quarta-feira, 25 de abril de 2012

Coluna do Phil


Vitória  e o turismo LGBT

Conhecida como a indústria sem chaminés, o turismo é uma mola propulsora importante na engrenagem da economia de qualquer pais. Nesse Outubro, está sendo realizada a feira/exposição da ABAV / 2011 no Riocentro (Rio),  com grande destaque para o turismo LGBT.
A Argentina  detém na América do Sul  o recorde de visitantes. Só no ano de 2010 foram mais de 5 milhões, sendo que desse montante 900 mil, eram turistas LGBTs, o que já reflete a política de reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais. Estima-se que na America Latina esse  publico atinja a marca dos 42 milhões. Excursões e cruzeiros  especiais e temáticos são preparados anualmente e já se transformaram em atração inclusive para o público  hetero;  muitos adoram a alegria e a descontração dessas viagens.
 O turista homossexual é hoje cobiçado em todo mundo, tem um perfil refinado e gastador, freqüenta restaurantes, bares e boates e adora descobrir as curiosidades locais. Na Europa já responde por quase a metade de todo o fluxo das altas estações, um número que tende a crescer a cada ano. Uma forte campanha vai lançar Madri, capital da Espanha, como capital mundial do turismo gay,  já a partir de 2014, quando se realizará a Convenção Mundial da International Gay & Lesbian Tavel Association (lglta), na mesma época em que nós aqui estaremos vivendo a Copa do mundo.
A Abav/2011 ficou marcada com a  Presença da ABRAT-LGBT (Associação Brasileira  de Turismo e Lazer LGBTS), onde  na última quinta feira, dia 20 ,  membros da diretoria,  falaram  para uma das  maiores audiências do evento sobre a importância do segmento LGBT para o turismo brasileiro.  Também a Riotur abriu uma rodada de negócios  para facilitar o acesso da ABRAT-LGBT com empresas privadas e órgãos oficiais para que juntos  viabilizem o Rio de Janeiro como um importante destino no turismo LGBT Internacional.
Já Vitória,  com suas belezas naturais, tem toda a vocação para atrair uma grande parcela desse público, principalmente com os eventos Copa do Mundo e Olimpíadas acontecendo a nossa volta.  Precisamos estar  atentos,  para não perdermos  essa oportunidade. Chamamos a atenção do secretário Municipal de Turismo “Antonio Bispo” e de “Alexandre Passos” Secretário Estadual, para essa realidade, ainda há tempo para um planejamento efetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário