quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) participou nesta segunda-feira (20), na Secretaria de Educação do Estado, da apresentação da pesquisa desenvolvida pelo programa Escola sem Homofobia, que faz parte do programa Brasil sem Homofobia. No ato, Cesar, que é presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, representou a Assembléia Legislativa.


O levantamento realizado em 11 capitais do país, inclusive Cuiabá, tem como objetivo subsidiar a formulação de políticas públicas, especialmente educacionais para o enfrentamento da homofobia e reconhecimento de direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

O levantamento realizado demonstra a necessidade de se pensar em uma sociedade melhor por meio do diálogo e reflexão com intuito de avançar na área de Direitos Humanos.

Conforme o deputado para se enfrentar a homofobia é necessário conhecer a fundo o assunto e o detalhamento feito pelo estudo será fundamental. “Esse não é um debate fácil, mas acreditamos que com o esforço e engajamento de todos no combate ao preconceito, conseguiremos ir desmistificando o tema”, declarou.

Na pesquisa foi detectado que os jovens homossexuais não recebem apoio da família e não são acolhidos pela escola e ainda que os professores não se sentem preparados para abordar temas ligados à homofobia. Para alguns estudantes, educadores e gestores, os pais são “culpados” pela orientação sexual dos filhos, pois “não souberam educar”.

A pesquisa teve apoio técnico e financeiro do MEC e foi executada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transsexuais, pela ONG Reprolatina de Campinas, Pathfinder do Brasil, e Instituto Comunicação em Sexualidade (Ecos).

Alexandre Cesar é um dos únicos deputados da história do Legislativo mato-grossense que tem atuado firmemente no combate à homofobia dentro do Parlamento. Ele apresentou os Projetos de Lei nº 117/08 e nº 760/07, que visa impor penalidades aos que discriminam outros em razão da orientação sexual e que institui o Dia Contra a Homofobia no Estado de Mato Grosso, respectivamente. Os dois PLs foram aprovados em plenário e estão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando parecer.

O presidente da ONG Livremente de Cuiabá, Clovis Arantes, disse que irá propor à Seduc a divulgação da pesquisa em todas as escolas da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário