quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo "É Segredo!", a escola foi a terceira a desfilar na primeira noite de apresentações do grupo especial. A agremiação somou 299,9 pontos, seguida da Grande Rio, com 299,40, que ficou com a segunda colocação.
Integrantes da escola de samba Unidos da Tijuca comemoram o título de campeã do Carnaval de 2010 do Rio de Janeiro (17/02/2010)

A disputa foi acirrada, com equilíbrio entre a Unidos da Tijuca e a Beija-Flor. As duas escolas se mantiveram empatadas durante boa parte da apuração
. Foi somente no sétimo quesito, alegorias e adereços, que a Tijuca assumiu a liderança até ser consagrada campeã. Nos últimos quesitos a Beija-Flor foi superada também pela Grande Rio.O único quesito em que a Unidos da Tijuca não somou nota máxima foi na bateria, em que perdeu apenas 0,1 ponto. As regras para a apuração deste ano foram alteradas em relação ao ano passado. Em 2010, 50 jurados avaliaram o desempenho das escolas, cinco para cada quesito. Para o somatório da pontuação, entretanto, foram desconsideradas a nota maior e a nota melhor por quesito.Última colocada com 290,5 pontos, a Viradouro foi a escola rebaixada para o Grupo de Acesso do ano que vem. A São Clemente foi a campeã do Grupo de Acesso e desfilará no Grupo Especial do Carnaval carioca em 2011.Como foi o desfile da Unidos da TijucaTerceira escola a desfilar na primeira noite de apresentações, a Unidos da Tijuca, sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, levou à avenida o enredo "É Segredo!".
A Tijuca iniciou o desfile fazendo uma surpresa ao público que estava na Marquês de Sapucaí: a comissão de frente saía de um "teatro" improvisado na avenida e usando truques de ilusionismo, "mágicos" mudavam a roupa das passistas rapidamente à medida que elas entravam e saíam de um biombo. No total, foram cinco trocas e seis roupas diferentes.
À frente do carro abre alas, chamado "Exército Romano", um integrante representava Aureliano, imperador que ateou fogo na Biblioteca de Alexandria. Mais uma vez, a escola usou truques de ilusionismo, agora para representar o fogo. 150 turbinas de ventilador e 16 máquinas de fumaça criavam o efeito de incêndio. Ao fundo do carro alegórico, imagens representavam os livros e a história que se perdeu durante o incidente.
A Ala "Continente Perdido", outro segredo da humanidade, vestiu os foliões de azul e branco. A "Ala da Reliquia Sagrada" era formada por integrantes da comunidade desde seu início, em 1931.
A história das "Minas do Rei Salomão", foi levada à avenida no terceiro carro da escola, que foi ladeado por passistas que fizeram uma coreografia especial. Em seguida, a ala das baianas veio abrindo passagem para o carro "Jardins Suspensos da Babilônia". Em sua ornamentação, foram usadas cinco mil mudas de plantas verdadeiras, e selecionadas especialmente para compor a alegoria.
O carro "Em Busca do Tempo Perdido", trazia um enorme pergaminho com inscrições maias. Dentro do carro, arqueólogos simbolizavam a tentativa de desvendar os segredos da civilização.
A bateria fez sua esperada paradinha enquanto os passistas apontavam para a arquibancada, que festejaav o desfille. A bateria da escola desfilou com seus integrantes vestidos de mafiosos. À sua frente, a rainha
Adriane Galisteu - grávida de três meses -, que simbolizava a "Dama da Máfia". No meio dos integrantes, dançarinos fizeram uma evolução "armados" com revólveres que traziam no cano a incrição "Paz".
O carro dos super-heróis trouxe Homens-Aranha escalando uma rampa de nove metros de comprimento, como se subissem um prédio. No mesmo carro, a rampa tornou-se pista de esqui para integrantes vestidos de Batman, que desciam com um movimento típico da capa do herói.
"Triângulo das Bermudas", ala que simbolizou a região conhecida pelos misteriosos sumiços de aviões e barcos, foi no minimo inusitada: eram estruturas triangulares com várias bermudas penduradas.
Quase no final do desfile, a ala "Tem ET ná área?" surpreendeu o público com um cover de Michael Jackson dançando numa representação da "Área 51", complexo militar norte-americano em que supostamente ficam escondidos segredos de Estado. No final do carro, os dizeres: "Michael vive em todas as estrelas".
O imenso pavão do carro "Seu Olhar Vou Iludir", fechou o desfile da Unidos da Tijuca, com uma ave composta de 200 integrantes da escola.Desfile das CampeãsNo próximo sábado, dia 20, as escolas Unidos da Tijuca, Grande Rio, Beija Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Mangueira voltam à Marquês de Sapucaí para o Desfile das Campeãs.
Os desfiles estão programados para acontecer no sambódromo carioca a partir das 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário