Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, irá inaugurar mais um Centro de Referência de Combate à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT (CR LGBT).
Duque de Caxias será o terceiro município fluminense a ganhar uma unidade do Centro LGBT e atenderá também as regiões adjacentes. A inauguração ocorre no dia 16 de agosto, a partir das 16h, na sede do CR LGBT – Baixada I, localizada na parte superior do Restaurante Cidadão de Duque de Caxias.
Com a presença de autoridades locais, entre elas o Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro Nilson Bruno Filho, haverá também na inauguração uma homenagem à figura de Joãozinho da Goméa, o primeiro pai de santo assumidamente gay da Baixada Fluminense, que será o patrono in memoriam do CR LGBT Duque de Caxias – Baixada I. Mães de santo irão recepcionar os convidados e farão um ritual de “limpeza espiritual” do lugar. Este será o terceiro CR de uma lista de 11 unidades que serão instaladas até o final de 2012 pelo governo do Rio de Janeiro.
“Um Centro de Referência LGBT em Duque de Caxias significa uma grande vitória para uma população que tem um histórico de violência homofóbica, que vai desde agressões verbais até homicídios com requintes de crueldade. O objetivo é dar acolhimento, orientação e oferecer outros serviços a esse público, defendendo seus direitos e promovendo a cidadania; a partir da capilarização do Programa Estadual Rio sem Homofobia no interior do estado”, afirmou o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.
A Capa
Nenhum comentário:
Postar um comentário