quarta-feira, 14 de março de 2012

Coluna do Phil

Bote a boca no trombone!



Já foi o tempo em que ser homossexual era um segredo e tínhamos de ficar calados. Quando ofendidos, insultados, humilhados sem a quem recorrer, se levantávamos a voz para nos defender éramos chamados de exibicionistas que queriam atenção. Como gostamos de sexo, como todo mundo gosta, éramos pervertidos, se pegávamos Aids era bem feito, nós merecíamos, merecíamos também ser assassinados, espancados, expulsos de ambientes chamados familiares, e quando falávamos em publico sobre os nossos direitos, éramos aliciadores de menores.


Mas hoje, aqui em Vitória, já contamos com o CAVVID (Coordenação de Atendimento às Vitimas de Violência e Discriminação) e podemos “Botar a boca no trombone”. O CAVVID foi criado para prestar atendimento a todos que se sintam de alguma forma discriminados o violados em seus direitos devido a sua orientação sexual. Presta atendimento social, psicológico e orientação jurídica com relação a preconceito também a cor, raça e a mulheres vitimas de violência.


Então se você se sente vítima de homofobia, com qualquer tipo de violência, procure o CAVVID, recolha o Maximo de informações possível como o nome do agressor (se for possível), hora e local onde aconteceu o fato, o nome da empresa, se for o caso, e consiga duas testemunhas munido disso vá à Casa do Cidadão de Vitória, Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Avenida Maruipe, 2544 no Bairro de Itararé e procure a equipe do CAVVID, anote o telefone: 3382 5464 ou 3382 5465.


Ajude a luta pela cidadania LGBT de Vitória, esse é o processo de desconstrução da homofobia. Sei que muitas vezes é difícil até por questões de família, mas já passou o tempo em que tínhamos de ficar calados, já passou o tempo das máscaras, da opressão e da mordaça. E se a tempestade passou é hora do Arco Íris brilhar. Procure ajuda e se ajude, mesmo que alguns políticos não queiram, Homofobia é crime sim! Então denuncie não importa quem seja: se na escola, no trabalho, na igreja, na rua, onde for denuncie. Você é um cidadão e merece respeito. E se vir alguém sofrendo essa violência, ajude essa pessoa a tomar uma posição leve-a até o CAVVID e seja uma testemunha.


“Pela livre orientação e expressão sexual”. Pelos direitos iguais e respeito às diferenças, em caso de homofobia bote a boca no trombone, procure o CAVVID.
Jornal ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário