escolhem produtos e empresas que são simpáticos as lutas gays, e que se manifestam contra a homofobia respeitando a diversidade sexual.


Hoje, só aqui no Brasil, esse é um publico que ronda a marca dos 18 milhões, número significativo e que promete dobrar nos próximos 10 anos. Isso está fazendo com que no eixo Rio/São Paulo/Minas, muitos comerciantes com o intuito de atrair o consumidor LGBT colocam, ainda discretos, ícones da diversidade em suas vitrines como bandeiras do Arco Iris e adesivos coloridos. Na publicidade anunciam em veículos com esse público alvo como publicações especificas, programas de rádio, sites e blogs gays e séries de TV como “Glee” e “Modern Family”.


Em média os homossexuais gastam 30% a mais que os heterossexuais nos supermercados, segundo o instituto de pesquisas InSearch, e chegam a gastar 43% à 64% a mais com lazer e saúde/beleza. Como são consumidores freqüentes os gays são mais exigentes, pesquisam e se tornam fiéis a marcas e locais exigindo sempre melhorias e posturas politicamente corretas, porém é preciso tempo para conquistar esse público.


O turismo é hoje o seguimento mais beneficiado com o “Pink Money”, os gays adoram viajar e cidades com Rio de Janeiro, Florianópolis e recife, já disputam com Fortaleza e Natal o fluxo turístico gay brasileiro. Cruzeiros marítimos e excursões temáticas estão atraindo gays do mundo inteiro e, um fato curioso, os gays estão lotando as escolas de idiomas. Isso já prenuncia um novo tempo, cada vez mais o publico LGBT assume seu papel social e torna sua participação relevante nos novos rumos do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário