Ibope e CNT/Sensus apontam vantagens da petista sobre José SerraDois institutos de pesquisa divulgaram ontem mais duas pesquisas de intenção de votos para o segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com Ibope e CNT/Sensus, a candidata petista Dilma Rousseff continua na frente do tucano José Serra. Em uma semana, Dilma ampliou de seis para 11 pontos percentuais sua vantagem em relação a Serra, segundo o Ibope/Estado/TV Globo. A petista tem 51% das intenções de voto, contra 40% do adversário.
Em relação à sondagem anterior, divulgada no último dia 14, a petista oscilou dois pontos para cima, enquanto Serra caiu três. A pesquisa atual capta parcialmente os efeitos das entrevistas dos dois presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo, mas foi feita integralmente após o debate do último domingo, exibido pela Rede TV.
Levando-se em conta apenas os votos válidos (excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos), a candidata do PT lidera com 12 pontos de vantagem. No primeiro turno, ela teve 46,9% dos votos válidos, contra 32,6% do adversário.
O avanço de Dilma pode ser explicado pelo comportamento do eleitorado feminino. Nesse segmento, ela abriu sete pontos de vantagem, saindo da situação de empate registrada na pesquisa anterior. Entre os homens, a vantagem da petista passou de 12 para 14 pontos.
Na disputa pelo voto dos religiosos, a candidata governista leva a melhor. Entre os católicos, ela subiu de 52% para 55%, enquanto Serra caiu de 41% para 38%. Entre os evangélicos, a petista passou de 41% para 44%, e o tucano caiu sete pontos, de 52% para 45%. A divisão geográfica do eleitorado mostra que Dilma melhorou sua situação em todas as regiões, com exceção do Norte/Centro-Oeste, onde caiu de 51% para 46% e empatou com Serra (47%).
A pesquisa CNT/Sensus mostra que a candidata do PT tem 46,8% das intenções de voto e Serra tem 41,8%. O levantamento foi feito nos dias 18 e 19 de outubro com 2 mil entrevistados em 136 municípios de 24 estados. Na pesquisa espontânea, a petista lidera com 45,3% e Serra tem 40,6%. A sondagem perguntou qual seria o único candidato que o eleitor votaria. Para 44,7%, Dilma é a única candidata em quem votariam; para 15,5%, a candidata na qual poderiam votar; e para 35,2%, não votariam de jeito nenhum.
Para 35,8% Serra é o único candidato; para 20,6%, é o candidato no qual poderiam votar; e para 39,8%, não votariam de jeito nenhum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário