quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma performance teatral, discursos contra a violência e a reivindicação da aprovação de projeto de lei que criminaliza a homofobia marcaram a manifestação realizada pelo Sindicato na terça 17, Dia Internacional Contra a Homofobia.
“Celebramos a data hoje pois, foi em 17 de maio de 1990, que a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde”, explicou o representante do Sindicato no Coletivo Estadual LGBT da CUT e dirigente sindical Maikon Nunes Azzi, que comandou o ato na Praça Antonio Prado, centro da capital.
O principal objetivo da manifestação foi reforçar a luta pela aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei Complementar 122, que criminaliza a homofobia e que estava previsto para ser votado no dia 12 de maio na Comissão de Direitos Humanos. Porém, sob argumentação da necessidade de maior debate sobre o tema, saiu da pauta do Senado sem indicação de retorno. De autoria da ex-deputada Iara Bernardi (PT-SP), o projeto tramita há dez anos no Congresso e já passou pela Câmara.
“Apenas em 2010, aconteceram mais de 200 assassinatos de homossexuais no Brasil, segundo o Grupo Gay da Bahia. E tratam-se de crimes bárbaros, muito violentos. Não podemos olhar isso e ficar de braços cruzados”, diz Maikon, que nesta quarta 18 participa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, da 2ª Marcha Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
“Nosso Sindicato não pode nem irá se furtar a esta luta tão importante, por isso estamos enviando para a capital federal um ônibus com dirigentes sindicais para reforçar a marcha, pressionando pela aprovação do PLS 122”, disse a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.
Gay 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário